InícioLançamentosVolkswagen Up! - O novo urbano europeu que também será brasileiro

Volkswagen Up! – O novo urbano europeu que também será brasileiro

- publicidade -
- publicidade -

Em 1998 a Volkswagen lançou na Europa o Lupo, um compacto de vocação urbana que teve boas vendas, até em 2005 ser substituído pelo Fox brasileiro, que não fez sucesso. Ainda com odesign da primeira geração ele estava dando prejuízo e parou de ser fabricado para abrir espaço para seu substituto: o Up!.

Com apresentação marcada para o Salão de Frankfurt o compacto começa a ser vendido em dezembro na Europa. Com o objetivo de recuperar o público do Lupo, o  subcompacto aposta na segurança, economia e tecnologia embarcada. A Volks também teve de rever seu design para tornar o Up! simpático, o que resultou em um desenho próximo do primeiro conceito “Up” apresentado em 2007 (!).

Em matéria de tecnologia há alguns equipamentos opcionais interessantes. Quem imaginaria um carro de entrada com sistema de parada de emergência? Pois o Up! tem, a exemplo do Passat e do Touareg… Sensores são capazes de identificar situações de perigo e pode frear o carro sozinho a menos de 30 km/h, algo útil para o uso urbano ao qual o modelo se propõe. Há ainda o sistema Park Pilot, que ajuda a estacionar, que se aproveita da tela do sistema de entretenimento – que você conhecerá daqui a pouco.A economia vem do inédito motor 1.0 de três cilindros – provavelmente o primeiro da nova família EA211 – que será oferecido em duas versões a gasolina: a primeira com 60 cavalos promete consumo de 23,8 km/l, e a segunda, de 75 cavalos, promete rodar 23,2 km com um litro de gasolina. Ainda haverá uma versão movida a GLP com 68cv. Todos com tecnologia Bluemotion e sistema Stop/Start. Dentro de dois anos será lançada uma versão elétrica.Com 3,54 metros de comprimento (quase o mesmo que o velho Picanto) por 1,64 m de largura (o mesmo que um Palio), 1,48 m de altura (como o Fiesta) e, principalmente um bom entreeixos de 2,42 m (2 cm menor que o do Fit) o VW Up! parece ser espaçoso para quatro passageiros, e ainda tem porta-malas de 251 litros, o que para um carro desse porte é muito bom.O interior do Up! nem parece ser de um carro alemão. Se em formas lembra o novo Beetle (p quadro de instrumentos é o mesmo), os detalhes coloridos personalizáveis provam que ele quer aocolher o mesmo público do Fiat 500. Nele o destaque é o Maps + more, o tal sistema de entretenimento que mais parece um tablet ou um GPS – ou os dois!. Com tela touch screen, ele é o navegador e central multimídia do veículo, que reproduz música e atende o telefone. E ainda pode ser levado para qualquer lugar.Haverá opções de personalização apropriadas a cada uma das três versões: take Up!, move Up! e High Up!. Baseada nesta última, duas série especiais: Black e White, que pelo que se sabe até agora tem as cores e as rodas como diferenciais.No ano que vem saberemos como o modelo se sairá no mercado europeu… E ao que tudo indica, em 2014 no mercado brasileiro, onde aparecerá no início do mesmo ano. A Volkswagen já está cotando com seus fornecedores as peças do modelo, que será fabricado por aqui em configuração mais simples para ocupar o espaço que hoje cabe ao Gol G4. Os motores EA211 farão estréia por aqui em baixo do capô do Up!.

Fotos | Volkswagen/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

35 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -