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As marcas de carros preferidas por estado

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Participação no mercado automotivo nem sempre repete a média nacional quando separamos as unidades da federação

Por Fernando Miragaya

Por ser um país continental, o Brasil tem culturas, tradições e sotaques diversos. Mas também tem predileções que variam por região e isso se reflete até no setor automotivo. Prova disso é que, conforme o estado, a participação de mercado das marcas nas vendas de veículos nem sempre espelha a média nacional.

É lógico que a Fiat, com seus quase 22% de market share no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, lidera na maioria das unidades da federação. Mas não reina absoluta ou tem folgas na liderança em mercados importantes, como os de São Paulo e Rio Grande do Sul.

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Além disso, as demais posições se alternam frequentemente conforme se muda de estado. Há casos em que marcas têm maior participação justamente nos locais onde têm fábrica. Separamos as 10 unidades da federação que registraram os maiores números de emplacamentos no acumulado do primeiro semestre pelos dados da Fenabrave e vamos mostrar qual as 10 marcas com maior participação de mercado em cada um.

Primeiro, porém, o quadro nacional do market share de veículos de passeio e comerciais leves nos seis primeiros meses de 2022:

MarcasUnidadesParticipação
FIAT 187.23021,9%
GM 115.885 13,6%
VW 96.218 11,3%
TOYOTA 90.617 10,6%
HYUNDAI 90.379 10,6%
JEEP 65.603 7,7%
RENAULT 53.248 6,2%
HONDA 25.9463,05%
NISSAN 25.4682,99%
10º PEUGEOT 21.6862,55%

São Paulo

Taos 2022
Foto | Volkswagen/Divulgação – Em São Paulo, a Volkswagen é líder de mercado com 17,8% de market share

Vendas acumuladas no semestre: 204.788

O principal estado do país foi também o que mais emplacou veículos no primeiro semestre, com mais de 204 mil unidades entregues. É justamente em São Paulo onde a Volkswagen goza de uma liderança regional rara, com quase 18% de participação de mercado. 

Detalhe que é um dos poucos onde a Fiat não lidera – e sequer fecha o pódio. A montadora italiana amarga uma singela quarta posição na preferência dos paulistas. A segunda colocação fica com a Hyundai e a terceira, com a General Motors.

  1. VW  – 17,8%
  2. HYUNDAI – 12,7%
  3. GM – 12,36%
  4. FIAT – 12,31%
  5. TOYOTA – 10,1%
  6. JEEP – 8,6%
  7. RENAULT – 5,6%
  8. HONDA – 4,8%
  9. NISSAN – 4,0%
  10. CAOA CHERY – 2,5%
  11. Outros – 8,7%

Minas Gerais

Vendas acumuladas no semestre: 202.278

Em número de emplacamentos, Minas ficou pouca coisa atrás dos paulistas no primeiro semestre de 2022. Só que nas Gerais a Fiat faz valer sua presença com a fábrica de Betim, a primeira da marca no país, inaugurada em 1976. No estado, a marca tem a sua maior participação de mercado, com mais de 35% de mix. 

Detalhe é que no estado mineiro a Hyundai repete a segunda colocação de SP e a Peugeot surpreende com um quarto lugar. A Volks só surge na sétima posição do ranking de market share. Chama a atenção a participação de 4% da Citroën nas vendas, bem acima da média nacional da marca francesa.

  1. FIAT – 35,2%
  2. HYUNDAI – 12,3%
  3. GM – 8,9%
  4. PEUGEOT – 7,2%
  5. JEEP – 6,5%
  6. TOYOTA – 6,4%
  7. VW – 6,1%
  8. RENAULT – 5,2%
  9. CITROËN – 4,0%
  10. NISSAN – 2,0%
  11. Outros – 5,5%

Paraná

Vendas acumuladas no semestre: 52.496

Terceiro maior estado em automóveis e comerciais leves negociados de janeiro a junho, o Paraná mostra uma briga mais acirrada pelas primeiras posições. A Fiat lidera com 17%, pouca coisa à frente da GM, que tem quase 16% de participação de mercado. 

A Renault em terceiro não surpreende, já que a fábrica da marca francesa fica justamente em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Mesmo município onde está a unidade da Volkswagen, que aparece em quarto. 

Só que os próprios paranaenses chamam-na de “fábrica da Audi”, apesar de ser a Volks quem faz volume por lá e a marca de luxo já ter parado de produzir em duas ocasiões. Atualmente, a faceta Audi da fábrica só monta o Q3 na linha de montagem com partes que já vêm todas prontas de fora do país.

  1. FIAT – 17,2%
  2. GM – 15,9%
  3. RENAULT – 13,0%
  4. VW – 12,8%
  5. TOYOTA – 9,5%
  6. JEEP – 7,7%
  7. HYUNDAI – 7,5%
  8. NISSAN – 2,6%
  9. HONDA – 2,4%
  10. CAOA CHERY – 2,1%
  11. Outros – 8,8%

Santa Catarina

Vendas acumuladas no semestre: 40.147

Outro local onde a disputa entre Fiat e General Motors é bastante acirrada. A empresa italiana supera a Chevrolet por pouco mais que 1 ponto percentual. Na unidade catarinense, as quatro primeiras posições no ranking de participação refletem a sequência da média brasileira.

  1. FIAT – 17,9%
  2. GM – 16,6%
  3. VW – 13,1%
  4. TOYOTA – 9,9%
  5. JEEP – 9,6%
  6. HYUNDAI – 9,5%
  7. RENAULT – 5,4%
  8. HONDA – 3,2%
  9. NISSAN – 2,4%
  10. CAOA CHERY – 2,3%
  11. Outros – 9,7%

Rio de Janeiro

Vendas acumuladas no semestre: 40.088

O mercado fluminense é outro em que a Fiat é a primeira colocada, seguida pela GM. Porém, a Toyota tem market share superior ao da Volks. Destaque para a Nissan, que tem fábrica no interior do estado e vê sua participação ser mais que o dobro da média nacional. 

A Honda é outra que consegue mix maior que o normal no estado. Curiosamente, com exceção da Renault, as marcas francesas, que sempre tinham participação significativa e elevada nas vendas de veículos dentro do Rio, nem aparecem no top 10 do ranking de emplacamentos fluminense.

  1. FIAT – 18,4%
  2. GM – 13,0%
  3. TOYOTA – 11,2%
  4. VW – 10,0%
  5. JEEP – 9,2%
  6. HYUNDAI – 8,1%
  7. RENAULT – 6,2%
  8. NISSAN – 6,0%
  9. HONDA – 5,9%
  10. CAOA CHERY – 2,7%
  11. Outros – 8,8%

Rio Grande do Sul

Vendas acumuladas no semestre: 39.718

A liderança da General Motors ocorre em um estado onde a montadora tem uma das suas principais fábricas. É na gaúcha Gravataí onde são produzidos o Onix e o Onix Plus, que, a despeito da falta de semicondutores que interrompeu a linha de montagem dos dois modelos, são a porta de entrada da Chevrolet no país. 

No Rio Grande do Sul, a GM lidera com quase 20%, mas é seguida muito de perto pela Fiat. No estado, a Hyundai tem participação bem tímida e fica em sétimo, atrás de Jeep e Renault.

  1. GM – 19,7%
  2. FIAT – 18,5%
  3. VW – 12,5%
  4. TOYOTA – 10,1%
  5. JEEP – 9,9%
  6. RENAULT – 6,59%
  7. HYUNDAI – 6,55%
  8. HONDA – 2,8%
  9. NISSAN – 2,6%
  10. CAOA CHERY – 1,8%
  11. Outros – 8,7%

Bahia

Vendas acumuladas no semestre: 37.331

Tem Fiat na liderança também na Bahia. A marca italiana é a primeira no estado, enquanto a GM é a segunda e a Toyota aparece em terceiro com um market share impressionante, de quase 15%. Por lá, quem não tem vida fácil é a Volkswagen e a Honda. A fabricante japonesa, por sinal, detém pouco mais de 2% do mix de vendas, atrás da Nissan e da Caoa Chery.

  1. FIAT – 22,4%
  2. GM – 17,0%
  3. TOYOTA – 14,8%
  4. HYUNDAI – 9,3%
  5. VW – 8,2%
  6. RENAULT – 8,1%
  7. JEEP – 7,3%
  8. NISSAN – 2,7%
  9. CAOA CHERY – 2,2%
  10. HONDA – 2,0%
  11. Outros – 5,4%

Goiás

Vendas acumuladas no semestre: 35.357

Uma característica do estado de Goiás e que se replica nos vizinhos de região Centro-Oeste (MT e MS) é a vice-liderança da Toyota. Puxada pelas vendas da Hilux, muito popular entre produtores rurais no coração do agronegócio brasileiro, a marca japonesa se consolida no segundo lugar, à frente da GM. 

A mesma predileção por picapes faz Goiás ser uma das raras unidades da federação onde a Ford aparece no top 10, graças aos bons emplacamentos da Ranger na região. No mais, a Fiat lidera e a Chery aparece em sétimo, com quase 6% de participação de mercado no estado onde o Grupo Caoa tem sua fábrica.

  1. FIAT – 22,5%
  2. TOYOTA – 13,5%
  3. GM – 11,8%
  4. HYUNDAI – 11,7%
  5. VW – 8,9%
  6. JEEP – 6,4%
  7. CAOA CHERY – 5,9%
  8. RENAULT – 4,1%
  9. HONDA – 3,3%
  10. FORD – 2,8%
  11. Outros – 8,6%

Distrito Federal

Vendas acumuladas no semestre: 25.520

Na capital do país, a Fiat tem 18% de market share, o suficiente para garantir mais uma liderança estadual. Em segundo aparece a GM, seguida de Toyota e Volkswagen. Jeep, Renault, Honda e Nissan mantém, no Distrito Federal, mix de emplacamentos parecidos com os que registram na média nacional.

  1. FIAT – 18,0%
  2. GM – 15,1%
  3. TOYOTA – 14,8%
  4. VW – 11,8%
  5. HYUNDAI – 8,9%
  6. JEEP – 7,3%
  7. RENAULT – 6,0%
  8. HONDA – 4,3%
  9. NISSAN – 3,1%
  10. PEUGEOT – 1,5%
  11. Outros – 8,7%

Pernambuco

Vendas acumuladas no semestre: 22.337

Décimo estado em volume de emplacamentos de carros de passeio e comerciais leves, Pernambuco assegura mais uma liderança tranquila para a Fiat. A GM é a vice-líder, mas a disputa fica mais acirrada nas demais posições. Entre a VW, terceira colocada, e a Jeep, na sétima posição, a diferença é de apenas um ponto percentual.

  1. FIAT – 23,6%
  2. GM – 17,9%
  3. VW – 10,1%
  4. TOYOTA – 9,6%
  5. HYUNDAI – 9,1%
  6. JEEP – 9,1%
  7. RENAULT – 7,1%
  8. NISSAN – 2,8%
  9. CAOA CHERY – 2,3%
  10. HONDA – 2,1%
  11. Outros – 5,9%

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