Sedã pequeno derivado do Gol passa a ser equipado com cinto de três pontos no assento central traseiro. Voyage 2021 tem somente equipamentos básicos de segurança. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

Lançado em 1981, o sedã compacto derivado do Gol teve a produção interrompida em 1995. Voltou em 2008 usando a plataforma PQ24. E passou por reestilizações. Voyage tem público cativo. Neste ano, venderam-se 8.496 unidades do Voyage até julho, sendo 1.537 unidades para pessoa física. A maioria das vendas foi para pessoa jurídica (produtor rural, PCD), denominada de venda direta.

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Confiabilidade e robustez mantêm o Voyage no mercado. As linhas conservadoras e limpas atraem compradores em busca do simples. Depois do câmbio automático de seis marchas e três apoios de cabeça no banco traseiro na linha 2019, é hora de equipá-lo com cinto de três pontos no assento central traseiro. Exigência da legislação para continuar à venda no Brasil como modelo 2021.

Linhas da carroceria limpas e sem rebuscamento continuam no interior. Painel simples de plástico duro e linhas retilíneas. Quadro de instrumentos de grafismo bonito e de leitura imediata, com informações do computador entre velocímetro e conta-giros. E mantém o importante indicador de temperatura do motor.

Tela multimídia localizada onde normalmente fica o sistema de áudio. Porta-luvas sem luz contrasta com a boa iluminação interna (opcional), inclusive no banco traseiro. Volante revestido em couro com comandos de áudio, telefone, computador, e aletas para troca de marcha, é um dos muitos opcionais do Voyage 2021.

Acesso fácil aos comandos, exceto dos vidros um pouco recuados na porta do motorista e os traseiros no painel central acima da tela multimídia. Encosto do banco traseiro rebate totalmente. Não é fracionado. Assim, não há como dividir espaço entre bagagem e ocupante.

Porta-malas grande é um dos trunfos da carroceria sedã, apesar da pouca abertura inviabilizar a colocação de objetos grandes, como caixas. Pode ser aberto por comando na chave ou na fechadura da tampa.

Espaço limitado tanto atrás quanto na frente. Três adultos viajam apertados no banco traseiro do Voyage 2021. Número limitado de porta-objeto no interior revela idade do projeto. Boa visibilidade com ajuda de retrovisores bem dimensionados.

Volante tem boa pega, revestido corretamente com material que evita deslizamento das mãos, e coluna de direção tem regulagem de altura e de distância. Banco do motorista tem regulagem de altura. Incomoda a anatomia ruim dos bancos, com assento curto e encosto pouco confortável.

Direção com assistência hidráulica tem boa calibração em movimento. O peso é sentido somente na manobra. Faróis halógenos iluminam bem e facho baixo tem alcance satisfatório. Limpador do para-brisa deixa pequena área sem limpar no canto superior esquerdo. Palhetas não são de silicone. Lavador atinge apenas a metade do para-brisa para baixo.

Suspensão bem calibrada

O Voyage 2021 tem comportamento dinâmico previsível e suspensão bem calibrada. Rodar um pouco duro sobre irregularidades se deve aos pneus de perfil baixo (55). Boa altura do solo possibilita rodar sem se preocupar muito com a parte inferior.

Câmbio automático de seis marchas tem bloqueio eletrônico do diferencial, que ajuda na curva ao frear as rodas internas e transferir mais torque para as externas à curva. Freios eficientes em emergência, com a frente abaixando um pouco.

Trocas de marchas do câmbio automático com conversor de torque são rápidas e ocorre redução à medida que a velocidade diminui. Na tecla S as trocas se dão em rotações mais altas e pode ser usada como freio motor na descida. A calibração do câmbio com o motor exige até acelerar para o carro entrar em movimento em manobra. Não há movimentação brusca.

Motor é ruidoso

Porém, o conjunto motor/câmbio é ruidoso em rotações mais altas. Falta isolamento acústico sob o capô para diminuir o desconforto auditivo. Às vezes, ocorrem trancos, principalmente ao passar do modo D para R em manobra.

O motor 1.6 com cabeçote multiválvulas tem boa elasticidade e a relação peso/potência de 8,8 kg/cv abastecido com etanol favorece o bom desempenho do VW Voyage 2021. Há ligeira hesitação nas retomadas quando se pressiona totalmente o acelerador. Característica do câmbio automático com conversor de torque. O carro fica mais rápido no modo esportivo (S).

Consumo registrado no computador de bordo com etanol foi de 10 km/l na estrada com ar ligado e de 7,8 km/l na cidade, sem uso do ar-condicionado.

O VW Voyage 2021 custa caro como todo carro vendido no Brasil. Sem opcionais, R$ 70.390. Ar-condicionado e direção com assistência hidráulica são de série. Freios ABS e airbag duplo frontal são obrigatórios por lei.

Opcionais

O pacote Urban, que custa R$ 3.480, inclui computador de bordo, alarme, sensor de estacionamento traseiro, luzes de leitura dianteiras e traseiras, chave com comando remoto, ajustes de altura e distância da coluna de direção, rodas de liga, travamento elétrico das portas, vidros elétricos, tampa do porta-malas com fechamento elétrico, entre outros.

O pacote Composition Touch inclui alto-falantes e tweeters, sistema de som e volante multifuncional. Custa R$ 2.310. Pintura metálica custa R$ 1.610 e a sólida vermelha, R$ 500. Pinturas nas cores preta e branca não são cobradas. Preço sugerido, com pintura metálica, é de R$ 77.790. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica VW Voyage 2021

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.598 cm³ de cilindrada, flex, de 120 cv (etanol)/110 cv (gasolina) de potências máximas a 5.750 rpm e torques máximos de 16,8 kgfm (e)/15,8 kgfm (g) a 4.000 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,9 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; sólido na traseira

Suspensão

Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção, com braços longitudinais; altura do solo, 16,2 centímetros

Rodas/pneus
6×15” de liga leve/195/55R15

Peso
1.058 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
462 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,213; largura, 1,656; altura, 1,464; distância entre-eixos, 2,46

Capacidades (litro)
Porta-malas, 480; tanque, 55

Desempenho
Velocidades máximas, 190 km/h (e)/184 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 10,2 segundos (e)/ segundos (g) 10,8

Consumo (km/l)
Cidade, 11,1 (g)/8 (e); estrada, 14,3 (g)/10,1 (e) 

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