Versão de cabine simples voltada para o trabalho chama a atenção pelas linhas bonitas da carroceria de duas portas. Há muitos itens de série, mas preço sobe muito com opcionais

Por Paulo Eduardo

Carro de duas portas é mais bonito do que o de quatro portas na maioria das vezes. A história se repete com a Strada Endurance Cabine Plus. A elegância supera a da cabine dupla. Por que não vestir bem para trabalhar? Pois é, a Strada atrai olhar por onde passa. E cor branca é a que realça mais detalhes da forma. Cores escuras os escondem.

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As portas dianteiras da Strada são do Mobi. Dimensões revelam a origem. O Plus quer dizer um espaço a mais na cabine. Há onde colocar bagagem moldável e menor entre os encostos dos bancos e a caçamba. Chave de roda, triângulo e macaco ficam no assoalho atrás do banco do passageiro.

Caçamba totalmente revestida tem dez ganchos para prender a carga. Há protetor de cabine e duas barras paralelas protegem o vidro traseiro contra possíveis choques da carga. Tampa leve para abrir e fechar, como na cabine dupla. Tem iluminação. Capacidade para 720 kg (carga e dois ocupantes). A versão Working ainda não foi lançada, mas a etiqueta na porta revela capacidade para 770 quilos.

Cabine totalmente revestida em preto tem bom acabamento. Quadro de instrumentos de leitura imediata e comandos estão bem posicionados. Indicador da temperatura do motor fica no display digital no quadro, e é opcional. Unidade cedida para avaliação estava equipada com dois pacotes de opcionais.

Worker traz alarme, acionamento elétrico de vidros, travamento de portas, tampa de combustível e caçamba, ajuste de altura do banco do motorista e terceira luz de freio. Preço: R$ 2.500. Calotas custam R$ 150.

Opcionais

Para completar o conforto, o pacote Tech: sistema multimídia com tela tátil de 7 polegadas, display digital de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos, duas portas USB, comandos de áudio no volante revestido em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento. Preço: R$ 3.490.

Sistema multimídia compatível com Apple e Android sem fio pode parear dois telefones. Tem navegação, música, reconhecimento de voz e resposta de mensagem sem uso das mãos.

De série

Ar-condicionado e assistência hidráulica da direção são de série. Também de série são controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e o controle de tração E-Locker, dispositivo que transfere torque para a roda que não patina. Pode ser acionado manualmente e ativa o ABS off-road, que atua melhor na terra, areia e pedra ao travar mais as rodas. É desativado aos 65 km/h.

Boa visibilidade pelos retrovisores grandes herdados do Argo. Porém, a regulagem é manual. Aceitável a visibilidade através do vidro traseiro, apesar das duas barras de proteção. Volante bem dimensionado tem ótima pega e contém comandos de áudio, computador e telefone. Coluna de direção tem regulagem somente em altura.

Os engates do câmbio estavam precisos, mas curso da alavanca é longo. O pedal da embreagem afastado força a musculatura da perna.

As relações de transmissão são curtas e a primeira marcha eleva rapidamente a rotação. A 100 km/h em quinta marcha, o conta-giros acusa 3.100 rpm, e 3.900 rpm a 120 km/h. Veículos de carga com baixos valores de potência e torque usam esse recurso para suportar carga máxima.

O motor 1.4 tem desempenho limitado. Simulamos carga útil de 300 quilos (motorista + bagagem). A picape patinou um pouco, mas arrancou em aclive acentuado. O assistente de partida em rampa ajuda bastante ao evitar o recuo. Ruído de funcionamento é alto em marcha lenta e em rotações mais altas. Consumo registrado no computador com etanol foi de 7,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.  

O rodar é mais duro do que a da cabine dupla, mas não incomoda. É mais trabalho do que passeio. Bom comportamento dinâmico em geral para uma picape devido à grande altura do solo. Controle de estabilidade segura desgarradas. Rodas são de aço e pneus têm perfil mais alto (65).

A assistência hidráulica não tem a leveza da elétrica em manobra. Requer força. Calibragem muito boa em movimento. Diâmetro de giro de 10,7 metros é bom para picape e ajuda na manobra assim como a câmera de ré de boa definição.

Freios bons param em espaço de segurança, em caso de emergência. Faróis halógenos são eficientes, com bom alcance do facho baixo. Não há auxiliares de neblina. Limpador de para-brisa deixa área sem limpar no canto superior esquerdo. Lavador eficiente.

Quanto custa?

A Fiat Strada Endurance Cabine Plus tem preço sugerido de R$ 63.590. Pintura branca sólida custa R$ 900. Somados aos pacotes de opcionais totalizam R$ 70.480 e mais R$150 das calotas totalizam R$ 70.630. Somente a pintura na cor preta não é cobrada. Custa caro, mas não existe carro barato no Brasil.

Ficha técnica Strada Cabine Plus

Motor
De quatro cilindros em linha, oito válvulas, flex, 1.368,3 cm³ de cilindrada, 88 cv (etanol)/85 cv (gasolina) de potências máximas a 5.750 rpm e torques máximos de 12,5 kgfm (e)/12,4 kgfm (g) a 3.500 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,7 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, com molas parabólicas longitudinais; altura do solo, 20,8 centímetros

Rodas/pneus
6 x 15”, de liga leve/195/65 R15

Peso
 1.078 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
720 kg

Tanque
55 litros; caçamba, 1.354 litros

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,47; largura, 1,732; altura, 1,608; distância entre-eixos, 2,737

Capacidades
Ângulo de ataque/saída/rampa, 23,4 graus/26,7 graus, 20,8 graus

Desempenho
Velocidade máxima, 157,5 km/h (e)/156 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 11,2 (e) segundos/12,3 (g) segundos

Consumo (km/l)
Cidade, 8,3 (e)/11,8 (g); estrada, 8,8 (e)/12,4 (g) 

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