Categorias FiatLançamentos
| em 10 anos ago

Fiat revela primeiras imagens do Uno Evolution 2015

Compartilhar

O visual do novo Fiat Uno 2015 já é um velho conhecido dos leitores do Autos Segredos. Afinal, nossas projeções publicadas em fevereiro

e março chegaram bem próximas da versão final, isso sem contar os flagras exclusivos do modelo sem camuflagem que publicamos entre julho e agosto (veja aqui, aqui, aqui e aqui). Agora, finalmente, chegou à vez de o fabricante revelar as primeiras imagens e informações oficiais do modelo que será apresentado na semana que vem.

As vendas começam logo depois de sua apresentação oficial. Como já era esperado as grandes novidades do Uno 2015 estão na parte tecnológica. Um dos destaques que é o inédito sistema Start&Stop que por enquanto está restrito ao motor 1.4. Mas, apuramos que em 2015 o 1.0 também receberá a tecnologia. O modelo é um dos primeiros nacionais a contar com o sistema, mas só não é o primeiro flex equipado com o Start&Stop por causa dos BMW ActiveFlex.

Item de série na nova versão Evolution do Novo Uno 2015, este recurso “verde” de última geração, desliga e religa o motor automaticamente, pode proporcionar uma economia de até 20% no consumo de combustível nas paradas constantes, comuns no trânsito das grandes cidades. O sistema também reduz significativamente a emissão de gases, contribuindo em muito para o meio ambiente.

De acordo com o fabricante o Start&Stop para o motorista tem funcionamento intuitivo e muito simples, com controle totalmente eletrônico e inteligente. No trânsito pesado basta colocar o carro em ponto morto, que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem que o propulsor religa imediatamente, e o carro está pronto para arrancar.

No visual externo as mudanças são pequenas e estão mais concentradas na dianteira que ganhou para-choque, farol, capô e para-lamas redesenhados. O visual renovado está restrito as versões Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start&Stop, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4. A versão Vivace 1.0 de duas e de quatro portas mantém o desenho atual.

Se por fora as mudanças passam despercebidas para os menos atentos, o mesmo não se pode dizer do interior que é todo novo. O painel está com desenho bem mais agradável com linhas que remetem as usadas no Palio e Punto. Os comandos dos vidros elétricos não estão mais alojados no painel e agora ficam nas portas. Aliás, desta vez o Uno contará com a opção de vidros elétricos traseiros.

Item inédito é a nova central multimídia, uma pena ela não ser sensível ao toque.

 Além do Start&Stop, uma boa novidade mecânica será o câmbio Dualogic Plus, que será ofertado como opcional. A particularidade é que ela não é operada por alavanca, mas sim por botões no painel (como no Alfa Romeo 4C), o que meio que obriga o modelo a ter borboletas atrás do volante para trocas sequenciais. Todos os modelos com motor 1.4 usarão esse sistema.

Fotos | Fiat/divulgação

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.