Como antecipado pelo Autos Segredos, a Fiat confirmou a construção de uma nova unidade de motores para o Brasil. Linha será erguida em Betim e fabricará cinco blocos
Fiat em Betim
Foto | Fiat/Divulgação

A Fiat Chrysler Automóveis confirma investimentos de R$ 8,5 bilhões na unidade de Betim (MG) para construção de uma nova linha de motores e também para o lançamento de novos produtos. Do aporte sairão os motores 1.0 e 1.3 Firefly Turbo Flex e um SUV compacto com a marca Fiat, chamado de Projeto 363 e também uma picape compacta, chamada de Projeto 281. O investimento também deverá ser usado para a nova geração do Uno prevista para estrear em 2020.

John Elkann
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motores

A nova unidade de motores será a responsável pela produção de cinco blocos. Dois deles já são os conhecidos 1.0 e 1.3 Firefly. A fábrica também produzirá os motores 1.0 12v Firefly Turbo Flex e também o 1.3 16v Firefly Turbo Flex. O quinto motor ainda é desconhecido, mas, será um bloco inédito.

25 lançamentos

Em junho de 2018, a marca prometeu 25 lançamentos para o mercado brasileiro que incluem modelos produzidos em Betim (MG) e Goiana (PE), além de reestilizações da linha atual e produtos importados. Betim será a responsável por 15 desses modelos até 2023.

Antonio Filosa
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Minas Gerais

Da fábrica mineira, segundo apurações do Autos Segredos, estão confirmados o SUV compacto do derivado do Projeto 363, a picape compacta que surgirá do Projeto 281. A nova geração do Uno prevista para estrear em 2022 também está na conta. Do aporte em Betim também devem sair o Jeep Júnior derivado do Projeto 515.

Pernambuco

Já da fábrica pernambucana, nossa reportagem apurou que ela produzirá o inédito SUV de sete lugares derivado do Projeto 598. O investimento também dará origem a nova geração do Renegade que fará sua estreia em 2022. Um segundo produto, que segue congelado, será a inédita picape Fiat. Se a FCA optar por sua produção, a picape atuará no segmento destinado aos que a usam para o trabalho, brigando exatamente no nicho onde as versões de entrada de Chevrolet S10 e Toyota Hilux atuam. A picape também deverá ter uma versão como logotipo Ram.

SUV

A Fiat tem pressa em recuperar o mercado e assim lançará entre o fim de 2020 e começo de 2021 seu inédito e sonhado SUV compacto, chamado de Projeto 363. O SUV será construído a partir da nova geração da arquitetura MP1 usada atualmente pela dupla Argo e Cronos.

Aços

Além da nova geração da plataforma MP1, o Projeto 363 terá aços especiais para atender requisitos de segurança mais rigorosos. A arquitetura e os aços serão usados nas novas gerações de Argo e Cronos e também em novos modelos da FCA. O novo SUV compacto da Fiat será produzido em Betim (MG).

Suspensão

Voltado para o uso urbano, o SUV derivado do Projeto 363 terá suspensão mais simples, sem vocação off-road. Segundo apurado por nossa reportagem, o conjunto de suspensões do modelo será bem parecido com os usados por Linea e Bravo.

Motores

O SUV do Projeto 363 usará os motores 1.0 12v Firefly Turbo Flex e o 1.3 16v Firefly Turbo flex. Ambos os motores trabalharão em conjunto com os câmbios manual de cinco velocidades e o automático AISIN de seis marchas.

Nova Picape Fiat
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Projeto 281

Produzida em Betim (MG), a picape derivada do Projeto 281 chegará ao mercado no começo de 2020.

A picape terá versões cabines simples e dupla com quatro portas. As versões cabine simples serão equipadas com o motor 1.4 Fire EVO. Já as opções cabine dupla contarão com o motor 1.3 Firefly.

Siga nossas redes sociais