InícioMarcasAudiTeste: Audi Q5 TFSIe - Verde na cidade, na estrada...

Teste: Audi Q5 TFSIe – Verde na cidade, na estrada…

- publicidade -
- publicidade -

Primeiro modelo híbrido Plug-in da Audi, Q5 TFSIe se destaca pelo alto desempenho dos motores de combustão interna e elétrico, acabamento e prazer de dirigir. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

Primeiro modelo híbrido recarregável global da marca alemã tem alto desempenho graças aos motores de combustão e ao elétrico. A autonomia no modo elétrico varia entre 56 e 62 quilômetros (ciclo WLTP).

LEIA TAMBÉM:

Importado do México, o Audi Q5 TFSIe é equipado com a terceira geração do motor de combustão interna EA 888 (252 cv) e o elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM) de 105 kW (135 cv). A potência máxima combinada é de 367 cv e o torque combinado, de 51,02 kgfm.

Na cidade, roda-se mais tempo no modo totalmente elétrico, mas na estrada a carga da bateria não dura muito. Híbrido é assim. Ao retirar o pé do acelerador, o sistema recupera a energia e transforma a cinética em elétrica. 

Quanto mais congestionado o trânsito, mais o sistema recupera a carga da bateria de íon-lítio, que tem garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros. O motor elétrico faz as desacelerações leves de até 0,1 g e gera potência de 25 kW.

A recuperação do freio vai até 0,2 g e recupera até 80 kW de potência. Enquanto os freios a discos entram em ação somente em desacelerações acima de 0,2 g. A bateria tem capacidade de 17,7 kWh em tensão de 381 volts.

O carro liga no modo elétrico, enquanto o modo híbrido é acionado dependendo de limite de velocidade, topografia da estrada. No modo Hold, a carga da bateria é mantida; no Charge, aumenta-se a carga da bateria.

Um sistema de carregamento compacto para garagem é de série. O carregamento pode ser feito em tomada doméstica ou industrial. Há duas tomadas: a compacta doméstica e a industrial trifásica de 32A/220 volts de até 7,4 kW.

A transmissão do Audi Q5 TFSIe é a S-Tronic de sete marchas, com opção de troca manual no volante ou na alavanca. O câmbio automático de dupla embreagem tem trocas rápidas e quase imperceptíveis.

No modo esportivo, funciona apenas o motor de combustão interna. O desempenho é excelente. Em pouco mais de cinco segundos atinge 100 km/h. A direção comunicativa dá mais prazer ao volante.

O sistema de suspensão, com multibraços no eixo traseiro, tem ótimo acerto e o comportamento dinâmico é excelente. A tração integral quattro ultra faz diversos ajustes e a transferência para o eixo traseiro se dá quando necessário, seja na terra ou no asfalto.

No modo off-road, a altura do solo é aumentada e a transposição de obstáculos é feita com facilidade. O controle de estabilidade é desligado automaticamente nesse modo. Há também os modos econômico, individual e sport.  

O sistema denominado Pre Sense realiza diversas ações de direção autônoma, como frenagem automática; monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado; aviso de saída de faixa, controle de velocidade adaptativo.

Há seis airbags, faróis com luz de LED, que deveriam ter um pouco mais de alcance no facho baixo, ar-condicionado de três zonas, quadro de instrumentos digital configurável, bancos dianteiros com regulagens elétricas, incluindo a lombar, head-up display.

E também teto solar panorâmico, quadro de instrumentos digital e configurável, partida sem chave, entre muitos outros. O sistema multimídia tem tela tátil com navegação integrada e duas saídas USB para o banco traseiro.

As ressalvas em ergonomia do Audi Q5 TFSIe são os comandos dos vidros recuados na porta do motorista, volante revestido com material liso que pode provocar deslize das mãos e abaixar para acessar o banco traseiro. Porta-malas abre e fecha no modo elétrico e até sem uso das mãos. Basta passar o pé sob o para-choque.

O banco traseiro do Audi Q5 TFSIe tem regulagem longitudinal e o encosto é tripartido (40/20/40), possibilitando diversas configurações, conforme a necessidade. Os freios são excelentes assim como são também eficientes os limpadores e lavadores de vidros.

Trata-se de um conjunto sofisticado com alto nível de segurança e prazer de dirigir. O modelo 2023 tem preço sugerido de R$ 437.990 e o de 2022, de R$ 426.990. A garantia é de dois anos sem limite de quilometragem. A bateria tem garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros.

Ficha técnica Audi Q5 TFSIe

Motores
De combustão: de quatro cilindros em linha, 1.984 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, gasolina, de 252 cv de potência máxima de 5.200 a 6.200 rpm e torque máximo de 37,75 kgfm de 1.900 a 4.500 rpm; elétrico: 105 kW (143 cv) de potência e torque de 35,7 kgfm. Potência combinada: 367 cv e torque combinado: 51,02 kgfm 

Transmissão
Tração integral e câmbio automático de dupla embreagem de sete marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, não divulgado

Freios
Discos ventilados na dianteira e na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, pneumática, braços transversais, barra estabilizadora; traseira, pneumática, multibraços, barra estabilizadora 

Rodas/pneus
8 x 19”de liga leve/235/55 R19 

Peso
2.185 kg

Carga útil (passageiros + bagagem) – 475 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,682; largura, 1,893; altura, 1,662; distância entre-eixos, 2,819

Capacidades (litro)
Porta-malas, 465; tanque, 54 

Desempenho
Velocidade máxima (km/h), 210 (limitada eletronicamente); aceleração até 100 km/h (segundos), 5,3; elétrico: 135 km/h 

Consumo (km/l)
Não divulgado 

Autos Segredos no YouTube:

Andamos no Audi Q5 Sportback:

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -