Strada, Saveiro e Montana: Veja o que as versões para o trabalho das três picapes compactas do mercado oferecem de melhor em cada quesito

Por Fernando Miragaya

O segmento de picapes pequenas é bem definido. Em uma ponta, a Strada, em nova geração, continua líder absoluta. O modelo da Fiat tem configurações versáteis e reputação de veículo robusto para vender bem mais que o dobro que sua principal rival – mesmo que fatorial -, a Saveiro.

A Volks, por sua vez, se garante no segundo lugar com a imagem que a marca passa de mecânica simples, algo importante neste segmento. E quase como figurante dentro da categoria, na outra ponta, tem a persistente Montana, agora em versão única e solitária, que se vale principalmente do espaço na caçamba e capacidade de carga para se manter.

Pegamos as versões de entrada de cada uma dessas picapes para ver qual se sai bem em quatro quesitos distintos. Strada Endurance, Saveiro Robust e Montana LS são modelos mais racionais, voltados principalmente para o trabalho, que vão medir forças neste comparativo virtual. Confira.

Preços iniciais de Strada, Saveiro e Montana

  • Strada Endurance: R$ 68.490
  • Saveiro Robust: R$ 61.790
  • Montana LS: R$ 78.370

Desempenho

Strada

Todas as versões de entrada das picapes compactas usam motores velhos, e nem a nova Strada se livrou disso. Para ter preço competitivo na opção Endurance, a Fiat manteve o velho motor 1.4 Fire. Ainda bem que os 88/85 cv garantem agilidade competente ao modelo, mesmo relativamente carregado, graças especialmente à boa força em giros médios.

O grande problema deste propulsor é que ele roda áspero e vibra bastante. O câmbio manual de cinco marchas pouco contribui. Além dos engates pouco precisos e meio esponjosos, tem relações iniciais muito longas. Pelo menos, tem um consumo comedido de combustível.

  • Ficha técnica:
  • Cilindrada total: 1.368,3 cm³
  • Taxa de compressão: 12,35:1
  • Potência máxima: 88 cv (etanol)/85 cv (gasolina) a 5.750 rpm
  • Torque máximo: 12,5 kgfm (etanol)/12,4 kgfm (gasolina)/ a 3.500 rpm
  • Transmissão: câmbio manual de cinco marchas
  • Velocidade máxima: 157,5 km/h (etanol)/156 km/h (gasolina)
  • 0 a 100 km/h: 12,3 s (etanol)/13,4 s (gasolina)
  • Consumo urbano: 8,3 km/l (etanol)/11,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 8,8 km/l (etanol)/12,4 km/l (gasolina)
  • Tanque: 55 litros

Saveiro

O modelo da Volks talvez tenha o conjunto mais bem acertado entre as três. Apesar de usar o velho 1.6 EA111 de 104/101 cv, tem um desempenho muito bem disposto. Ainda mais com o câmbio com, relações iniciais, engates e cursos curtos. Arriscamos dizer que trata-se de um dos conjuntos mecânicos mais bem acertados das últimas décadas, apesar da idade avançada.

Outra vantagem desse motor é o torque disponível em baixas rotações. Antes mesmo das 2.500 rpm já se tem força de sobra que garantem as retomadas de velocidade, mesmo com a caçamba cheia. Em compensação, bebe mais que a Strada 1.4 na cidade.

  • Ficha técnica:
  • Cilindrada total: 1.598 cm³
  • Taxa de compressão: 12,35:1
  • Potência máxima: 104 cv (etanol)/101 cv (gasolina) a 5.250 rpm
  • Torque máximo: 15,6 kgfm (etanol)/15,4 kgfm (gasolina)/ a 2.500 rpm
  • Transmissão: câmbio manual de cinco marchas
  • Velocidade máxima: 176 km/h (etanol)/174 km/h (gasolina)
  • 0 a 100 km/h: 10,5 s (etanol)/10,8 s (gasolina)
  • Consumo urbano: 7,5 km/l (etanol)/10,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 8,8 km/l (etanol)/12,4 km/l (gasolina)
  • Tanque: 55 litros

Montana

A picape da General Motors sobrevive como uma das poucas na linha da montadora a usar o velho motor Família I (dos anos 1990) em sua configuração 1.4. O propulsor também tem desempenho satisfatório, mas na comparação entre as três picapes é a que mais deve em suavidade no rodar.

São 99/94 cv que proporcionam arrancadas competentes, mas é preciso recorrer muitas vezes às reduções no câmbio de cinco marchas para vencer ladeiras. Porém é mais eficiente que a Saveiro no ciclo de consumo urbano.

  • Ficha técnica:
  • Cilindrada total: 1.389 cm³
  • Taxa de compressão: 12,4:1
  • Potência máxima: 99 cv (etanol)/94 cv (gasolina) a 6.000 rpm
  • Torque máximo: 13 kgfm (etanol)/12,9 kgfm (gasolina)/ a 3.200 rpm
  • Transmissão: câmbio manual de cinco marchas
  • Velocidade máxima: 170 km/h
  • 0 a 100 km/h: 10,4 s
  • Consumo urbano: 7,7 km/l (etanol)/11,4 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9 km/l (etanol)/13,2 km/l (gasolina)
  • Tanque: 49 litros

Capacidade de carga

Strada

No quesito que mais interessa ao dono que usa a picape para o trabalho, a nova geração do modelo da Fiat manteve suas virtudes. Com cabine simples (chamada de “Plus”, mas que não é estendida), a caçamba da Strada leva 1.354 litros e tem carga útil de 720 kg.

Além disso, é a única com amortecimento na tampa traseira, o que facilita o abre e fecha para carregar e descarregar – o pessoal da labuta, agradece.

Dados técnicos

  • Peso em ordem de marcha: 1.078 kg
  • Capacidade de carga: 720 kg
  • Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg
  • Volume da caçamba: 1.354 litros

Saveiro

A Saveiro Robust Cabine Simples fica bem próxima da Strada em termos de capacidade de carga. A picape da Volks pode levar até 715 kg, mas tem a pior caçamba entre as três. São apenas 924 litros, o que dificulta a acomodação e transporte de determinadas cargas.

Dados técnicos

  • Peso em ordem de marcha: 1.084 kg
  • Capacidade de carga: 715 kg
  • Carga máxima rebocável (reboque sem freio): NI
  • Volume da caçamba: 924 litros

Montana

Talvez o único argumento válido da veterana Montana feita sobre a plataforma do Agile (derivada do Corsa de primeira geração). Entre as compactas, é a com maior carga útil, de até 756 kg. Mas apesar da caçamba “retona”, perde em capacidade volumétrica para a nova Strada.

Dados técnicos

  • Peso em ordem de marcha: 1.097 kg
  • Capacidade de carga: 756 kg
  • Carga máxima rebocável (reboque sem freio): NI
  • Volume da caçamba: 1.152 litros

Manutenção de Strada, Saveiro e Montana

Strada

Com o motor 1.4 e no posto de comercial leve mais vendido do país por mais de duas décadas, a picape da Fiat se vale da facilidade em encontrar componentes do conjunto mecânico e a preços atraentes. Além disso, manteve mais ou menos os preços de revisão da geração antiga, que são razoáveis para a categoria.

Revisões com preço fixo

10.000 km: R$ 232,00
20.000 km: R$ 436,00
30.000 km: R$ 704,00
40.000 km: R$ 668,00
50.000 km: R$ 408,00
60.000 km: R$ 1.276,00
Total: R$ 3.724,00

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Saveiro

A picape da Volkswagen se destaca pela generosa oferta de peças originais e similares no mercado, e pelo baixo custo típico de seus componentes. Nas revisões, porém, não agrada tanto. Ainda mais que a marca alemã não inclui trocas básicas nas visitas obrigatórias, como filtros de ar (elemento e de cabine) e fluido de freio – mas nós somamos para você.

Revisões com preço fixo

10.000 km: R$ 538,61
20.000 km: R$ 883,53
30.000 km: R$ 672,21
40.000 km: R$ 1.030,93
50.000 km: R$ 538,61
60.000 km: R$ 1.340,93
Total: R$ 5.004,82

Montana

Com idade avançada, a Montana é outra que se beneficia de peças com preços competitivos e manutenção considerada simples. Além disso, tem a seu favor a ampla rede de concessionárias da Chevrolet (mais de 500 no país). Nas revisões, cobra mais que a Strada, só que é bem mais em conta que a Saveiro.

Revisões com preço fixo

10.000 km: R$ 300,00
20.000 km: R$ 708,00
30.000 km: R$ 712,00
40.000 km: R$ 600,00
50.000 km: R$ 952,00
60.000 km: R$ 812,00
Total: R$ 4.084,00

Equipamentos de Strada, Saveiro e Montana

Strada

Por ser a mais moderna, a Strada tem diferenciais na lista de equipamentos. Especialmente nos controles de estabilidade e tração de série, que passaram a ser obrigatórios por lei para todos os lançamentos desde janeiro de 2020. Na versão Endurance, o modelo da Fiat ainda sai com assistente à partida em rampas.

Na parte de conforto, leva só o básico como qualquer modelo voltado para o trabalho. Tem ar-condicionado, volante com regulagem de altura, computador de bordo e tomada 12V. As rodas são de aço com aros de 15” e oferece indicador de trocas de marchas e preparação para som. A direção tem assistência hidráulica, mas não há ajuste de altura para o banco do motorista.

Entre os opcionais, pode receber kit com central multimídia, e câmera e sensores de ré por R$ 3.490. Já os airbags laterais extras cobram R$ 2 mil, enquanto a capota marítima sai por R$ 800.

Saveiro

Também a mais despojada da linha, a VW Saveiro Robust vem com basicamente os mesmos itens que a Strada, exceto pelos controles de estabilidade, de tração e de subidas – também não tem ar-condicionado. Em compensação, é a única entre as três picapes com freio a disco nas quatro rodas. Oferece, a mais que a Fiat, regulagem de altura do banco e suporte para celular.

Só tem disponível um pacote de opcionais, que reúne ar-condicionado, chave tipo canivete, grade protetora da janela traseira, iluminação da caçamba, brake light, além de travas e vidros elétricos. O kit custa R$ 7.220.

Montana

A versão única da Chevrolet é racional neste aspecto… mas surpreende em alguns detalhes. Também não recebe os itens de segurança da Strada, contudo sai de fábrica com alguns equipamentos que as rivais só disponibilizam como opcionais, como os vidros e travas elétricos. E ainda oferece retrovisor elétrico, fazendo o “trio”.

O ar-condicionado também é de série, assim como o ajuste de altura do banco do motorista, chave tipo canivete, indicador de trocas de marcha, computador de bordo e regulagem de altura dos faróis. Não tem opcionais além das pinturas. Som,só como acessório de concessionária.

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