InícioAvaliação Chevrolet S10 Z71 2023 só vale a pena se fator visual...

[Teste] Chevrolet S10 Z71 2023 só vale a pena se fator visual for decisivo para compra

- publicidade -
- publicidade -

Preço sugerido de R$ 283.890 pedido pela Chevrolet S10 Z71 2023 o deixa bem próxima da versão LTZ mais completa e vendida a R$ 295.490

A indústria do automóvel tem passado por uma turbulência atípica. A falta de insumos provocada pela pandemia do Covid-19 e intensificada pelos conflitos entre Rússia e Ucrânia deixou fábricas de prateleiras vazias. E para manter um calendário mínimo de novidades, as marcas estão apostando em versões decoradas, como é o caso da Chevrolet S10 Z71 2023.

A picape foi anunciada em meados de 2021 e chegou no final do ano como uma versão off-road da S10. Um argumento um tanto redundante, afinal toda S10 4×4 tem capacidade fora de estrada.

Chevrolet S10 Z71 2023
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – S10 Z71 tem estribos laterais, alargadores de para-lamas e adesivos

No entanto, para diferenciar o modelo, a GM utilizou o item que ainda não estava em falta na prateleira (por enquanto), plástico, aço e adesivos. Toda enfeitada, a Chevrolet S10 Z71 2023 tem preço sugerido de R$ 283.890.

Hoje, é a terceira opção mais qualificada da gama, mas ela ainda perde para LTZ que oferece mais itens de segurança.

A Chevrolet S10 Z71 2023 é derivada LT, no entanto recebeu adereços estéticos para se diferenciar. A versão recebeu molduras nos para-lamas, rodas de liga leve aro 18 pintadas em preto e calçadas com pneus todo-terreno Michelin que realmente garantem melhor aderência fora do asfalto.

Ela também ganhou estribo e um santo-antônio estilizado, com barras longitudinais e adesivos que identificam a versão. De resto não traz nada demais.

Chevrolet S10 Z71 2023
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Picape rodas escurecidas e pneus de uso misto

Por dentro da Chevrolet S10 Z71 2023

A Z71 oferece um pacote de conteúdos que conta com direção elétrica, multimídia MyLink, com coenxão Android Auto e Apple CarPlay, além de câmera de ré. A picape ainda oferece bancos revestidos em couro, vidros e retrovisores elétricos. Nada que seja obrigatório num carro de quase R$ 300 mil.

Por outro lado, faltam itens como ar-condicionado eletrônico, partida sem chave e assistentes de condução. Ou seja, a GM deu uma enxugada na eletrônica para economizar chips que andam sumidos da dispensa.

painel Chevrolet S10 Z71 2023
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – S10 Z71 tem central multimídia MyLink de última geração, compatível com AndroidAuto e Apple CarPlay

Motor e trânsmissão

A Chevrolet S10 Z71 2023 é equipada com o mesmo motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão automática de seis marchas e tração 4×4, com reduzida e seletor eletrônico. Ou seja, nada que seja diferente das demais versões da picape da gravatinha.

O conjunto garante boa eficiência. O consumo combinado entre trajetos urbanos e rodoviários ficou na casa dos 8,7 km/l. Vale destacar que ele rodou predominantemente com tração 4×2 e o 4×4, assim como a reduzida foram aplicadas apenas nos trechos fora de estrada, para testarmos se a Z71 era malvada mesmo.

Ao volante da S10

Ao volante a primeira percepção que se tem na cidade é o ruído dos pneus Michelin ATR em contato com o asfalto. Eles fazem barulho e “cantam” com facilidade. No fora de estrada mudam de desenvoltura e cravam bem na terra.

O comportamento do conjunto mecânico e suspensão não difere das demais versões da S10. É um carro que tem muito torque e força. Na estrada ultrapassa com facilidade, basta bombear o acelerador para a descer as marchas e encher o motor.

A transmissão de seis marchas trabalha bem e tem trocas suaves, o que faz dele uma boa opção para viagens. Mas não se deve abusar nas curvas, afinal, esse trambolho de mais de 2 toneladas inclina muito para fora das curvas, devido sua suspensão elevada. Afinal, toda picape foi feita para levar carga, não para correr.

E por falar em suspensão, ela utiliza o mesmo conjunto independente no eixo dianteiro e feixes de mola com eixo rígido na traseira, para dar conta da capacidade de carga de uma tonelada.

Palavra final

A Chevrolet S10 Z71 2023 é um reflexo do atual momento da indústria. As fabricantes estão tocando seus projetos em marcha lenta na espera de uma normalização da cadeia de suprimentos. Enquanto isso não acontece, versões especiais acabam se tornando uma solução de prateleira para dar novidades a veteranos modelos.

Ficha técnica Chevrolet S10 Z71 2023

» MOTOR
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.776cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve 200cv a 3.400rpm e torque máximo de 51kgfm a 2.000rpm

» TRANSMISSÃO
Tração 4×2, 4×4, 4×4 reduzida, bloqueio do diferencial traseiro; câmbio automático de seis marchas com opção de troca manual

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, com braços articulados; traseira, com eixo rígido/ 7,5 x 18 em alumínio /265/60 R18

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

» FREIOS
A disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência (PBA)

» CAPACIDADES
Do tanque, 76 litros; capacidade de carga, 1.046 quilos

» PESO
2.104 quilos

» DIMENSÕES
Comprimento, 5,36m; largura, 1,87m; altura, 1,83m; distância entre-eixos, 3,09m

» DESEMPENHO
Velocidade máxima, ND; de 0 a 100km/h em 10,1s

» CONSUMO (*)
Na cidade, 8,3km/l; na estrada, 10,6km/l

Dados do fabricante (*) Dados do Inmetro / ND: Não disponível

ACOMPANHE O AUTOS SEGREDOS PELO YOUTUBE:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -