InícioMarcasFordNova Ford Ranger Raptor: puro off-road e picape mais veloz do Brasil

Nova Ford Ranger Raptor: puro off-road e picape mais veloz do Brasil

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Com 397cv e 0 a 100 km/h em 5.8s, nova Ranger Raptor chega ao Brasil com atributos para ser a picape de maior performance dentro e fora de estrada

Ford acaba de lançar em nosso mercado a mais nova variante topo de linha de sua picape média. A Ranger Raptor chega com diversas melhorias estruturais, tecnologias de condução off-road e motor mais potente para, segundo a marca, inaugurar um segmento no mercado: o de picapes de altíssima performance.

Preço da nova Ford Ranger Raptor

Importada da Tailândia, único país que produz o modelo no mundo, a novidade chega ao Brasil por R$448.600, posicionando-se logo abaixo da F-150 Lariat na gama de picapes da Ford por R$31.390 a menos.

Confira abaixo a tabela atualizada de preços da linha Ranger:

Ranger XLS 2.0 Diesel 4×2 AT R$ 234.990,00
Ranger XL 2.0 Diesel 4×4 MT R$ 239.990,00
Ranger XLS 2.0 Diesel 4×4 ATR$ 259.990,00
Ranger XLS 3.0 V6 Diesel 4WD ATR$ 279.990,00
Ranger XLT 3.0 V6 Diesel 4WD ATR$ 289.990,00
Ranger Limited 3.0 V6 Diesel 4WD ATR$ 319.990,00
Ranger Limited 3.0 V6 Diesel 4WD AT + Kit OpcionalR$ 339.990,00
Ranger RaptorR$448.600

Sendo a única opção a gasolina do modelo no Brasil, a Ford Ranger Raptor é equipada com um novo motor 3.0 V6 de 397 cv de potência a 5.650 rpm e torque de 59,4 kgfm a 3.500 rpm. A motorização é a mesma usada no Bronco Raptor estadunidense. Com o trem de força inédito por aqui, a Ranger Raptor obtém o título de picape mais rápida do Brasil com um zero a cem feito em menos de seis segundos. A transmissão automática de 10 velocidades se mantem.

Visual e estrutural se complementam

Tratado como um modelo totalmente refeito, a Raptor se diferencia visualmente das versões convencionais pela nova grade mais robusta, com a inscrição Ford em alto relevo tomando toda a extensão da peça. Também foram adicionadas novas caixas de roda e para-choques, além de capô com dupla saída de ar e um novo peito de aço integrado. O estilo com vocação para o fora de estrada se complementa com os novos pneus com diâmetro de 33″ que abrigam rodas R17 AT Continental GRABBER. Freio foram aprimorados e diversos componentes receberam maior proteção.

Mas as mudanças são ainda mais profundas. Com um chassi retrabalhado, novas suspensões e reforços em vários componentes, a picape ficou maior, mais larga e mais alta, aumentando o ângulo de entrada para 32º, o de saída para 27º e o ângulo de transposição em rampa para 24º. A suspensão ativa é capaz, por exemplo, de atuar nos amortecedores enchendo e enrijecendo os pistões automaticamente em casos de saltos no off-road, absrovendo e amenizando o impacto da Raptor ao tocar de volta o solo. O curso de suspensão é o maior do segmento com mais de 32% na dianteira e mais de 18% na traseira.

Uma das novidades em recursos para o fora de estrada está no diferencial traseiro e dianteiro blocante, que pode ser acionado a qualquer velocidade, fazendo com que as rodas do mesmo eixo girem em conjunto, evitando assim que o veículo patine ou atole. Outro destaque fica por conta da capacidade de imersão que pode chegar a 850 mm. Mantendo apenas a medida de entre eixos com as demais versões, a Ranger Raptor tem 5.360 mm de comprimento, 2.208 mm de largura, com 1.710 mm entre as bitolas, e 1.926 mm de altura.

Modos de condução com opção extrema

Ao todo a Ford Ranger Raptor tem sete modos de condução, três a mais do que já é conhecido na atual geração. Além dos modos Normal, Escorregadio, Lama/Terra e Areia, foram adicionadas as opções Esportivo, Rock Crawl e Baja. Eles atuam em parâmetros de motor, transmissão, ABS, freios, tração, escapamento, direção e suspensão. Cada escolha altera o grafismo do painel de instrumentos com animações dinâmicas.

O Esportivo foca na tocada mais apimentada dentro e fora de estrada, atuando no mapa específico de aceleração e conferindo maior rigidez na suspensões, além de trocas de marcha mais ágeis. Já o Rock Crawl foca no controle em baixas velocidades, priorizando a entrega do torque para superar terrenos difíceis. Neste caso a modulação de frenagem e a relação das marchas são alteradas para maior precisão de manobras.

Já o modo Baja é o mais extremo disponível. Ao ser acionado desliga os controles de tração e estabilidade, abrindo ainda o escapamento para que a experiência sonora seja completa. A câmera frontal é acionada automaticamente na central multimidia, que também passa a exibir uma tela de ângulos de inclinação. O modo também ativa o Antilag, que pressuriza o turbo até 3 segundos após soltar o acelerador, agilizando as retomadas.

Interior com funções exclusivas

Por dentro a picape ganha um novo volante exclusivo com a grafia Raptor em vermelho, borboletas para troca de marcha em magnésio e novos bancos em concha redesenhados, com apoios laterais e inspiração em assentos de aviões de combate. Utilizando couro e suede, os bancos levam o sobrenome do carro estampado e têm detalhes em vermelho.

O quadro de instrumentos totalmente digital tem 12,4″ enquanto a multimídia vertical com Android Auto e Apple CarPlay sem fio é de 12″, com navegação embutida. Há carregador de smartphones por indução, tomada de 120V e controles de ar condicionado digitais. Ao lado do acionamento eletrônico do freio de mão se encontra o seletor dos modos de condução. O sistema de som da B&O tem oito alto-falantes.

No volante estão botões exclusivos que acionam os 4 modos de escapamento (Silencioso, Normal, Esporte e Baja) e os 4 modos de direção (Conforto, Normal, Esporte e Off-Road). No navegador off-road do console o motorista tem acesso a todas as funcionalidades fora de estrada do carro, como o piloto automático off-road da Ranger Raptor. O sistema funciona até 32 km/h e facilita a dirigibilidade em terrenos fora de estrada, maximizando a tração em subidas e descidas de modo autônomo.

Ford Ranger Raptor
Foto | Ford/Divulgação – Visualmente o painel não sofreu grandes alterações

Por fim, o interior ganha um painel no teto com seis comandos customizáveis, que podem ser usados com acessórios e personalização. Conectados a uma caixa de distribuição de energia, cada circuito pode ser ligado a conexões de 10A a 30A, através de cabeamentos com circuitos espalhados por todo o veículo.

Itens de segurança da Ranger Raptor

A Raptor é a única Ranger equipada com faróis em LED Matrix, que possui anti-ofuscamento, ajuste de foco conforme a velocidade, iluminação dinâmica em curva e luz de cruzamento.

Além disso o veículo conta com assistente de pré-colisão e frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclitas, assistente em cruzamentos, assistente autônomo de frenagem em marcha ré, assistente de manobras evasivas, ACC com Stop & Go, frenagem pós colisão, sensor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado, assistente de estacionamento automático e reconhecimento de sinais de trânsito. Ao todo a picape tem sete airbags.

Disponível nas cores laranja Saara, azul Belize, preto Astúrias, branco Nevasca e cinza Diamantina, a nova Ford Ranger Raptor já pode ser encomendada em todas as revendas da marca, com as primeira unidades sendo entregues em fevereiro de 2024.

Foto | Ford/Divulgação

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