Selecionamos 10 automóveis que oferecem o conforto da transmissão sem doer no bolso
Por Fernando Miragaya
Carro automático é um conforto indispensável, principalmente para quem roda – ou tenta rodar – nas grandes cidades. Contudo, o AT zero quilômetro mais barato do Brasil, hoje, custa quase R$ 95 mil (o Fiat Argo Drive). Para economizar bem mais, a pedida é sempre recorrer ao mercado de usados.
O bom é que não faltam opções interessantes de carros automáticos por até R$ 30 mil – menos de ⅓ do preço de um modelo novo. Separamos 10 modelos de variadas categorias e com diferentes tipos de transmissão.
Como são carros automáticos bastante rodados, é preciso pesquisar com calma e ter atenção ao estado de conservação do veículo. Além disso, veja se o antigo dono fez a manutenção preventiva correta, especialmente do câmbio – e se fez as trocas do fluido da caixa direitinho, com produtos recomendados pela montadora.
Confira agora 10 carros automáticos por até R$ 30 mil.
Chevrolet Zafira 2009
- Motor: 2.0 16V flex
- Câmbio: automático de quatro marchas
Uma boa opção de carro automático por R$ 30 mil que oferece conveniência e espaço de sobra. Com 2,70 metros de entre-eixos, a minivan média da General Motors recebe bem seus até sete passageiros. O câmbio AF4 reforça o conforto, mas sofre de imprecisões em médias rotações.
Além disso, a Zafira tem boa posição de dirigir, freios a disco nas quatro rodas e o motor Família II de 127/121 cv consegue lidar com o peso do monovolume – favorecido pelo torque máximo de 19,6/18,3 kgfm já disponível em 2.400 rpm. A configuração Expression, a única AT em 2009, é a mais completa.
Renault Sandero 2014
- Motor: 1.6 16V flex
- Câmbio: automático de quatro marchas
Opção de modelo não tão velho entre os carros automáticos até R$ 30 mil, o Sandero chama a atenção pelo custo/benefício. Na versão Privilége AT, o pacote de equipamentos inclui airbag duplo, freios com ABS, ar-condicionado, trio, som com USB e Bluetooth e rodas de liga leve.
Apesar de ser uma transmissão datada, a caixa DP0 trabalha bem com o motor 1.6 Hi-Flex de 112/107 cv e com o baixo peso do Sandero. Claro que bebe mais que a variante manual, porém, tem desempenho muito mais acertado que o sofrível câmbio automatizado Easy’R.
Toyota Corolla 2006
- Motor: 1.8 16V a gasolina
- Câmbio: automático de quatro marchas
Corolla é sempre uma dica de usado, principalmente porque tem fama de robusto e cujos donos costumam ser zelosos. A geração “Brad Pitt” do sedã médio foi a segunda fabricada no Brasil e traz o motor 1.8 de 136 cv com a bem calibrada transmissão de quatro velocidades.
O acerto da caixa privilegia o conforto e o modelo surpreende pelo consumo. A caixa estava disponível em três versões do Corolla: XEi, XLi e a topo de linha SE-G, que fica um pouco acima da nossa régua de R$ 30 mil para os carros automáticos.
Peugeot 308 2012
- Motor: 2.0 16V flex
- Câmbio: automático de quatro marchas
O belo hatch da marca francesa é opção de carro automático por até R$ 30 mil, não tão “velho” e bem equipado. A variante topo de linha Feline era a única AT e tem um recheio atraente. Seis airbags, controles de estabilidade e tração, sensor de ré, DRL, retrovisor eletrocrômico, ar com duas zonas, couro, retrovisores rebatíveis eletricamente, entre outros.
O câmbio automático de quatro marchas é manjado nos carros da então PSA Peugeot Citroën. O bom é que tem manutenção “conhecida” e peças fáceis de achar. O ruim é que tem uns buracos entre a segunda e terceira e, junto com o datado motor de 151/143 cv, isso contribui para um consumo pouco animador.
Ford EcoSport 2011
- Motor: 2.0 16V flex
- Câmbio: automático de quatro marchas
O “pai” dos SUVs que não querem saber de lama é uma boa opção entre os carros automáticos até R$ 30 mil para quem quer um crossover altinho. O câmbio de quatro marchas equipava as versões mais completas XLS e XLT, sempre com o motor 2.0 Duratec com 145/141 cv de potência.
O câmbio também tem as “indecisões” típicas de um projeto mais antigo, mas não compromete tanto o desempenho do EcoSport. Com a caixa AT, contudo, o jipinho urbano perde em eficiência energética. Pelo menos, dá menos dor de cabeça do que a caixa automatizada Powershift.
Hyundai Tucson 2009
- Motor: 2.0 16V a gasolina
- Câmbio: automático de quatro marchas
Outro SUV entre as sugestões de carros automáticos até R$ 30 mil, esse mais espaçoso e robusto. O Tucson foi um dos carros que alavancou a imagem e as vendas da Hyundai pelas mãos do Grupo Caoa, e nesta primeira fase importada usava motor 2.0 a gasolina com opção da caixa automática de quatro marchas.
A transmissão até lida bem com o motor da linha Beta com 142 cv de potência. As retomadas, contudo, carecem de agilidade. No mais, o SUV médio oferece porta-malas com mais de 500 litros, carga útil de quase 600 kg, suspensão independente na traseira, mas a lista de equipamentos é previsível.
Citroën C3 2011
- Motor: 1.6 16V flex
- Câmbio: automático de quatro marchas
O hatch compacto se apresenta como um veículo prático para a cidade, e por até R$ 30 mil. Isso no último ano da primeira geração do modelo e na versão topo de linha Exclusive. O câmbio é o mesmo AL4 de outros tantos carros automáticos da marca francesa dos anos 2000 e 2010.
O motor também é conhecido, o 1.6 16V de 113/110 cv. Por ser mais leve, a relação entre caixa e propulsor aqui é mais bem resolvida do que em modelos como Xsara Picasso ou C4. No mais, o C3 se vale de bom acabamento interno, conforto no rodar e itens de série interessantes.
Honda Civic 2002
- Motor: 1.7 16V a gasolina
- Câmbio: automático de quatro marchas
Assim como o arquirrival Corolla, o Civic também tem lugar cativo em listas de dicas de carros usados, ainda mais em opções de automáticos até R$ 30 mil. O sedã tem conjunto mecânico com motor 1.7 de 130 cv, que casa de forma harmoniosa com o câmbio de quatro velocidades na maior parte do tempo.
Por ser valorizado, o Civic é um dos mais antigos desta relação. Mas também é um carro com boa reputação mecânica e com tradição de ter clientes que zelam pela sua boa manutenção.
Mercedes-Benz C180 2000
- Motor: 2.0 16V a gasolina
- Câmbio: automático de cinco marchas
Por que não ousar um pouco para ter um carro automático? Pois até R$ 30 mil você consegue um Mercedes Classe C com toda a banca da engenharia alemã. A transmissão automática de cinco marchas é ágil, assim como o motor M111 de 129 cv.
Está longe de ser o mais rápido dos sedãs da montadora alemã premium, mas lida com a dinâmica apurada dos carros da montadora. Some a isso uma lista de equipamentos completa para o que era possível na época e a sofisticação da marca e se tem um carro automático bastante prazeroso por R$ 30 mil.
Volkswagen Bora 2010
- Motor: 2.0 8V flex
- Câmbio: automático de seis marchas
O Bora se tornou um carro pouco lembrado da história da Volks no Brasil, mas é uma boa opção de sedã confortável e de carro automático por até R$ 30 mil. Ainda mais que usa a transmissão AQ250, de seis marchas, bem mais esperta e ágil se comparada aos outros câmbios relatados por aqui.
O motor é o EA113 de 120/116 cv, que responde bem em baixos giros. Apesar de ser posicionado no segmento de médios no seu penúltimo ano de existência no Brasil, o Bora já padecia com entre-eixos de compacto e o espaço na cabine não é seu forte. Mas o nível de equipamentos compensa.
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