Cronos Precision 2021 tem de série ar-condicionado digital e destravar portas e dar a partida sem chave. Preço passa de R$ 100 mil com todos opcionais.  Leia o teste

Por Paulo Eduardo

As novidades da versão Precision do sedã compacto do Argo na linha 2021 são relativas ao conforto. Ar-condicionado digital com regulagem independente de temperatura para motorista e passageiro e destravar as portas e dar a partida sem uso de chave.

Sensores de presença nas maçanetas dianteiras e na tampa do porta-malas destravam as portas e a tampa do porta-malas com toque dos dedos. Para dar a partida, basta apertar o comando no local onde tradicionalmente é colocada a chave de ignição.

Entre os itens de série, estão rodas de liga de 16 polegadas, volante forrado em couro com aletas para troca de marchas, controle de velocidade automático, retrovisores com ajuste elétrico, faróis de neblina, encosto de braço para motorista e regulagem da coluna de direção em distância e altura.

O Cronos Precision 2021 está equipado com controles de tração, de estabilidade e assistente de partida em rampa. Câmbio é automático de seis marchas com conversor de torque.

A linha 2021 traz o novo logotipo de Fiat. Frisos cromados nas duas entradas de ar do motor, na parte inferior das portas, além das maçanetas cromadas. No habitáculo, há cromados emoldurando as cinco saídas de ar-condicionado.

O Cronos mantém o visual desde o lançamento. A sensação de traseira alta se deve ao aplique de plástico preto na metade do para-choque para baixo. É como se fosse o salto alto do automóvel. Da metade para cima o para-choque tem a cor da carroceria.

Interior tem acabamento simples com plástico duro no painel central. Montagem e encaixes benfeitos. Bancos são forrados em tear fino. Encostos e assentos dos bancos dianteiros têm suporte lateral para prender o corpo.

Assentos curtos tanto dianteiros quanto traseiro não apoiam devidamente as pernas. Destoam no acabamento as pontas de parafuso salientes na dobradiça central das portas. Interior silencioso mesmo sobre piso de calçamento irregular.

Quadro de instrumentos de fácil visualização inclui o importante indicador de temperatura da mistura de água e etilenoglicol de arrefecimento do motor.

Restante dos comandos tem boa visualização noturna. Falta a iluminação das marchas no console central. A marcha engatada é mostrada no alto do quadro de instrumentos. Porta-malas e porta-luvas têm iluminação.

Abaixar para acessar o banco traseiro é um deslize em ergonomia juntamente com comandos recuados dos vidros traseiros na porta do motorista. Há uma porta USB para o banco traseiro, outra na frente, além de uma tomada de 12 volts e uma auxiliar.

A tela tátil da central multimídia é de sete polegadas. Sistema compatível com Android e Apple. Há Bluetooth e reconhecimento de voz.  Computador de bordo informa consumo, autonomia, tempo de percurso, entre outros.

Porta-malas enorme pode ser aberto por comando na chave ou na tampa. Encosto do banco traseiro fracionado (1/3 e 2/3) viabiliza levar objetos e um ou dois passageiros.

Volante tem boa pega, reúne comandos de som, computador, controle de velocidade e telefone. É forrado corretamente em couro rugoso, que não provoca deslizamento das mãos. Coluna de direção é regulável em altura e distância.

Direção com assistência elétrica do Cronos Precision 2021 tem boa calibragem, sendo leve em manobra e com peso adequado em velocidade mais alta. Diâmetro de giro pequeno (10,5 metros) facilita manobra em espaço apertado.

Suspensão tem boa calibragem, com rolagem moderada da carroceria em curva, mas pneu de perfil 55 contribui para transferir as imperfeições do piso para dentro, principalmente nas ondulações.

No piso liso, o rodar é confortável e a boa altura do solo (16,5 cm) permite trafegar em piso ruim sem esbarrar a parte debaixo. Comportamento dinâmico é previsível.

O motor 1.8, que tem bloco de ferro e cabeçote de alumínio, usa corrente de distribuição, que dispensa manutenção, em vez de correia dentada. Desempenho é bom para um sedã tanto em aceleração quanto nas retomadas, caso de ultrapassagem.

Melhor com etanol, pois o torque é maior em relação à gasolina. São 19,3 kgfm etanol contra 18,7 kgfm com gasolina. A diferença de potência é menos significativa: 139 cv etanol e 135 cv gasolina.

A relação peso/potência de 9,1 kg/cv é boa para o bom desempenho, mas consumo no trânsito pesado da cidade não foi além de 5 km/l com etanol. Foi registrada média de 9,5 km/l pelo computador de bordo na estrada. Ambas as medições com ar-condicionado desligado.

Trocas manuais do câmbio automático de seis marchas são por meio da alavanca ou por aletas no volante. Trocas perceptíveis com trancos leves. Nem sempre ocorre redução na descida. Para aproveitar o freio-motor, reduz-se a marcha manualmente.

Freios muito bons em emergência, com parada em espaço razoável. Limpadores e lavadores do para-brisa são eficientes. O facho baixo do farol tem alcance curto, sendo necessário lampejar o alto, que ilumina muito bem, mas ofusca os que estão à frente ou no outro sentido.

Retrovisores grandes proporcionam boa visibilidade. Sente-se a falta da câmera de ré, que faz parte de dois pacotes de opcionais.

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O pacote Precision Full tem preço de R$ 5.610 e inclui também pneus de perfil mais baixo (50) nas rodas aro 17, sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré, airbags laterais dianteiros, além do retrovisor interno eletrocrômico.

O pacote Precision Plus inclui câmera de ré, rodas aro 17 e revestimento dos bancos em material sintético. É vendido por R$ 3.610. A pintura metálica custa R$ 1.890.

Com todos opcionais, o preço do Fiat Cronos Precision 2021 é de R$ 101.450. Sem opcionais e com pintura na cor preta é de R$ 90.790. Pagam-se R$ 990 pela pintura na cor vermelha sólida.

Caro como são todos os carros à venda atualmente no Brasil. Perda do poder aquisitivo com a desvalorização do real torna distante o sonho do carro novo.

Ficha técnica Cronos Precision 2021

Motor
De quatro cilindros em linha, flex, 1.747 cm³ de cilindrada, com potências de 139 cv (etanol) e 135 cv (gasolina) a 5.750 rpm e torques máximos de 19,3 kgfm (etanol) e 18,7 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; ; altura do solo, 16,4 centímetros

Rodas/pneus
6×16” de liga leve /195/55 R16

Peso
1.271 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
413 kg

Capacidades (litro)
Tanque, 48; porta-malas, 525

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,36; largura, 1,73; altura, 1,52; distância entre-eixos, 2,52

Desempenho
Velocidades máximas, 181,5 km/h (etanol) e 176 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 9,9 (etanol) e 10,8 (gasolina)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,2 (e) e 10,3 (g); estrada, 9,6 (e) e 13,3 (g)

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