Importado do México, novo Nissan Versa Exclusive 1.6 2021 tem equipamentos importantes de segurança na versão mais cara. Espaço interno aumentou

Por Paulo Eduardo

A nova geração do Nissan Versa está com linhas da carroceria atualizadas na dianteira e completada pelo estilo fastback na traseira. Mais espaço interno com aumento da distância entre-eixos, quase cinco centímetros a mais na largura e três centímetros no comprimento.

Modelo vindo do México tem o principal mercado nos EUA. Esse é o motivo pelo qual não será, por enquanto, produzido no Brasil.

Estrutura reforçada da carroceria para melhor resistência a impactos. Está equipado com airbags laterais nos bancos dianteiros, de cortina, além de controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

O Nissan Versa Exclusive 1.6 2021 tem alerta de ponto cego, de colisão frontal com frenagem automática, se o motorista distrair, de tráfego cruzado traseiro e detector de movimento. São quatro câmeras: duas nas laterais, uma na dianteira e outra na traseira. É possível monitorar 360 graus.

Se o Versa convence por fora, o mesmo acontece ao entrar no interior. Painel central de linhas limpas com aplique de material sintético na parte frontal para quebrar a monotonia da tonalidade cinza do polipropileno.

VEJA TAMBÉM:

Quadro de instrumentos com velocímetro analógico e tela TFT configurável com informações diversas dos itens de segurança, além de visualizar conta-giros e indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

Na parte central, abaixo das saídas de ar, fica a central multimídia com tela de sete polegadas que inclui GPS integrado, compatibilidade com Android e Car Play, assistência de voz, entre outros.

Há duas portas USB para a turma de trás. Na frente, há uma USB e uma tomada de 12 volts. Porta-luvas sem iluminação é de bom tamanho.

Chamam a atenção os bancos mais espessos da filosofia Gravidade Zero, os mesmos do Kicks. Apenas com regulagens de altura e longitudinal, têm boa anatomia e são confortáveis também em viagem.

Senão é a forração em material sintético do Versa Exclusive 1.6 2021, que sofistica o visual, mas não transpira. Quem sua é o ocupante. Entrar no banco traseiro requer abaixar por causa da caída do teto e limita espaço para cabeça se o ocupante tiver altura superior a 1,80 metro.

Porta-malas amplo, com acabamento ruim nas partes metálicas onde há apenas prime em vez de tinta. Falta tinta também em partes no compartimento do motor do Versa Exclusive 2021. Esse procedimento virou praxe na indústria automobilística.

Encosto fracionado (1/3 e 2/3) permite levar bagagem e ocupante. Abertura da tampa do porta-malas pode ser feita na chave, comando interno, ou nela. Muito prático.

A capacidade de carga do Versa Exclusive 1.6 2021 é de 513 quilos. É importante ter essa informação antes de adquirir um carro. Levam-se cinco ocupantes e muita bagagem. Há carros maiores que transportam pouco peso. Ar-condicionado é automático digital. 

Coluna de direção tem regulagem em altura e distância. Volante corretamente revestido em material rugoso está bem dimensionado e concentra alguns comandos. É preciso sempre tirar os olhos da via para acioná-los, o que contraria a ergonomia.

Ergonomia boa no Versa, com a maioria dos comandos ao alcance das mãos. Partida é por comando no console e pode-se entrar e sair do carro sem uso de chave.

Versa Exclusive 1.6 2021 é bom de manobra

A direção é leve em manobra, bem calibrada em alta e reage imediatamente ao menor movimento do volante. Bem direta. Diâmetro de giro divulgado de 10,6 metros parece maior ao exigir mais manobra em garagem. A sensação foi essa.

O comportamento dinâmico é muito bom com reações previsíveis. Curvas de baixa e alta são contornadas com pouca movimentação de carroceria. Conjunto está bem acertado.

A moda de roda grande e pneu de perfil baixo tornam o rodar desconfortável em ondulação, remendos e demais imperfeições do piso. A transferência é inevitável, pois o conjunto roda/pneu é mais metal do que borracha. Versa Exclusive 1.6 2021 usa roda 17 e pneu de perfil 50.

Freios ótimos param em espaço razoável e reação é imediata ao pressionar o pedal. Eficientes também os limpadores e lavadores do para-brisa. Faróis em LED iluminam bem, mas facho baixo tem alcance limitado. Há regulagem elétrica de altura do facho, que é fundamental com mais peso no carro para não ofuscar demais motoristas.

Retrovisores grandes proporcionam visibilidade adequada na estrada e alerta de ponto cego completa a segurança. Câmera de ré tem ótima definição.

O desempenho é de sedã familiar. A relação peso/potência de 9,9 kg/cv confere desempenho satisfatório sem pretensão esportiva. O motor 1.6 faz par com câmbio CVT. No modo Sport, o motor gira em rotações mais elevadas e o desempenho melhora.

A retomada de velocidade não é imediata, caso de ultrapassagem, quando o conjunto motor/câmbio hesita e passa a sensação de deslizar antes de o motor começar a encher. Conjunto é ruidoso em rotação elevada.

Computador registrou consumo de 5 km/l na cidade e de 10 km/l na estrada, ambos com etanol e ar-condicionado ligado.

A tecla L (reduzida) é usada também para vencer aclives íngremes. Tanto a função L quanto o modo Sport podem ser usados como freio-motor em descidas para não sobrecarregar os freios.

Nissan Versa Exclusive 1.6 2021 tem preço sugerido de R$ 94.790 e a garantia é de três anos sem limite de quilometragem. Cores metálicas custam R$ 1.450. Cores sólidas nas tonalidades preta e branca não têm custo.

Ficha técnica Versa Exclusive 1.6 2021

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.598 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, de 114 cv (etanol/gasolina) de potência máxima a 5.600rpm e torque máximo de 15,5 kgfm (e/g) a 4.000 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT de infinitas relações

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,6 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; ABS, VDC (controles de tração e estabilidade) e HSA (assistente de partida em rampa)

Suspensão
Dianteira, independente, com barra estabilizadora, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo, 14,33 centímetros; ângulos de ataque/saída (graus), 16,9/20,2

Rodas/pneus
7×17” de liga leve /205/50R17

Peso
1.131 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
513 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,495; largura, 1,74; altura, 1,475; distância entre-eixos, 2,62

Capacidades (litro)
Porta-malas, 482; tanque, 41

Desempenho
Velocidade máxima, 180 km/h (e)/(g); aceleração até 100km/h, 10,7 segundos (e/g)

Consumo (km/l)
Urbano, 8 (e) e 11,7 (g); estrada, 10 (e) e 13,9 (g)

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.