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Veja 5 carros Peugeot usados por presidentes franceses

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Peugeot 156 foi o primeiro carro da marca usado por um presidente francês. Já o 5008 usado por Macron tem suas especificações colocadas em sigilo

Desde 1921, quando o presidente francês Alexandre Millerand usou um Peugeot Type 156 como carro oficial, a marca francesa tem participado ativamente como fornecedora dos veículos presidenciais. Na história recente, um Peugeot 5008 prestou serviços ao presidente Emmanuel Macron desde sua posse em 14 de julho de 2017, depois de cinco anos, o SUV teve seu descanso.

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O Peugeot 5008 de Macron não tem todas as suas especificações reveladas por questões de segurança, mas algumas são públicas. Depois de ser fabricado em Rennes, o SUV foi enviado para uma empresa especializada em blindagem em Breton. As únicas alterações conhecidas são os bancos da segunda fileira que em vez de três foram transformados em dois lugares com um console central. Por fora, os para-lamas receberam inscrições alusivas ao governo francês e na dianteira, próximo ao capô as iniciais RF e um discreta bandeira francesa identificam o SUV como carro oficial, de resto, as demais alterações não são conhecidas. 

Confira cinco carros que atenderam os presidentes franceses:

Peugeot Type 156 de Alexandre Millerand

Peugeot 156
Foto | Peugeot/Divulgação – Alexandre Millerand usou em Peugeot Type 156 a partir de 1921

A “pré-história” da PEUGEOT e da República Francesa começou na década de 1920. Eleito Presidente da República em 23 de setembro de 1920, Alexandre Millerand dirigiu um Peugeot Type 156 a partir de 1921. O Type 156 foi o primeiro carro a ser fabricado em Sochaux e foi o topo de gama da marca na época, com um impressionante motor de 6 cilindros em linha de 5.954 cm3 … 25 cavalos de potência.

Peugeot 604 de Valéry Giscard d’Estaing

Mais de meio século depois, foi um entusiasta da condução, carro e Peugeot que foi eleito pelos franceses como seu presidente. Valéry Giscard d’Estaing trouxe a Peugeot para o Palácio Elysée em 1975, ano em que o novo carro-chefe da marca, o Peugeot 604, foi lançado. Outra inovação solicitada por um chefe de Estado decididamente moderno: os carros do presidente não eram mais pretos, mas “verde musgo”.

Quatro Peugeot 604 foram encomendados pelo Palácio Elysée durante o mandato de sete anos. Três deles eram modelos de produção, versões SL topo de gama alimentadas pelo V6 de 2,6 litros e 136 cavalos, que o presidente às vezes gostava de dirigir sozinho. Ao lado deles, uma LIMUSINE PRESIDENCIAL PEUGEOT 604 é reservada para ocasiões cerimoniais. Feito em colaboração com o construtor de ônibus Heuliez, ele tem uma distância entre-eixos alongada em 62 centímetros, beneficiando os bancos traseiros luxuosamente equipados, e um teto coberto com imitação preta.

Peugeot 605 limusine blindada François Mitterrand

Em 1991, o Palácio Elysée adquiriu um Peugeot 605 que havia sido alongado e blindado pela empresa Breton Labbé (que mais tarde se tornou Centigon, a empresa que preparou o Peugeot 5008 presidencial). Este modelo foi equipado com um motor V6 de 170 cv, e foi equipado com blindagem de aço de alta resistência e janelas feitas de vidro à prova de balas e composto de policarbonato. Em números: 2.500 kg, que é 1.000 kg a mais que o padrão 605 V6! Esta limusine foi usada principalmente por chefes de Estado hospedados na França, como Mikhail Gorbachev, Hosni Mubarak e o Papa João Paulo II.

Os modelos Chirac PEUGEOT

Durante sua passagem de doze anos no Palácio Elysée, Jacques Chirac usava regularmente o Peugeot 607 que se juntou à Presidência da República na frota de carros. Mas o Peugeot  que, sem dúvida, fez a maior impressão sobre os franceses naquela época foi o Peugeot 205 SR vermelho, 1984, que a esposa do presidente dirigiu nas estradas de Corrèze…

Peugeot  607 Paladine de Nicolas Sarkozy

O Peugeot 607 Paladine foi provavelmente o carro presidencial mais espetacular e de curta duração da Quinta República. Em 2007, a equipe de Nicolas Sarkozy estava procurando um veículo que simbolizasse a renovação e a modernidade quando o novo presidente dirigiu até a Champs Elysées no dia de sua posse. Alguém pensou no Peugeot 607 Paladine concept car apresentado no Salão de Genebra de 2000. Produzido para a Peugeot pelo construtor de ônibus Heuliez, este espetacular 607 é uma limusine medindo mais de 5 metros transformada em um landaulet com um teto de vidro retrátil cobrindo os bancos traseiros. O interior é luxuosamente equipado pelo estofador Hermès com magnífico couro azul e creme, uma barra, duas poltronas eletricamente ajustáveis para os passageiros ilustres e um assento dobrável com as costas para a estrada para um companheiro.

A pedido da equipe de Nicolas Sarkozy, o Peugeot 607 Paladine foi levado do Museu Peugeot e, em 16 de maio de 2007, a França e o mundo ficaram surpresos ao vê-lo na Champs-Elysées. Apesar das muitas mudanças que sofreu, o carro ainda é tão elegante quanto o Peugeot 607 padrão. Por outro lado, a instalação do mecanismo de teto retrátil significava que o tanque de combustível tinha que ser menor: sua capacidade agora é de apenas 6 litros. O que não era um problema para um carro conceito rapidamente se tornou um desafio ao usá-lo regularmente, dado o peso do carro e a “sede”de seu motor V6. Por isso, decidiu-se não usar mais o PEUGEOT 607 Paladine.

Como é a decoração do carro presidencial

Uma ou duas bandeiras?  O protocolo define precisamente a “decoração” do carro presidencial. Quando o Presidente da República está no carro em uma ocasião oficial, o carro é decorado com uma bandeira francesa presa à frente direita do veículo no lado onde o Chefe de Estado entra e sai. Quando um segundo Chefe de Estado ou governo está com o presidente francês, a bandeira de seu país é fixada para o lado esquerdo dianteiro, do lado onde ele entra e sai do veículo.

Qual placa?  Até a década de 1970, o Palácio Elysée tinha o uso reservado de placas numéricas 1PR75 a 5PR75 para o carro do presidente. Vários veículos foram registrados no 1PR75. Essa tradição chegou ao fim, e os carros presidenciais agora carregam placas de número normais atribuídas cronologicamente, como para todos os veículos, pelo Serviço de Registro de Veículos.

O que acontece com os carros depois que o presidente sai?  Não há nenhuma regra. Alguns são mantidos na oficina de carros Elysée, outros são vendidos ou entregues a museus. Por exemplo, a limousine Peugeot 156 da Millerand, a limousine Peugeot 604 da Giscard d’Estaing, a limousine Peugeot 605 da Mitterrand e a Peugeot 607 Paladine são mantidas pelo Musée de l’Aventure Peugeot.

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