Primeira volta: Toyota Corolla Cross 2025 evolui onde precisava
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Versão GR-S não seguiu as demais versões, seguido com o mesmo para-choque que estreou em março de 2022 no mercado brasileiro
A Toyota apresentou o Corolla Cross 2025 com mudanças visuais externas e internas. As versões com o sistema híbrido não tiveram aumento de preços, já as opções com o motor 2.0 Flex tiveram seus valores reajustados.
Confira quais são os preços de toda as versões do SUV médio:
XR 2.0 Flex CVT – R$ 164.990
XRE 2.0 Flex CVT- R$ 178.590
XRX 2.0 Flex CVT – R$ 191.790
GR-S 2.0 Flex CVT – R$ 197.990
XRV 1.8 HEV – R$ 202.690
XRX 1.8 HEV – R$ 210.990
As mudanças no Corolla Cross 2025 foram bem positivas. A Toyota atualizou os pontos mais críticos apontados por seus clientes. A principal era o freio de estacionamento acionado pelo pé, agora desde a versão de entrada XR, o SUV tem sistema eletrônico com função Auto Hold.
A partir da versão XRE, o SUV médio tem quadro de instrumento digital com tela de 12,3” e carregador de celular por indução.
Por dentro, o acabamento do Corolla Cross 2025 reestilizado mantém o bom nível do modelo anterior. Há partes emborrachadas no painel e forrações de porta. Nas versões mais caras, o painel agora tem aplique com material sintético na cor cinza, mas os bancos e parte das forrações de porta, seguem com o tom bege.
Alguns podem questionar o escapamento aparente, mas esse detalhe em boa parte incomoda mais que não é cliente da marca que os próprios donos do Corolla Cross. É uma questão estética que não afeta o funcionamento do carro.
Por fora, o novo para-choque dá um visual mais bonito ao SUV, na linha anterior, a peça não casava com o carro. A solução adotada no para-choque com a grade integrada deixou o Corolla Cross 2025 mais bonito. No entanto, o Corolla Cross GR-S manteve o mesmo conjunto visual de sua estreia em 2022.
Em versões mais caras, o SUV ganhou faróis com novos elementos internos com luz de mudança de direção sequencial. Nas demais, o conjunto de luz principal não teve mudança.
De lado, todas as versões receberam rodas de 18” de liga, mas as opções XRX e XRX Hybrid contam com desenho exclusivo.
Na traseira, a única mudança do Toyota Corolla Cross é no arranjo do conjunto de luzes. Mas o sistema de abertura da tampa do porta-malas é automático nas versões XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid. Ele pode ser acionado pelo pé, chave ou por um comando na tampa.
Andando
No curto test-drive realizado com o Toyota Corolla Cross 2025, notamos que o SUV mantém o bom rodar, que privilegia o conforto a bordo. A suspensão mantém seu bom acerto.
Em termos dinâmicos, o bom torque combinado do motor 1.8 com os dois elétricos é destaque nas versões híbridas, o Corolla Cross 2025 não tem desempenho extraordinário com o conjunto, mas em condução familiar, ele atende muito bem, principalmente nas ultrapassagens em pista simples.
Já o motor 2.0 Flex que perdeu alguns cavalos de potência segue proporcionando um desempenho mais empolgante para o SUV. Não espere um comportamento esportivo, mas pelo menos há mais emoção na condução.
No entanto, em rotações mais altas, o barulho de funcionamento do motor invade bem a cabine.
Motores do Toyota Corolla Cross 2025
Nas versões XR, XRE, XRX e GR-S, o Toyota Corolla Cross segue com o motor flex 2.0 Dynamic Force que fornece 175 cv e torque de 20,8 kgfm com etanol no tanque. Como novidade, o motor recebeu o sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery). Ele segue ligado ao câmbio CVT Direct Shift que simula dez marchas.
Já as versões híbridas flex são a XRX Hybrid e a XRV que seguem equipadas com o motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, que entrega 101 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina, com 14,5 kgfm de torque (com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, garantindo respostas rápidas e condução aprimorada.
Já o câmbio é o CVT Hybrid Transaxle, que opera por meio de planetária com engrenagem, eliminando perdas e atritos.
Em dados aferidos pelo Inmetro, o Toyota Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade.
Itens de série
Confira todos os itens de série do SUV:
Corolla Cross XR
A versão de entrada do SUV conta com todos os itens abaixo:
2 entradas USB traseiras (carregamento)
4 alto-falantes e 2 tweeters
Alças internas no teto, dianteiras e traseiras (com porta-cabides nas traseiras)
Ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro
Banco do motorista com regulagem para seis ajustes: altura, distância e inclinação
Banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes: distância e inclinação
Banco traseiro bipartido, rebatível 60:40 e reclinável
Chave com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme
Cobertura retrátil do porta-malas
Coluna de direção com regulagem manual de altura e profundidade
Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 7,0” de alta resolução)
Conexão USB no painel central (Info + carregamento)
Console central com dois porta-copos
Controle de velocidade de cruzeiro adaptatvo (Adaptive Cruise Control – ACC ) para todas as velocidades
Direção eletroassistida progressiva (EPS)
Entrada de 12V no decansa braço (carregamento)
Espelhos retrovisores externos na cor de veículo, eletro-retráteis com regulagem elétrica, pisca integrado e rebatimento automático ao fechar o
veículo
Espelhos retrovisores externos na cor preta, eletro-retráteis com regulagem elétrica, pisca integrado e rebatimento automático ao fechar
Faróis LED
Faróis com acendimento automático, ajuste de altura elétrico e função “siga-me”
Freio de estacionamento eletrônico (Electronic Parking Brake – EPB) e função Hold
Gancho organizador do porta-malas (2 ganchos de capacidade máx. de 2kg)
Indicador de direção econômica no painel de instrumentos Hybrid System Hybrid System Eco Driving Eco Driving Eco Driving Eco Driving
Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.