Versão de entrada da caminhonete está equipada com câmbio manual de seis marchas e não tem os mimos das versões mais sofisticadas. Consumo baixo é um dos destaques

Por Paulo Eduardo

Sistema de áudio, central multimídia, assistência elétrica de direção e câmbio automático não equipam a Frontier S 4×4, versão de entrada da picape média da Nissan. O que lembra o sistema de som é a antena no teto. O local abaixo das entradas de ar, onde ficaria o sistema multimídia, está vazio. Direção tem assistência hidráulica e o câmbio é manual de seis marchas.

Frontier S 4×4 tem identidade forte e linhas limpas. Faróis largos em vez dos estreitos e alongados em moda. Interior austero e bem acabado, exceto pontas de parafuso aparentes na dobradiça que liga as portas à carroceria.

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Caçamba sem protetor

Caçamba sem forração tem quatro ganchos para prender carga. Capota marítima na unidade avaliada é vendida como acessório. Não há proteção para cabine, que pode sofrer dano com carga alta. Tampa pesada da caçamba tem chave.

Volante sem comandos tem boa pega e coluna de direção é regulável somente em altura. Falta a de distância. Comandos estão posicionados corretamente. Vidros com acionamento elétrico, mas um toque na descida somente o do motorista. Retrovisores grandes. Lavador de para-brisa excelente, pois atinge todo o vidro. Limpadores eficientes. Interior bem iluminado, mas falta luz no porta-luvas.

Bancos forrados em tecido pecam pelo assento curto. Espaço bom para dois adultos no banco traseiro, que tem saída de ar condicionado. Há uma porta USB no porta-objeto entre os bancos e uma tomada de 12 volts à frente da alavanca de marchas.

Direção com assistência hidráulica tem boa calibragem em alta. Em manobra, não tem a leveza da assistência elétrica, mas o peso não exige força bruta. O diâmetro de giro (12 metros) torna menos penosa manobra em garagem apertada. Boa posição de dirigir com regulagem em altura do banco do motorista.

O desempenho da Frontier S 4×4 é inferior aos das demais versões pelos valores menores de potência e torque do motor com uma turbina. As outras versões são biturbo. Mesmo assim é muito bom, com 160 cv de potência e 41 kgfm de torque. Acelerações e retomadas convincentes com pouca carga. Computador registrou consumo de 7,7 km/l na cidade e de 14,5 km/l na estrada.

Bons ângulos de ataque, saída e rampa permitem rodar sem esbarrar a parte inferior em estrada de terra ruim e trilha. Boa é a desenvoltura no fora de estrada. Há controles de tração e de estabilidade, e de descida. Tração 4×4 é acionada por meio de comando assim como a reduzida.

O câmbio manual de seis marchas da Frontier S 4×4 tem engates precisos, mas requer firmeza. Não são leves como nos automóveis. Estão bem escalonadas as relações de marchas. Há indicador para a troca no momento ideal. No engate da marcha à ré, a alavanca deve ser posicionada bem à direita depois da sexta marcha. Pedal da embreagem bem posicionado não requer esforço da musculatura da perna.

Rodar sobre asfalto liso é confortável, mas sobre piso irregular e ondulações de terra ou asfalto a transferência gera desconforto com oscilação lateral. A suspensão traseira de eixo rígido não é conjugada com multilink, como afirma a Nissan. Há braços na suspensão traseira, que usa molas helicoidais em vez das semielípticas, mas… A multilink tem rodas independentes, o que não ocorre na Nissan Frontier.

Freios bons param em espaço razoável as mais de duas toneladas de peso com frente abaixando. Facho baixo do farol deveria ter alcance maior. Detalhe contraditório é a pressão de pneus indicada na etiqueta colada na coluna B diferente daquela indicada no manual do proprietário. Optamos pela indicação da etiqueta.

Quanto custa?

Frontier S 4×4 tem preço sugerido de R$ 159.990. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Frontier S 4×4

Motor
De quatro cilindros em linha, turbodiesel, 2.298 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 160 cv de potência máxima a 3.750 rpm e torque máximo de 41 kgfm de 1.500 rpm a 2.500 rpm

Transmissão
Tração 4×4 com reduzida e câmbio manual de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica; diâmetro de giro, 12 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, com barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, com barra estabilizadora; altura do solo, 23 centímetros

Rodas/pneus
7 x 16”, de liga leve/255/70 R16

Peso
2.030 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
1.005 kg

Tanque
 80 litros

Dimensões (metro)
Comprimento, 5,264; largura, 1,850; altura, 1,826; distância entre-eixos, 3,115

Capacidades
Ângulo de ataque/saída/inclinação máxima em subida, 30,3 graus/27,4 graus/23,2 graus; caçamba, 1.054 litros

Desempenho
Velocidade máxima, ND; aceleração até 100 km/h, ND

Consumo (km/l)
cidade, 9,3; estrada, 10,2 

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