Comportamento dinâmico é destaque do Versa Advance. Há muitos itens de segurança e conforto. Beleza das linhas é unanimidade, mas desempenho nem tanto. Leia o teste
Por Paulo Eduardo
Se carro conquista pela beleza, Nissan Versa convence pelas linhas da carroceria. A versão Advance está posicionada abaixo da mais equipada Exclusive. Não vem com alerta de ponto cego nem frenagem autônoma de emergência, e câmera 360 graus.
Porém, está equipada com seis airbags (laterais dianteiros e de cortina), incluindo do duplo frontal obrigatório por lei, controles de tração, de estabilidade e assistente de partida em rampa. E muitos itens de conforto e conveniência.
Se o Versa convence por fora, o interior também é agradável. Painel central de linhas limpas e um aplique de cor clara na parte frontal quebra a monotonia do tom cinza escuro. Usa plásticos duros também nos forros de portas. Montagem e encaixes são benfeitos.
Destoa em acabamento o prime no compartimento do motor e sob o forro do porta-malas, que é enorme. Pode ser aberto por comando interno ou na tampa. Encosto fracionado (1/3 e 2/3) do banco traseiro possibilita levar objetos e ocupantes. O acabamento restante está correto.
Comandos estão bem posicionados para o bem da ergonomia e bancos dianteiros com tecnologia gravidade zero têm ótima anatomia. Não provocam cansaço em percurso longo.
Volante tem ótima pega, revestido com material rugoso para evitar deslize das mãos, e coluna de direção conta com regulagens em altura e distância. Posição excelente de dirigir. Há comandos de áudio, fone, computador e voz no volante.
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Porém, comandos no volante requer tirar os olhos da via para acioná-los. Contraria também a ergonomia ter que abaixar para acesso ao banco traseiro. Além disso, a caída do teto na traseira limita o espaço, que é bom para pernas e ombros, para a cabeça dos ocupantes. O carro fica mais bonito e menos prático.
Quadro de instrumentos é digital e configurável. Tela do sistema multimídia é de sete polegadas, compatível com Apple e Android. Há três portas USB, sendo duas para os ocupantes do banco traseiro. Há porta-objeto em diversas partes do habitáculo.
Carroceria está mais rígida e também reforçada na coluna B (central), no teto e na área de fixação das portas abaixo das colunas A (dianteiras). Interior silencioso mesmo sobre piso de calçamento irregular. Há material isolante no painel, capô e nas colunas A.
Na mecânica, a nova calibragem da direção com aumento da rigidez da coluna de direção em 30% e também o ângulo do cáster no mesmo percentual deixam o carro mais ágil nas mudanças de direção.
A suspensão traseira teve estrutura reforçada e os batentes de poliuretano em vez de borracha diminuem a rolagem da carroceria. Essa sensação é sentida nas mudanças de faixa e em curvas fechadas quando a carroceria se movimenta muito pouco. Excelente o comportamento dinâmico do Nissan Versa Advance.
A direção bem calibrada com leveza em manobra e firme em velocidades mais altas transmite muita segurança ao motorista. Diâmetro de giro declarado pelo fabricante é de 10,6 metros. Parece maior pelo número de manobras em espaço apertado.
Freios muito bons em simulação de emergência, imobilizando o carro em espaço de segurança. Limpadores de para-brisa cumprem bem a função e os lavadores também.
Faróis com luz de halogênio têm regulagem elétrica de altura de facho, importante em carro de porta-malas grande e voltado para família. Facho baixo tem bom alcance e o alto também. Porém, a iluminação não tem a eficiência da luz em LED.
É limitado o desempenho proporcionado pelo motor 1.6 totalmente de alumínio que usa corrente de distribuição em vez de correia dentada. A corrente dispensa manutenção. Porém, o torque é baixo, e as retomadas (ultrapassagem) são lentas.
O câmbio CVT de infinitas relações de transmissão tem opção de redução nas teclas L (low) e Sport. Ambas podem ser utilizadas para elevar as rotações do motor seja para vencer aclives ou como para freio-motor na descida. Em baixa velocidade, usa-se a L e em alta, a Sport.
A função denominada D-Step melhora a sensação de aceleração com mudança de marcha em alta rotação. Nem tudo isso é suficiente para colocar o desempenho no mesmo patamar do restante do carro. Faltam força e fôlego. A 120 km/h no modo D, o motor gira a 2.000 rpm e no modo Sport, a 3.500 rpm. Aumento significativo de rotações.
O consumo médio registrado no computador de bordo com etanol foi de 5,5 km/l na cidade e de 10,5 km/l na estrada.
A versão Advance não tem opcional. Preço sugerido é de R$ 92.990. A pintura metálica custa R$ 1.450. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Ficha técnica Versa Advance 1.6
Motor
De quatro cilindros em linha, 1.598 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, de 114 cv (etanol/gasolina) de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm (e/g) a 4.000 rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT de infinitas relações
Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,6 metros
Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; ABS, VDC (controles de tração de estabilidade) e HSA (assistente de partida em rampa)
Suspensão
Dianteira, independente, com barra estabilizadora, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo, 13,83 centímetros; ângulos de ataque/saída (graus), 16,4/19,9
Rodas/pneus
6,5×16” de liga leve /205/55R16
Peso
1.122 kg
Carga útil (passageiros+ bagagem)
522 kg
Dimensões (metro)
Comprimento, 4,495; largura, 1,74; altura, 1,465; distância entre-eixos, 2,62
Capacidades (litro)
Porta-malas, 482; tanque, 41
Desempenho
Velocidade máxima, 180 km/h (e)/(g); aceleração até 100km/h, 10,7 segundos (e/g)
Consumo (km/l)
Urbano, 8 (e)/11,7 (g); estrada, 10 (e)/13,9 (g)