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10 motos elétricas baratas

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Modelos de duas rodas que farão você economizar com combustível, inclusive ciclomotores e scooters

Por Fernando Miragaya

As motocicletas têm sido o caminho de fuga preferencial dos altos preços dos combustíveis. Porém, mesmo dentro do segmento de duas rodas, é possível economizar ainda mais. São as motos elétricas, que aos poucos ganham espaço e se transformam em alternativas ainda mais viáveis para quem precisa se deslocar sem gastar muito.

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Um exemplo é o crescimento desta categoria, ainda tímida. A venda de motos elétricas cresceu 878% no primeiro semestre de 2022 em relação aos seis meses iniciais do ano passado, segundo dados da Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias. Tudo bem que a base de comparação é baixa, mas foram 3.602 unidades comercializadas no período.

Além de ser uma opção de mobilidade mais econômica que carro, as motos elétricas também têm um bom apelo no preço. As de pequeno porte custam de R$ 10 mil a R$ 25 mil, bem mais em conta que os automóveis zero combustão e no mesmo patamar que motocicletas convencionais de baixa cilindrada.

Confira agora 10 opções de motos baratas disponíveis no mercado brasileiro em 2022. Os preços foram levantados na terceira semana de julho e não incluem frete e impostos de cada estado.

Shineray SE3

Shineray SE-3
Foto | Shineray/Divulgação – SE-3 da Shineray é um dos modelos mais baratos dessa lista
  • Preço: R$ 12.990
  • Autonomia: 80 km
  • Máxima: 59 km/h

A moto elétrica mais barata do país custa R$ 13 mil e promete até 80 km de autonomia. O motor do scooter é alimentado por bateria de chumbo de 72V e faz o modelo de 123 kg atingir até 59 km/h. O tempo de recarga fica entre 8 e 10 horas. Tem suspensão dianteira por garfo telescópico, traseira com amortecedor duplo e freios a disco na frente e atrás.

Shineray SE1 e SE2

  • Preço: R$ 13.990
  • Autonomia: 60 km
  • Máxima: 59 km/h

A SE1 e a SE2 são opções com autonomia menor em relação à SE3. Isso porque suas baterias de lítio são de 60V, porém o material as deixam mais leves. Cada uma das motos elétricas pesa 84 kg. O tempo de recarga também é mais rápido, de 6 a 8 horas. Em relação à “irmã”, a SE1 é basicamente igual, enquanto a SE2 adota um estilo mais retilíneo, em especial nos faróis de LEDs.

LL Baldur 1.0s

  • Preço: R$ 13.990*
  • Autonomia: 50 km
  • Máxima: 60 km/h

A LL Motors, divisão de motos elétricas da LL Solar, empresa especializada em painéis solares, vai iniciar em breve a pré-venda de sua linha duas rodas zero combustão. A mais barata – e já homologada – é a Baldur 1.0s, que usa motor de 2.000 Watts. A bateria é de lítio e promete autonomia de 50 quilômetros. Haverá uma versão 2.0, com bateria de maior capacidade, máxima de 70 km/h e alcance de 70 km. 

*preço estimado para reserva

Voltz EV1 Sport

plano de moto por assinatura Unidas Livre oferece Voltz EV1
Foto | Volz/Divulgação – Voltz EV1 tem autonomia de até 100 quilômetros com uma carga
  • Preço: R$ 14.990
  • Autonomia: 100 km
  • Máxima: 75 km/ 

A moto elétrica mais barata da startup brasileira tem motor de 3.000 Watts (equivalente a 4 cv) e bateria de 60V – que pesa 13 kg. Desta forma, o EV1 promete 0 a 60 km/h em 12 segundos e autonomia de 100 km (em velocidade de cruzeiro de 35 km/h). O tempo de recarga do scooter é de até 5 horas e a moto é vendida com uma segunda bateria opcional, que promete autonomia extra de 80 km (nas mesmas condições).

Muuv Custom L

  • Preço: R$ 15.498
  • Autonomia: 50 km
  • Máxima: não informado

Misto entre ciclomotor e scooter, a Muuv tem modelos com design peculiares. No caso, como o nome sugere, a Custom tem farol redondinho, guidão reto e uns cromados legais, além de Bluetooth, alarme e compartimento para bateria extra. O modelo é leve (70 kg) e o motor de 2.000W promete 50 km de autonomia.

LL TY Lite

  • Preço: R$ 15.700*
  • Autonomia: 65 km
  • Máxima: não informado

Outro modelo da LL Motors que terá reservas abertas em breve. Será negociado em duas versões, ambas com motor de 3.000 Watts e bateria de 72V. A diferença é que na mais barata, a Lite, a peça tem 35 Ampéres e autonomia de 65 km. No caso da “topo de linha” Force, são 50 Ampéres e 100 km.

*preço estimado para reserva

Muuv Chopper SH

  • Preço: R$ 15.799
  • Autonomia: 40 km
  • Máxima: não informado

Outra espécie de ciclomotor/scooter da Muuv que bebe na fonte das motos tradicionais. A Chopper tem guidão alto e o mesmo motor de 2.000 Watts da Custom, com bateria de 20 Ampéres, porém, com alcance menor que a moto elétrica irmã. É equipada com painel digital, Bluetooth e alarme.

GWS K2000V

  • Preço: R$ 17.900
  • Autonomia: 70 km
  • Máxima: 70 km/h

A lambretinha elétrica que remete à Vespa é feita pela GWS, que também produz ciclomotores, scooters e motos elétricos. No caso, este modelo usa motor de 2.000 Watts, com bateria de lítio de 84V que precisa de 6h a 8h para uma recarga completa. A moto zero combustão tem amortecedores hidráulicos e freio a disco na frente e atrás.

Shineray SHE-S

  • Preço: R$ 19.290
  • Autonomia: 80 km
  • Máxima: 90 km/h

Aqui temos uma moto elétrica com porte de modelos a combustão de baixa cilindrada. A Shineray SHE-S usa motor de 3.000 Watts alimentado por bateria de lítio de 75V, que precisa de 3 a 5 horas para obter uma recarga completa. Com apenas 83 kg, o modelo tem chassi do tipo invertido e amortecedor traseiro do tipo monoshock.

Volt EVS

  • Preço: R$ 19.990
  • Autonomia: 120 km
  • Máxima: 120 km/h

A EVS é um modelo mais “arrojado” da Volt. Faz o 0 a 60 km/h em 6 segundos, segundo a marca, e usa bateria de lítio de 72V que garante alcance de bons 120 km. Essa autonomia pode ser estendida em mais 60 km. O tempo de recarga é de 5 horas e um aplicativo permite ver as condições da moto pelo celular.

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