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Duelo dos escoteiros: Honda WR-V LX enfrenta o VW Nivus Comfortline

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Honda WR-V LX 2021 e Volkswagen Nivus Comfortline 2021 se enfrentam em duelo de aventureiro. Confira qual é a melhor opção do segmento

Por Marcelo Jabulas

O segmento de utilitários-esportivos corresponde ao 36% das vendas globais de automóveis. No Brasil, são 22% das vendas. Distorção que se justifica pelo grande volume nos segmentos de entrada. Mas fato é que tudo mundo quer um SUV. E quando não dá para levar um jipinho para casa, a solução pode ser um aventureiro.

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Em junho a Volkswagen lançou o Nivus, que chegou para ser o intermediário entre Polo e T-Cross. O modelo lançou mão de uma receita que Honda tinha preparado três anos anos, com o WR-V. Agora o japonês chega à sua linha 2021, com leve reestilização e uma nova versão de entrada, justamente para encarar a versão Comfortline do VW.

Honda WR-V LX 2021
Foto | Honda/Divulgação

O WR-V é um Fit, com a seção frontal redesenhada, enquanto o Nivus é um Polo com novo balanço traseiro para acentuar o estilo cupê e frente elevada. Visualmente não há como comparar os dois modelos. O VW é muito mais interessante que o Honda. E tem méritos para isso. O Nivus é um carro que tem estilo próprio e não um remendo como o japonês.

Preços

Design à parte, vamos aos conteúdos das versões de entrada de cada um dos modelos. WR-V é ofertado por R$ 83.400, na versão LX, enquanto o Nivus Comfortline parte de R$ R$ 87.350. O japonês é vendido com pacote fechado e o único acréscimo é a pintura metálica ou perolizada, que acrescem R$ 1.500. Já o Volks pode adicionar, além de pintura (que varia de R$ 490 a R$ 1.570), o pacote Tech, que custa R$ 3.590.

Equipamentos

De série, o WR-V LX oferta: direção elétrica, ar-condicionado analógico, computador de bordo, rádio com tela de 5 polegadas (com Bluetooth e USB), câmera de ré, volante com ajustes de altura e profundidade, banco com regulagem de altura, retrovisores, vidros elétricos, monitor de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis, rodas de liga-leve aro 16 e assistente de partida em rampa (Hill Holder).

Já o Nivus Comfortline conta com direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, multimídia com tela de 6,5 polegadas, sensor e câmera de ré, volante com ajuste de altura e profundidade, descanso central de braço, rodas de liga leve aro 16, Faróis, DRL e lanternas em LED, além de assistente de partida em rampa (Hill Holder). Opcionalmente o Nivus pode ser equipado com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem emergencial (a até 50 km/h) e multimídia VW Play.

Motor e câmbio

O Honda é equipado com motor 1.5 de 116 cv e 15,3 mkgf de torque, combinado com transmissão do tipo CVT. Já o Nivus é equipado com motor TSI 200 1.0 de 128 cv e 20 mkgf de torque, conectado a uma transmissão automática de seis marchas. Uma vantagem de 20% a mais de força e 12 cv extras.

Em termos de performance, o Nivus é muito superior ao WR-V. O pico de torque do Honda está disponível a 4.800 rpm. No caso do VW, toda força está disponível entre 2.000 e 3.500 rpm. Números que se traduzem em melhor eficiência energética e que se revertem em menor consumo.

O Nivus também é mais esperto. Seus 128 cv surgem em 5.500 rpm. Já o WR-V precisa esticar a 6 mil giros, mas com 12 cv a menos. Na prática significa que Volks atinge seu ápice de potência com menor esforço.

Suspensão e freios

Nos dois casos Nivus e WR-V recorrem trivial McPherson no eixo dianteiro e eixo rígido na traseira. Já os freios do Nivus são mais eficientes. Discos ventilados, na frente, e discos sólidos, na traseira. O WR-V utiliza discos, no eixo dianteiro, e tambores, nas rodas de trás.

Dimensões

O WR-V tem 4,06 m de comprimento e 2,55 m de distância entre-eixos. Seu porta-malas leva apenas 363 litros. Mas o Honda se destaca pela modularidade dos bancos, que permitem diferentes combinações e podem ampliar o volume para 1.045 litros. Já o Nivus mede 4,26 m e 2,56 m de distância entre-eixos. O porta-malas 415 litros.

Veredito

No duelo dos aventureiros o Nivus leva a melhor. Ele tem motor mais moderno, mais torque e potência, além de frear melhor e ser infinitamente mais bonito. Já o WR-V tem como trunfo o espaço interno e o lastro da marca japonesa.

O VW, apesar de mais caro, também conta com pacote de tecnologias mais sofisticado, como a possibilidade de acréscimo de assistentes de condução que não existem no Honda. Nessa o Nivus levou a melhor.

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