Mais próximas do uso como automóvel, as picapes deixam de ser somente veículo de carga ao oferecer conforto dos carros. Leia o teste da Toro Ultra 2021

Por Paulo Eduardo

Desde que as caminhonetes passaram a ser equipadas com itens de conforto, conveniência e oferecer algumas praticidades dos automóveis, são usadas como tal. A versão Ultra, cujo preço supera R$ 180 mil, vem com cobertura rígida na caçamba.

A vantagem é vedação mais eficiente contra poeira e água. Está equipada de série também, não há opcionais, com uma bolsa dentro da caçamba, que é fixada aos ganchos laterais superiores da caçamba, para garantir vedação total das bagagens. Muito prático.

Isso é reflexo do uso de picape como automóvel. Além disso, a cobertura rígida de fibra deixa a caçamba elegante com um santantônio bem desenhado completando a harmonia do conjunto com as tampas verticais de abertura. A cobertura rígida abre 37 graus, é removível e sustentada por molas a gás.

Carece de praticidade o comprimento superior a cinco metros da Toro (exatos 5,07 m) para manobra em garagem. Os estribos laterais de metal são um apêndice e podem esbarrar nas pilastras. Atrapalham também na superação dos caminhos ruins, mas apoiam para descer da picape.

O que faz a Toro Ultra 2021 se aproximar dos automóveis é a suspensão independente nos dois eixos. O rodar é de automóvel, apesar da aspereza leve sobre asfalto desgastado. Nesta versão, os pneus de uso misto têm perfil mais baixo (225/60) montados em rodas aro 18. São 12,5 centímetros de altura do flanco.

Nas versões com aro 17, a medida do pneu é 225/65, o que aumenta a altura do flanco em 1,1 centímetro. Parece pouco, mas não é. Porém, nem isso tira o brilho do rodar confortável. Pneu de uso misto, que equipa a Toro, é mais duro do que o de asfalto.

A Toro Ultra 2021 é fácil de dirigir, direção com assistência elétrica é leve em manobra e com peso em velocidades maiores sem ser comunicativa. Diâmetro de giro grande (12,9 metros) requer manobrar mais em espaço apertado.

Volante tem ótima pega, está revestido corretamente com material rugoso e contém comandos de áudio, computador, fone e de velocidade. Coluna regulável em altura e distância facilita encontrar a posição de dirigir.

Banco do motorista da Toro Ultra 2021 tem regulagens elétricas, incluindo a lombar que mantém a postura correta. O banco do passageiro dianteiro tem regulagens manuais e não foi contemplado com a regulagem lombar. Merece a lombar manual pelo valor do carro.

Senão são assentos curtos, e revestimento em couro que não permite transpiração. Espaço no banco traseiro é confortável para dois adultos.

Retrovisores grandes e boa definição da câmera de ré. A maioria dos comandos está bem localizada. Incomoda abaixar para entrar na cabine. Há duas portas USB, duas tomadas 12 voltas e uma auxiliar.

Interior da Toro Ultra 2021 é bem iluminado, incluindo porta-luvas. Há luz também na caçamba. Quadro de instrumentos legível e tela tátil multimídia de sete polegadas sem navegação nativa. Seletor rotativo no console para engate da tração 4×4 permanente e reduzida.

Passa-se do modo automático, em que o eixo cardã é acoplado ao eixo traseiro por demanda, para o permanente em até 120 km/h e a reduzida somente com a picape parada. Toro tem aptidão para fora de estrada com bons ângulos de ataque/saída e grande altura do solo. Trilhas radicais são desaconselhadas para evitar torção no monobloco.

Freios bons param em espaço compatível. Limpador deixa faixa no canto superior esquerdo (lado do motorista) sem varrer e lavador do para-brisa é eficiente. Faróis halógenos não têm eficiência da iluminação em LED e alcance do facho baixo é curto. Há faróis auxiliares.

O desempenho da Toro Ultra 2021 é muito bom tanto na aceleração quanto na retomada para ultrapassar. A primeira marcha é tão curta que a arrancada é sempre feita em segunda marcha. E da sexta à nona marcha, as relações de transmissão são de economia.

Percebe-se ligeiro tranco nas trocas, característica do câmbio da ZF. Trocas manuais são feitas por aletas no volante ou movimentando-se a alavanca. Ocorre redução à medida que a velocidade diminui.

Consumo de diesel registrado no computador de bordo foi de 6 km/l na cidade e de 12 km/l na estrada, com ar ligado.

Preço sugerido da Fiat Toro Ultra 2021 é de R$ 179.490, que somados aos R$ 1.500 da pintura sólida totalizam R$ 180.990. Pintura metálica custa R$ 2.500. Garantia é de três anos.

Está equipada com sete airbags (incluindo de joelho), controles de tração, de estabilidade, de descida, de partida em rampa, ar-condicionado digital de duas zonas, entre muitos outros.

A Toro terá ligeira alterações de estilo na dianteira no modelo 2022 assim como novo painel e forros de porta. A versão testada é modelo 2021.

Ficha técnica Ultra 2021

Motor
De quatro cilindros linha, turbodiesel, 1.956 cm³ de cilindrada, 170 cv de potência máxima a 3.750 rpm e torque máximo de 35,7 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão
Tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 12,9 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora; altura do solo, 24,4 centímetros

Rodas/pneus
6,5×18” de alumínio/225/60 R18

Peso
1.950 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
1.000 kg

Tanque – 60 litros

Dimensões (metro)
Comprimento, 5,073 (com gancho reboque); largura, 1,84; altura, 1,74; distância entre-eixos, 2,99

Capacidades
Ângulo de ataque, 24 graus; de saída, 29 graus e de rampa, 22 graus

Desempenho
Velocidade máxima, 188 km/h; aceleração até 100 km/h, 10 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 9,9; estrada, 12,3

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