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Hatches de entrada já batem 100 mil

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Na escalada de preços, modelos compactos encostam nos seis dígitos, enquanto outros passam da cifra com certa folga

Por Fernando Miragaya

Você é daqueles que, quando vai comprar um carro 0 km, faz um planejamento certinho? Se programa com antecedência, separa dinheiro ao longo dos meses e faz uma relação com despesas para a aquisição do veículo em determinada data? Pois o mercado automotivo tem furado sua planilha nos últimos tempos, né?

Os reajustes sistemáticos e frequentes nas tabelas das marcas de automóveis têm assustado os consumidores. Ainda mais quando vemos hatches de entrada que já batem os R$ 100 mil. E não são poucos os casos de compactos que encostam ou passam dos seis dígitos.

Claro que falamos de hatches de entrada que chegam perto dos R$ 100 mil em suas versões mais completas e com vários opcionais. E também dos chamados compactos premium. Mesmo assim, muitos desses são os modelos iniciais de suas respectivas marcas – ou seja, são a porta de entrada do fabricante para muitos clientes.

E falamos de R$ 100 mil, uma faixa de preço que, dois anos atrás, era ocupada por boa parte dos SUVs compactos em suas configurações topos de linha. Ou mesmo por opções intermediárias de sedãs médios.

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Relacionamos os hatches de entrada que batem R$ 100 mil ou passam dessa cifra. Consideramos os preços apurados nos sites das montadoras na última semana de outubro. Ou seja: fique atento, pois amanhã já pode ter ficado mais caro – e furado, mais uma vez, o seu Excel todo bonitinho.

Chevrolet Onix Turbo Premier 2

  • Preço inicial: R$ 97.290
  • Com opcionais: R$ 98.890

A opção mais cara do compacto da General Motors já custa mais de R$ 97 mil no site da Chevrolet. Detalhe que, no lançamento desta nova geração do Onix, há exatos dois anos, esta mesma versão Premier 2 custava R$ 72.990, ou seja, ficou 33% mais cara neste período.

A configuração é a mais completa da linha e a única que recebe sensor de ponto cego, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento automático Park Assist, bancos com revestimento premium e interior com acabamento bicolor. A cor metálica soma mais R$ 1.600 e faz o Onix Premier 2 chegar a R$ 98.890.

Fiat Argo HGT 1.8 AT

  • Preço inicial: R$ 94.890
  • Com opcionais: R$ 106.240

Tudo bem que o Argo não é propriamente o hatch de entrada da marca italiana. Tem o Mobi e o Uno (este já no corredor da morte). Mas o modelo, em sua versão topo de linha e com apelo mais esportivo, custar quase R$ 95 mil é simplesmente assustador. E passa fácil dos R$ 100 mil com mais equipamentos.

Nesse caso, não falamos de itens supérfluos apenas. O Kit HGT Full de opcionais soma mais R$ 6.090, por exemplo, e agrega ar digital, câmera de ré, carpete, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente, sensores de chuva e crepuscular, espelho interno eletrocrômico, aletas no volante para troca de marchas e controle de cruzeiro.

Os airbags laterais são pagos à parte (R$ 3.290). Se quiser deixar o carro mais descolado, com pintura bicolor, a conta será de R$ 1.020. Ou seja, com tudo a que tem direito, o Fiat Argo HGT passa dos R$ 106 mil.

Honda Fit EXL

  • Preço inicial: R$ 101.000

O monovolume é o hatch de entrada da marca japonesa no Brasil e sempre foi considerado caro. Nem admira sua versão mais completa passar dos R$ 100 mil. Admira é que esta opção nem se sobressaia muito na gama em termos de itens de série.

O conjunto mecânico é o mesmo de quase toda a linha: motor 1.5 de 116/115 cv com câmbio CVT. De diferente em relação ao modelo EX, que custa (ainda) salgados R$ 94.500, recebe apenas faróis de LED, bancos de couro e seis airbags, em vez de quatro bolsas.

O Honda Fit vai dar adeus em breve do país. Uma nova geração roda lá fora, mas não será feita aqui. Porém, não se anime. O City hatch – que teoricamente vai substituir o monovolume – não deve ter preços muito diferentes do seu “antecesssor”.

Hyundai HB20X Diamond 1.6 16V AT

  • Preço inicial: R$ 97.590
  • Com opcionais: R$ 98.490

A variante aventureira do hatch da marca sul-coreana é a que alcança as maiores cifras dentro de toda a linha Hyundai HB20. Pior que nem recebeu – ainda – o motor 1.0 TGDI turbo de 120 cv. O HB20X é o único hatch dentro da fábrica de Piracicaba (SP) a manter o 1.6 16V aspirado da família Gamma.

A Diamond é a opção mais completa das três disponíveis do aventureiro. Pelo menos, recebe alerta de colisão com frenagem de emergência, sensor de permanência na faixa, controles de estabilidade e tração, mas mantém os quatro airbags. Com alguma cor diferente, pode chegar a R$ 98.500.

Peugeot 208 Allure 1.6 AT

  • Preço inicial: R$ 101.990
  • Com opcionais: R$ 103.880

Só um alerta: essa não é a configuração mais cara da nova geração do Peugeot 208 com motor a combustão, já que a Griffe começa em R$ 104.990. Tudo bem que, em relação à Active, versão imediatamente abaixo, a Allure tem câmera de ré, carregador de celular por indução, ar automático, chave presencial e descansa-braço dianteiro.

Mesmo assim, não justificam os R$ 9 mil cobrados a mais, tampouco ser o hatch de entrada da marca francesa no Brasil e passar dos R$ 100 mil. Até porque o motor é o mesmo de quase toda a linha do compacto: 1.6 16V aspirado de 118/115 cv com câmbio automático de seis marchas.

Renault Stepway Iconic 1.6 Xtronic

  • Preço inicial: R$ 100.490
  • Com opcionais: R$ 101.990

Mais um aventureiro que faz um hatch de entrada passar dos R$ 100 mil. Alguns vão defender o carro, dizendo que o Stepway agora é um modelo à parte, mas a base é o Sandero. Também vão lembrar do Kwid, só que é um subcompacto, e não vamos esquecer que, por anos, o Sandero foi o modelo mais popular da Renault no Brasil.

Noves fora isso, o fato é que o Stepway sair por mais de R$ 100 mil é desolador. A Iconic custa mais de R$ 10 mil que a Zen para receber câmbio automático do tipo CVT, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado automático, retrovisores elétricos bancos com revestimento premium.

Toyota Yaris XS 1.5 AT

  • Preço inicial: R$ 98.790

Com o fim do Etios em abril deste ano, o Yaris tornou-se a porta de entrada da marca japonesa no Brasil. Uma porta cara, diga-se de passagem. A variante XS Connect com motor 1.5 aspirado e câmbio CVT de sete marchas simuladas custa a partir de R$ 98.790. Só que ela não é a mais cara.

A XLS vem logo a seguir e é a topo de linha. O preço sugerido no site da Toyota é de R$ 104.760. De diferente em relação ao restante da linha, luzes diurnas e lanternas de LEDs, teto-solar, e airbags laterais e do joelho do motorista.

Volkswagen Gol 1.6 AT

  • Preço inicial: R$ 83.390
  • Com opcionais: R$ 92.430

O antigo popular da Volkswagen, quando completo de tudo, é um hatch de entrada que bate nos R$ 100 mil. O Gol dotado de câmbio automático e motor 1.6 16V de 120/110 cv pode chegar perto de R$ 93 mil com cor metálica paga por fora e equipamentos bacanas só possíveis com o pacote Urban mais recheado.

O kit de opcionais custa R$ 7.430 e adiciona itens funcionais que são encontrados em modelos mais baratos. Como, por exemplo, computador de bordo, chave tipo canivete com alarme remoto, luzes de leitura na frente e atrás, volante com regulagens de altura e profundidade, vidros e retrovisores elétricos e som com quatro alto-falantes.

Com o fim do VW Fox, o Gol passou a ser o hatch de entrada da Volks no mercado brasileiro. E como deve sobreviver até a chegada de uma nova leva de crossovers urbanos compactos, prevista para 2023, deve passar fácil dos R$ 100 mil se a escalada de preços continuar nesse ritmo.

Volkswagen Polo Highline 200 TSI

  • Preço inicial: R$ 108.020
  • Com opcionais: R$ 109.605

Tudo bem que o Polo já é um compacto considerado premium, com o consagrado motor TSI turbo de 128/116 cv, mas custar quase R$ 110 mil na variante Highline é algo meio sem sentido – não é nem a topo de linha, função que cabe à versão esportiva GTS, com motor 1.4 de 150 cv.

Se serve de consolo, o Polo Highline pelo menos tem itens legais a mais que a Comfortline (que está longe de ser barata, já que custa mais de R$ 98 mil). A configuração recebe câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, espelho eletrocrômico, paddle-shift, retrovisores rebatíveis eletricamente, detector de fadiga, sensores de chuva e de luminosidade, couro, ar automático, controle de cruzeiro, monitoramento dos pneus e luzes diurnas.

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