Jeep Compass 4xe é híbrido com tração integral e consumo de moto

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Compass S 4xe estreia tecnologia híbrida plug-in da Jeep no Brasil por R$ 349.990 e (R$ 360.887, SP). SUV tem motor 1.3 T270 a gasolina e dois motores elétricos. A tração é integral

Por Marlos Ney Vidal
De São Miguel do Gostoso (RN)

Os números de vendas do Jeep Compass falam por si, o SUV é uma coqueluche no mercado e alvo de boa parcela de consumidores que buscam um SUV médio. Para ampliar o leque de opções aos consumidores, a marca estreia no Brasil o Compass 4xe com tecnologia híbrida plug-in com consumo de moto e autonomia de 44 quilômetros em modo puramente elétrico. Versão mais cara da gama, o SUV responsável pela estreia eletrificada da marca no Brasil tem preço sugerido de R$ R$ 349.990 (R$ 360.887 para o estado de São Paulo).

O Compass S não é o mais vendido da linha T270 Flex, mas segundo Alexandre Aquino, Brand Jeep América do Sul, ele é o mais desejado pelos consumidores e foi por isso que a marca optou por importar da Itália o Compass 4xe na versão S. 

Visualmente, o Compass S 4xe tem praticamente o mesmo visual da similar produzida em Pernambuco. As diferenças ficam por conta das rodas com acabamento em preto, faróis com elementos internos exclusivos e os logos com contorno na tonalidade azul. 

Por dentro, o Compass híbrido repete o bom acabamento do modelo nacional com materiais sensíveis ao toque e com encaixes perfeitos. Os bancos são revestidos em couro e os assentos da frente contam com ajustes elétricos. 

O Jeep Compass S 4xe repete a mesma lista de itens de série da S T270 Flex produzida no Brasil. No entanto, a versão híbrida agrega mais equipamentos como teto solar panorâmico Command View, sistemas de assistência à direção (ADAS), câmera de 360° e sistema de som Alpine com oito alto-falantes.

A central multimídia também conta com novos recursos para o Adventure Intelligence. Entre eles estão a Pesquisa de Pontos de Interesse (POI) onde é possível encontrar e selecionar estações de recarga na central multimídia. Se o ponto estiver disponível, o usuário poderá acessar as informações sobre a estação, tempo necessário para a recarga, nível de bateria alcançado e horário de funcionamento. A central multimídia também traça uma rota até a estação de recarga. 

Caso o veículo já esteja plugado, é possível agendar horário de recarga pelo aplicativo ou pela central. A central também passa a exibir telas exclusivas do modelo híbrido como preferências de recarga,cronograma de recarga, fluxo de energia e histórico de direção.

Se o preço não é de moto, o consumo é. A média urbana do Compass no modo combinado é de 25,4 km/l e na estrada é de 24,2 km/l. Em modelo 100% elétrico, o motorista tem autonomia de até 44 quilômetros. No modo híbrido, a Jeep afirma que a autonomia é de até 927 quilômetros. 

Por vir importado da Itália, o Jeep Compass S 4xe tem motor térmico movido somente a gasolina. São 180 cv de potência a 5.750 rpm e torque de 27,5 kgfm a 1.750 rpm. A transmissão é a automática de seis marchas. 

O motor elétrico fornece tração para as rodas traseiras e é montado sobre o eixo. Ele fornece potência máxima de 60 cv e torque máximo de 25,5 kgfm. 

O SUV ainda conta um terceiro motor, segundo elétrico, chamado de PF1, ele fica ligado às polias do térmico com a função de gerador para auxiliar no carregamento da bateria.  

A Jeep não divulga os valores combinados do torque, mas a potência somada é de 240 cv.  Neste contato inicial, o Compass S 4xe oferece excelente desempenho, o conjunto está sempre apto a responder ao menor toque no pedal do acelerador. O SUV tem fôlego de sobra e não há sustos em ultrapassagens. 

Apesar do peso extra, o Compass S térmico tem 1.589 quilos e o híbrido pesa 1.908 quilos, o conjunto mecânico do Compass S4xe não faz feio para retirar o SUV da inércia. 

Em nosso test drive, andamos em pequeno trajeto rodoviário no modo 100% elétrico. Respeitando a velocidade limitada da via, o Compass é ágil e tem velocidade limitada em 130 quilômetros por hora. Já no modo híbrido a velocidade máxima é de 206 km/h. Em números oficiais, a aceleração de 0 a 100 km/h é de 6,8 segundos. 

Modos de condução

O Jeep Compass S 4xe conta com três modos de condução que podem ser selecionados manualmente por comandos ao lado esquerdo da coluna de direção. O modo padrão é o híbrido que gerencia o sistema de maneira mais eficiente otimizando potência e privilegiando a redução de consumo. Ele ainda modula a regeneração da bateria durante a condução. 

Já o modo elétrico permite a condução 100% no modo de tração traseira elétrica. O motor térmico só entra em ação quando se pisa mais forte no acelerador, em situações de retomadas de velocidades ou quando a tensão da bateria atinge o limite de carga inferior a 19%. 

Por fim, o E-SAVE prioriza a recarga da bateria de alta tensão, otimizando o uso do motor térmico por meio de duas funções que podem ser selecionadas pela central multimídia. O modo passivo preserva o nível de carga momentâneo da bateria de alta tensão e o ativo otimiza o funcionamento do motor térmico até que a carga da bateria atinja 80%. 

Recarga

Híbrido plug-in, o Compass 4xe pode ser recarregado em 100%  em até 100 minutos no Wallbox, 7,4 kWh e em tomada 220V, a bateria fica em 100% em até cinco horas. 

Falta pneu para o off road

Como escrevi acima, a Jeep escolheu a versão S por ter maior apelo visual. Por isso, o SUV híbrido vem equipado com rodas de 19 polegadas com pneus on road 235/45 R19. 

Em nosso primeiro contato com o SUV em São Miguel do Gostoso (RN) um trajeto do percurso off road passaria pela areia da praia, mas a subida a maré acabou interrompendo os planos, uma vez que os pneus não eram o ideal para o percurso. 

Mas o comprador muitas vezes está mais preocupado com a forma do que com a função. Oficialmente, a marca não confirma, mas o Renegade T270 4×4 tem maior número de vendas na versão S do que na Trailhawk mais adequada ao uso off-road. 

Se os pneus não são os ideias, o Jeep Compass 4xe S mantém todos os recursos para se sair bem no uso off-road, claro que não estamos falando de trilhas bem pesadas. 

O Jeep Compass S 4xe mantém a tração 4×4 com seletor de terrenos, 4WD Low, 4WD Lock e HDC. 

No curto trajeto off road, a estrada de chão batido estava bem molhada e com pontos alagados, nada muito pesado, até um sedã se sairia bem no percurso. No entanto, procuramos andar pelos trechos mais castigados para colocar a suspensão à prova. O sistema foi recalibrado por conta do maior peso na dianteira e traseira e o bom da história é que o conforto ao rodar do Compass nacional foi mantido. 

O SUV eletrificado tem 20° de ângulo de entrada, 28° de saída, 16° de rampa e vão livre mínimo em relação ao solo de 20,1 centímetros. O Trailhawk TD350 4×4 tem 22,6° de ângulo de entrada, 33,2° de saída e 22,6° de rampa. Já o vão livre em relação ao solo é de 22,8 centímetros. Com exceção do ângulo de rampa que tem número bem inferior, os demais são bem próximos. 

A versão S T270 Flex tem capacidade do porta-malas para 476 litros de bagagens. Já a S híbrido para receber o novo sistema perdeu um pouco de litragem do porta-malas ficando com 420 litros. Já a capacidade de carga é de 400 quilos como nas demais versões. 

Cores

Assim como o Commander, o Compass 4xe será oferecido em pacote fechado e não há custo adicional por opcionais ou cores. Serão quatro tonalidades à disposição do comprador: Azul Shade, Branco Alpine, Prata Glacier e Black.

Garantia

O Jeep Compass S 4xe tem três anos de garantia total e cinco anos para bateria e sistema elétrico (inversor, motor elétrico).

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