flagra_fiat_uno_2017_3Ao Fiat Uno caberá a primazia de estrear os novos motores 1.0 e 1.3 GSE. A fábrica de Betim (MG) já produz algumas unidades do hatch que chegar com retoques visuais para marcar a chegada do novo propulsor. A produção das unidades vendáveis começa somente em setembro e as vendas terão início em outubro.

flagra_fiat_uno_2017_2Os propulsores 1.0 e 1.3 GSE foram antecipados com exclusividade pelo Autos Segredos em 6 de abril de 2015. Como publicamos na época todo motor GSE terá duas válvulas por cilindro. Sendo assim, o 1.0 de três cilindros terá seis válvulas e o 1.3 de quatro cilindros terá oito válvulas. Ambos os motores serão construídos em alumínio e terão comando por corrente. A marca já trabalha em variações turbo para os dois propulsores. Neste caso, o 1.0 passará ter doze válvulas e o 1.3 16 válvulas. Mas, os propulsores turbinados só chegarão ao mercado a partir de 2018.

flagra_fiat_uno_2017_5O compacto dará adeus aos motores 1.0 e 1.4 Fire EVO. A mudança visual do compacto foi antecipada em fevereiro pelo Autos Segredos e em abril flagramos as versões Way e Sporting, sendo que esportiva foi fotografada sem camuflagem. Nesta semana flagramos a versão Attractive que também perderá os quadradinhos na grade.

Para perder o “status” de carro de entrada o Uno 2017 terá mais conteúdo e pequenas mudanças no interior. Deste modo, o Uno se descolará do Mobi. Deixando para o modelo recém-lançado, a responsabilidade de ser o carro de combate da marca italiana.

[photomosaic]

A mudança visual do no Uno foi antecipada pelo Autos Segredos em 1º de fevereiro. A principal alteração será na dianteira que terá novo para-choque. A grade do modelo 2017 contará com dois filetes e fundo terá formato de colmeia. Pelos flagras das versões Way e Sporting o para-choque será praticamente o mesmo para as três opções (Attractive, Way e Sporting). O que muda a princípio são os faróis auxiliares que será mais destacados na versão esportiva (veja aqui nossa projeção).

MOTORES

O 1.0 terá potência na casa dos 80cv e o torque máximo na casa dos 10kgfm. Entretanto, a curva de torque do propulsor é maior em todas as faixas de rotação que alguns dos concorrentes diretos. A ideia é privilegiar o uso do consumidor comum, que dificilmente passa dos 3.500rpm no seu uso diário. Há menos perda de potência por atrito quando o motor trabalha em giros menores.

Já o motor 1.3 terá potência e torque potência e torque bem próximos do motor 1.5 do Toyota Etios, aliás, o motor foi usado como referência. Estima-se que a potência fique na casa dos 105cv e torque por volta de 14kgfm.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos