Flagramos a Ram 1200 com sua carroceria definitiva

387

Chamado de Projeto 291, a inédita picape Ram 1200 monobloco será produzida em 2023 na fábrica da Stellantis em Pernambuco

Depois de várias incursões atrás da picape Ram monobloco, o Autos Segredos conseguiu flagrar o modelo que é chamado internamente de Projeto 291 com sua carroceria final. Em agosto, já tínhamos flagrado com exclusividade a primeira mula da inédita picape Ram 1200. O quinto modelo a ser fabricado em Goiana, Pernambuco, será lançado no mercado brasileiro no segundo semestre de 2023. 

VEJA TAMBÉM:

Apesar da carroceria final, os faróis do protótipo são do Jeep Renegade, o para-choque dianteiro é da Fiat Toro. As rodas são as usadas por protótipos e são em aro de 18 polegadas. Na traseira, lanternas e para-choque são da irmã Toro. 

Como antecipamos com exclusividade em março de 2021, a picape será construída a partir da plataforma Small Wide usada pelos modelos Jeep Renegade, Compass, Commander e Fiat Toro.

Em outras matérias, o Autos Segredos já indicava que a Ram 1200 compartilharia muitos itens com o Jeep Commander como o sistema de freios, as arquiteturas de segurança e eletrônica.

Agora, o flagra revela que a Ram 1200 (Projeto 291) será “irmã” do Jeep Commander. As portas dianteiras terão o mesmo formato do SUV de sete lugares. A coluna “A” e o para-brisa dianteiro também foram cedidos pelo Jeep. 

No entanto, o compartilhamento de peças com o Jeep Commander para por aí. Teto, para-lamas, portas traseiras são exclusivas da Ram 1200. 

Em termos visuais, a Ram 1200, ou Projeto 291, terá desenho inspirado na 1500. A tampa traseira da caçamba também poderá ter abertura como na irmã, com a convencional com a tampa descendo para baixo ou abrindo em duas portas como na Toro. 

Em relação às medidas da picape, sua altura ficará maior que a do Commander, devendo ficar próximo dos 1,80 metros e a largura externa deverá ficar na casa dos 1,85 metros. Já o entre-eixos será maior que os 2,79 m do Jeep, por fim, a Ram 1200 será maior que no comprimento beirando os 5 m. 

Mesmo menor em comprimento, a Ram 1200 chegará para brigar com as picapes médias do mercado como a Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier, entre outros concorrentes. 

Por dentro, o protótipo ainda está com parte do painel do Commander, o que indica que a largura interna será a mesma do Jeep. Já os bancos dianteiros serão os mesmos da Fiat Toro, recebendo nova padronagem de forração. 

Versões da Ram 1200

O Autos Segredos apurou que a Ram 1200 terá versões para todos os gostos no Brasil. Até a mesma Big Horn voltada para o trabalho será oferecida. Além dela, a picape terá as opções Laramie, Rebel e Long Horn sendo equipadas com os motores 2.2 Turbo diesel ou 2.0 GME Flex. 

Conjunto mecânico

A Ram 1200 terá motores 2.2 Turbo Diesel e o 2.0 Turbo Flex, como publicamos em 2 fevereiro deste ano. No entanto, erramos a família do motor 2.0 Turbo: ele não será um TigerShark, mas sim um GME. Esse propulsor terá várias faixas de potência, a depender do modelo no qual for adotado. No caso da picape, estima-se potência perto dos 260 cv. O certo é que ele será ligado ao câmbio automático de nove marchas e a picape terá tração 4×4.  

A outra opção de motorização da picape Ram 1200 monobloco (Projeto 291) será o 2.2 Multijet II Turbo diesel. A potência é de 203 cv a 3.500 rpm e o torque é de 44,9 kgfm a 2.500 rpm. O motor será ligado ao câmbio automático de nove velocidades. Já a tração será a 4×4.

Siga nossas redes sociais para muito mais informações