Renovados no passado, Onix Premier e HB20 Diamond Plus fazem os duelo dos compactos com motor 1.0 Turbo e câmbio automático. Veja quem se saiu melhor em nosso comparativo
Por Paulo Eduardo
Esses hatches compactos disputam o segmento Premium. Versões mais caras têm melhor acabamento e muitos itens de conforto, conveniência e segurança. O Chevrolet Onix é o campeão de vendas no Brasil há algum tempo. O Hyundai HB20 já desfrutou de mais prestígio no segmento. A segunda geração teve apenas a plataforma reformada em vez de receber uma nova, a exemplo do Onix. Leia qual deles leva a melhor no comparativo
Desempenho
Equipados com motor 1.0 de três cilindros turbo, a diferença está na injeção direta na câmara de combustão do Hyundai diante da indireta do Chevrolet. O HB20 reage imediatamente ao comando do acelerador, enquanto o Onix tem ligeiro retardo. Ambos aceleram e retomam rapidamente a velocidade, mas o Hyundai, que tem relação peso/potência menor, é um pouco mais rápido.
Onix 3 HB20 4
Consumo
Depende muito da maneira de dirigir. Em condições normais, nenhum nem outro são beberrões, mas números divulgados pelo Inmetro revelam que o Chevrolet consome menos. Apesar de o tanque de maior capacidade do HB20 (50 litros) contra 44 litros do Onix, a autonomia é maior no Chevrolet.
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Estabilidade
Muito boa nos dois carros com pouca movimentação de carroceria. Utilizam eixo de torção atrás. Inclinação acentuada de carroceria ocorre próximo do limite de aderência em curva fechada. Transmitem confiança ao motorista pela firmeza. Calibragem recomendada nos pneus é alta – 36 libras no HB20 e 35 no Onix -, que torna o rodar mais duro em superfície irregular.
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Freios
Sistemas semelhantes com disco na dianteira e tambor na traseira. Eficientes tanto no Onix quanto no HB20. Param em espaço considerável em simulação de emergência, apesar de a frente do Hyundai abaixar bastante.
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Posição de dirigir/ergonomia
Incômodo no Onix são os assentos curtos como na geração anterior. Os do HB20 têm comprimento maior. O Chevrolet tem regulagem em altura e distância da coluna de direção, melhorando posicionamento ao volante. A do Hyundai tem somente de altura.
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Maioria dos comandos está ao alcance das mãos. Incomoda abaixar para acessar banco traseiro nos dois. Tampa do porta-malas do HB20 tem pega de fechamento bilateral, enquanto Onix tem apenas do lado direito, dificultando para canhoto. Forração em material sintético nos bancos dos dois carros não permite transpiração e uso do ar-condicionado é obrigatório para não suar.
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Acabamento
De boa qualidade para as versões mais caras desses modelos. Plástico duro no painel central e nos forros de porta caracterizam ambos. Encaixes e montagem dos componentes da Hyundai convencem mais no visual. Entretanto, a borrifada de tinta na parte interna da tampa do porta-malas de ambos é economia de palito pelos preços dessas versões.
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Espaço interno
Suficiente tanto no Onix quanto no HB20. Os dois centímetros a mais na distância entre-eixos, que é um dos fatores determinantes do espaço interno, do Chevrolet não significam tanto no espaço para pernas. Banco traseiro acomoda bem dois adultos.
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Porta-malas
Capacidades coerentes com as dimensões de ambos. O HB20 leva 25 litros a mais, o que não é tão significativo. Entretanto, a capacidade carga de 419 quilos do Hyundai diante de 375 quilos do Chevrolet faz a diferença.
Onix 3 HB20 4
Itens de segurança
O Onix está equipado também com airbags de cortina, totalizando seis. O HB20 tem quatro, incluindo frontais obrigatórios e laterais dianteiros. O Chevrolet tem alerta de ponto cego. O Hyundai traz sistema de alerta de frenagem de urgência com atuação nos freios, além do alerta de saída de faixa sem atuação no volante. Estão equipados com ABS, controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa.
O Onix obteve cinco estrelas, pontuação máxima no teste de impacto do Latin NCAP, na proteção a adultos e crianças, apesar da ressalva de proteção fraca para o peito no teste do poste. O HB20 obteve quatro estrelas na de adulto com ressalva da pouca proteção no teste de impacto lateral, e três na de criança. Não fez teste do poste por não ter airbag de cortina.
Onix 4 HB20 3
Itens de conveniência
São muitos, incluindo ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, vidros elétricos com um toque para subir/descer em todas as portas, entradas USB, entre outros. Porém, somente Onix está equipado sistema de estacionamento automático, além de internet a bordo e o sistema de telemática OnStar. Ambos são pagos depois do período inicial de cortesia, mas estão disponíveis.
Onix 4 HB20 3
Conjunto mecânico
Muito parecidos. Ambos são equipados com motor 1.0 de três cilindros turbo, câmbio automático de seis marchas, tipo de suspensão e freios. Trocas manuais por meio de aletas no volante são mais práticas no HB20 do que as teclas no pomo da alavanca do Onix. Além disso, o Hyundai tem injeção direta de combustível. Vibração do motor de três cilindros Hyundai é evidente, enquanto no motor do Chevrolet vibração passa despercebida.
Onix 3 HB20 4
Custo/benefício
Diferença de preço sugerido é de R$ 2.250 a favor do Onix, mas garantia do HB20 é de cinco anos contra três anos do Chevrolet. No fim das contas, internet a bordo e On Star, além do preço final menor, favorecem o Chevrolet.
Onix 4 HB20 3
Resultado:
Onix 41 HB20 40
Notas: 1 – Ruim; 2 – Regular; 3 – Bom: 4 – Muito bom; 5 – Ótimo
Ficha técnica Onix 1.0 Premier
Motor
De três cilindros em linha, 999 cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 115,6 cv (etanol/gasolina) de potência máxima a 5.500 rpm e torques máximos de 16,3 kgfm (g) / 16,8 kgfm (e) a 2.000 rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,4 metros
Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira; controles de estabilidade e tração
Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 12,8 metros
Rodas/pneus
6,5 x 16” de liga leve /195/55R16
Peso (kg)
1.118
Carga útil (passageiros+ bagagem)
375 quilos
Dimensões (metro)
Comprimento, 4,163; largura, 1,73; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,551
Capacidades (litros)
Porta-malas, 275; tanque, 44
Desempenho
Velocidade máxima, ND; aceleração até 100 km/h, ND (g)/10,1 s (e)
Consumo (km/l)
Urbano, 9,9 (e) e 13,9 (g); estrada, 11,7 (e) e 16,7 (g)
Ficha técnica HB20 1.0 Diamond Plus
Motor
De três cilindros em linha, 998 cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 120 cv (etanol/gasolina) de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 17,5 kgfm (e/g) a 1.500 rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,42 metros
Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; controles de estabilidade e tração
Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo, 16 centímetros
Rodas/pneus
5,5 x 15” de liga leve /185/60R15
Peso (kg)
1.091
Carga útil (passageiros+ bagagem)
419 quilos
Dimensões (metro)
Comprimento, 3,94; largura, 1,72; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,53
Capacidades (litros)
Porta-malas, 300; tanque, 50
Desempenho
Velocidade máxima, 190 km/h (etanol/gasolina); aceleração até 100 km/h, 9,7 segundos (e/g)
Consumo (km/l)
Urbano, 8,6 (e) e 12,2 (g); estrada, 10,3 (e) e 13,9 (g)