Projeto moderno, seguro e com boa quantidade tecnologia embarcada poderiam ser os pontos positivos do novo Peugeot 208 2021 para deslanchar no Brasil, mas motor 1.6 16V joga contra
Com atraso devido a pandemia de coronavírus, o novo Peugeot 208 2021 começa a dar as caras. Em fevereiro, a marca francesa levou um pequeno grupo de jornalistas para conhecer o hatch francês. Agora, a marca revela fotos do modelo que terá corpo novo, mas manterá o coração velho sendo equipado com motor 1.6 16V. Como carro de nicho, fabricante francês afirma que venderá também o elétrico 208 e-GT que virá importado da França.
As vendas devem começar entre agosto e setembro. Apesar de ter homologado as versões mais básicas, fontes dizem que elas não serão vendidas inicialmente. As unidades pé-de-boi já mostradas em flagras pelo Autos Segredos são parte da frota interna do fabricante.
Versões
Já que a versão Like está descartada para o público comum. O Novo 208 será ofertado nas versões Active, Active Pack, Allure Pack e Griffe sempre equipadas com motor 1.6 e câmbio automático.
Motor
O Peugeot novo 208 2021 será equipado com motor 1.6 aspirado. O propulsor rende potência de 115 cv a 5.750 rpm e torque de 16,1 kgfm a 4.000 rpm abastecido com gasolina. Com etanol a potência é de 118 cv a 5.750 rpm e o torque é de 16,1 kgfm a 4.750 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades.
Tecnologia
Entre os recursos tecnológicos do novo Peugeot 208 2021 estão o quadro de instrumentos com tecnologia 3D. De acordo com a Peugeot, o i-Cockpit 3D, que chega ao Brasil com o Novo Peugeot 208, com as telas do painel equipadas com tecnologia holográfica, em três dimensões, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque à frente do visor principal.
O painel ainda conta com cinco modos de visualização, sendo que dois deles completamente personalizáveis de acordo com a preferência do condutor.
Mas nem tudo é moderno, a central multimídia é a mesma do Citroën C4 Cactus e não é lá tão funcional. Não há nada de novo, já que não oferece espelhamento sem cabeamento e não evolui em termos de convectividade ao não ter uma internet 4G, por exemplo.
Segurança
Em termos de segurança, novo Peugeot 208 2021 terá controles de tração e estabilidade que agora são obrigatórios ao lado dos freios com assistência ABS e airbag duplo.
Como itens extras, o hatch oferecerá airbags laterais e de cortina. E também terá alguns sistemas de auxílio a condução como leitura de placas e alerta de manutenção de faixa de rodagem com correção no volante.
Tamanho
O novo Peugeot 208 é construído a partir da plataforma CMP que também dará origem ao novo SUV 2008. Ele terá 3,975 metro de comprimento, 1,702 m de largura e 1,472 metro de altura. O entre-eixos, determinante para o espaço interno, é de 2,54 m. O porta-malas tem capacidade para 265 l.
LEIA TAMBÉM
- Peugeot registra patentes do novo 2008 no INPI
- Antigo Peugeot 208 já deixou de ser produzido no Brasil
Motor velho joga contra
Não há dúvidas que o novo Peugeot 208 2021 terá soluções tecnológicas inovadoras e será um dos hatches mais modernos e seguro que será vendido no mercado brasileiro. Porém, ao não usar o motor 1.2 PureTech Turbo em seu lançamento e optar pelo uso do defasado motor 1.6 16V é uma ação muito arriscada que poderá jogar contra ao seu lançamento mais importante