Ônibus totalmente elétrico a baterias da Eletra é montado sobre o chassi O 500 U Low Entry da Mercedes-Benz
O primeiro ônibus elétrico a circular no transporte público de Manaus, capital do Amazonas, é montado sobre chassi da fabricante alemã. O veículo produzido pela Eletra, que começou a circular no início deste mês de setembro, circula na linha que faz a ligação da Universidade Federal do Amazonas com o centro da cidade.
Com carroçaria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, o ônibus elétrico da Eletra que fez sua estreia em Manaus tem suspensão totalmente pneumática do O 500 U e ar condicionado, assegurando alto padrão de conforto para os usuários. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 km.
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Além do modelo elétrico, a linha 2023 de chassis de ônibus da marca – com diversos modelos urbanos e rodoviários das famílias LO, OF e O 500 – contam com a tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões, que atende à nova legislação Proconve P8 (Euro 6). Esta solução assegura redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5). O BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta no pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes.
Para se ter uma ideia do avanço da tecnologia e os benefícios para a qualidade do ar, o volume de Óxidos de Nitrogênio (NOx) que apenas um veículo emitia em 1990, época do Proconve P2, é equivalente ao total de 55 veículos no Proconve P8 do portfólio atual. No que se refere a Material Particulado (MP), o que um veículo emitia no P2 é o mesmo de 135 no P8. Para isso é obrigatório o uso de diesel S10 e ARLA 32.