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Mercedes-Benz registra a produção de 1.000 ônibus elétricos eCitaro

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Modelo elétrico da marca alemã opera em vários países europeus desde que foi lançado no fim de 2018 

O ônibus elétrico Mercedes-Benz eCitaro chega à marca de 1.000 unidades produzidas na fábrica da marca em Mannheim, na Alemanha. O coletivo de piso baixo começou a ser produzido em série no final de 2018.

Vários pedidos já foram realizados, como as cidades alemãs de Hamburgo, Dresden, Bremen, Wiesbaden e Mannheim. Mas não é só em sua casa que o ônibus vai bem, empresas de transporte da França, Itália, Suécia, Polônia, Áustria, Suíça e outros países europeus também estão confiando nos ônibus elétricos da estrela de três pontas.

De acordo com a Mercedes-Benz, o eCitaro combina a plataforma já testada e comprovada do ônibus urbano Mercedes-Benz mais vendido de todos os tempos com novas soluções tecnológicas e um design inovador. O coletivo foi lançado em 2018 como um ônibus convencional, cuja bateria tinha capacidade de até 243 kWh. Desde então, o sistema de gerenciamento térmico reduziu a energia necessária para aquecimento, ventilação e ar condicionado em cerca de 40% na comparação com os modelos Citaro com motores de combustão interna, estabelecendo assim as bases para dar ao eCitaro uma autonomia prática.

A marca alemã diz que as etapas seguintes de desenvolvimento, em intervalos curtos, já haviam sido delineadas em sua introdução. Portanto, além dos sistemas de recarga nas garagens, não demorou muito para que surgissem soluções para recargas oportunas para o eCitaro. Com a segunda geração de baterias, a autonomia foi ampliada sem aumentar o peso, abrindo caminho para o bem-sucedido ônibus articulado eCitaro G, lançado no mercado em meados de 2020.

Outro marco importante foi atingido no final de 2022, com a introdução da terceira geração de baterias de lítio de íon de alto desempenho com os principais componentes sendo o níquel, o manganês e o óxido de cobalto (NMC 3). Eles aumentam a capacidade das células da bateria em 50%, mantendo o mesmo peso, permitindo assim autonomia de até 280 quilômetros para o ônibus convencional.

De acordo com a Mercedes-Benz, para rotas de distâncias mais longas, o eCitaro com célula de combustível a hidrogênio é ideal para o aumento da autonomia. Este modelo teve sua estreia mundial no início de junho deste ano, na Cúpula da Conferência Global de Transportes Públicos 2023 em Barcelona, na Espanha

Na versão de ônibus articulado atualmente disponível, o eCitaro com célula de combustível pode rodar por cerca de 350 quilômetros sem recarga, com capacidade para até 128 passageiros. A base do eCitaro com célula de combustível é um sistema de propulsão elétrica por bateria NMC 3 de alto desempenho, enquanto a célula de combustível com potência de 60 kW serve como um gerador de eletricidade à base de hidrogênio para prolongar a autonomia. Essa combinação permite uma operação especialmente econômica, pois a eletricidade da rede está disponível a um preço mais baixo do que o hidrogênio verde. Em comparação com um veículo movido apenas a hidrogênio com uma pequena bateria, a célula de combustível do Mercedes-Benz eCitaro também é muito melhor no armazenamento da energia recuperada na frenagem e de forma rentável nas baterias grandes.

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