InícioCaminhõesVolvo caminhõesNovos Volvo FH, FM e FMX já são produzidos em série no...

Novos Volvo FH, FM e FMX já são produzidos em série no Paraná

- publicidade -
- publicidade -

Produção em série dos novos caminhões da marca sueca começaram no dia 25 de outubro.

A Volvo iniciou no dia 25 de outubro a produção em série dos novos caminhões FH, FM e FMX em seu complexo industrial instalado em Curitiba (PR). Para produzir as novidades, a marca aperfeiçoou os conceitos de Indústria 4.0.

A fábrica recebeu avanços na digitalização dos processos produtivos, robótica avançada, uso intenso de tecnologias de dados, além de simulação e realidade virtual para desenvolvimento dos processos e das pessoas.

A marca diz que a fábrica instalada em Curitiba (PR) já contava com processos automatizados e elevada qualidade de produção que a distingue até mesmo dentro do Grupo Volvo. Drones são responsáveis pelo inventário de peças no estoque, estações de produção digitalizadas, análise e simulação virtual de produtos e processos, ou mesmo a movimentação autônoma de materiais para o abastecimento da linha por AGVs (automated guided vehicles) – pequenos veículos autoguiados que trafegam pela fábrica sem a interferência humana –  há muito fazem parte da rotina fabril.

LEIA TAMBÉM:

A chegada dos novos Volvo FH, FM e FMX a variabilidade da linha aumentou. Há mais de duas mil possibilidades de configurações distintas. A inteligência aplicada na produção permite sincronia de todos os processos.

Entre as novidades, está a adaptabilidade da linha para atender a conectividade ainda maior dos novos caminhões. O pacote de softwares dos veículos já é carregado nas operações de pré-montagem, por meio de um link dedicado, reduzindo para minutos o que poderia levar horas.

São três fábricas no complexo industrial da Volvo em Curitiba (PR). Lá estão a fábrica de motores e transmissões, a de cabines e a linha de montagem dos veículos. Todas trabalham de forma sincronizada, de maneira que no ingresso de um novo pedido de produção cada chassi é identificado por sistemas inteligentes que monitoram o trabalho dos vários pontos de manufatura da fábrica.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -