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[Avaliação] Chevrolet Onix Premier está maior e melhor

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Nova geração do carro mais vendido no Brasil está maior, mais segura e melhora visual. Evoluiu em conforto e segurança, além do bom desempenho do motor 1.0 turbo. Leia o teste do Onix Premier

Por Paulo Eduardo

A nova geração do Chevrolet Onix ficou maior e mais agradável no visual. O carro cresceu 23 centímetros no comprimento, está mais largo e com maior distância entre-eixos. A plataforma ou arquitetura da nova geração é a GEM de baixo custo. Onix obteve nota máxima no teste de impacto do Latin NCAP, com ressalva da proteção fraca para o peito no teste do poste.

Se as linhas da carroceria agradam à maioria, o interior também com acabamento bem melhor no visual, encaixes e montagem de peças. Quadro de instrumentos legível com informações do computador ao centro entre velocímetro e conta-giros. Tela de multimídia no alto do painel. Não há navegação nativa, mas compatibilidade é com Android Auto e Apple Car Play.

Boa posição de condução

No Onix Premier a coluna de direção regulável em altura e distância ajuda encontrar a posição de dirigir. Volante tem poucos comandos para o bem da ergonomia, mas revestimento liso provoca deslizamento das mãos. Assentos continuam curtos na nova geração, gerando desconforto. Revestimento sintético dos bancos torna obrigatório climatizar a cabine para não transpirar.

É preciso abaixar para acessar o banco traseiro, que tem iluminação, por causa da caída do teto. Bom espaço para dois adultos sem esbarrar a cabeça no teto. Há duas entradas USB para a turma de trás. Porta-malas tem capacidade razoável para as dimensões. Pega unilateral de fechamento da tampa, que levou apenas borrifada de tinta na parte interna, dificulta para canhoto.

Acertos e deslizes

Visibilidade limitada de ¾ traseira pela largura da coluna C. Retrovisores externos bem dimensionados ajudam na visibilidade e têm alerta de ponto cego (opcional no Onix Premier). Câmera de ré tem boa definição. Diâmetro de giro pequeno torna menos penosa manobra em garagem apertada. Direção leve em baixa e com peso em velocidade alta, mas sem sensibilidade.

A suspensão do Onix Premier é bem calibrada resulta em bom comportamento dinâmico, mas é desconfortável em piso irregular e calçamento pela calibragem elevada dos pneus (36 libras). Carro é firme em curva de média e carroceria inclina nas fechadas. Controle de estabilidade é eficiente próximo ao limite de aderência segurando a escapada. Freios param bem em situação de emergência. Limpadores eficientes, mas lavador dianteiro joga água na parte inferior do para-brisa.

Desempenho é bom

Faróis cumprem a função e os auxiliares foram substituídos pela DRL (luz de rodagem diurna) no Onix Premier. Desempenho muito bom tanto na aceleração quanto na retomada, que é importante para ultrapassar com segurança. Ao pisar fundo no acelerador, reação não é imediata por que a injeção não é direta. Passada a hesitação inicial, sente-se a força do turbo e o carro dispara. A Chevrolet optou pelos airbags de cortina em vez da injeção direta.

Pequenos trancos ocorrem na troca automática de marcha e há redução à medida que velocidade diminui. Troca manual nada prática é por meio de teclas na alavanca, que deve estar na posição L. Quando se passa da posição D para a L ocorre sempre redução para uma marcha mais forte. Assim, tira-se proveito do freio motor na descida, exigindo menos dos freios. Computador registrou média de 15 km/l na estrada e de 8,5 km/l na cidade com gasolina.

Equipamentos

Entre os principais equipamentos do Onix Premier estão seis airbags, controles de tração, estabilidade, de partida em rampa, alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento, controle automático de velocidade, sensor crepuscular, entrar/sair sem chave, vidros elétricos com um toque para subir/descer em todas as portas.

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Serviço de internet é grátis durante três meses e cobrado posteriormente conforme velocidade de navegação. O mesmo ocorre com o Onstar, que é um sistema de telemática com mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação e conectividade.

Quanto custa?

Garantia de três anos sem limite de quilometragem. Preço sugerido do Chevrolet Onix Premier é de R$ 75.650 com os seguintes opcionais: ar-condicionado digital de temperatura e automático de recirculação, bancos com revestimento Premium, alerta de ponto cego, sensor estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, e assistente de estacionamento automático.

Ficha técnica Onix Premier

Motor
De três cilindros em linha, 999 cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 115,6 cv (etanol/gasolina) de potência máxima a 5.500 rpm e torques máximos de 16,3 kgfm (g) / 16,8 kgfm (e) a 2.000 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,4 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira; controles de estabilidade e tração

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 12,8 metros

Rodas/pneus – 6,5 x 16” de liga leve /195/55R16

Peso (kg)
1.118

Carga útil (passageiros+ bagagem)
375 quilos

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,163; largura, 1,73; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,551

Capacidades (litros)
Porta-malas, 275; tanque, 44

Desempenho
Velocidade máxima, ND; aceleração até 100 km/h, ND (g)/10,1 s (a)

Consumo (km/l)
Urbano, 9,9 (e) e 13,9 (g); estrada, 11,7 (e) e 16,7 (g)

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