InícioMarcasFiatLatin NCAP: Fiat Argo e Cronos zeram teste; VW Taos leva nota...

Latin NCAP: Fiat Argo e Cronos zeram teste; VW Taos leva nota máxima

- publicidade -
- publicidade -

Novos testes do Latin NCAP avaliam os modelo Fiat Argo e Cronos e também o VW Taos, primeiro modelo com cinco estrelas no novo protocolo do instituto

O Latin NCAP divulga nova rodada de testes com avaliação dos Fiat Argo e Cronos e também do VW Taos. A dupla de compactos da Fiat zerou os testes com os novos protocolos, já o SUV médio da VW levou nota máxima e se tornou o primeiro modelo cinco estrelas avaliado pelo novo regime do instituto.

O Fiat Argo produzido no Brasil e o Cronos fabricado na Argentina são equipados de série com duplo airbag frontal, mas o controle de estabilidade não é padrão para todas as versões. A falta de mais itens de segurança foi a responsável pela nota 0 para a dupla da marca italiana. A dupla de compactos registrou apenas 24,37% em Proteção de Ocupantes Adultos, 9,91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 36,91% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência à Segurança.

Argo e Cronos foram avaliados nos testes de impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. A dupla apresentou proteção no impacto frontal de média a baixa e proteção no impacto lateral pobre para o ocupante adulto, ganhando zero estrela neste teste. A falta de airbags de proteção lateral e proteção lateral de cabeça como equipamento padrão e a baixa pontuação de chicote cervical limitaram o resultado na proteção do ocupante adulto. A pontuação de proteção do ocupante infantil foi baixa principalmente por causa da sinalização do veículo que não atende aos requisitos do Latin NCAP. À medida que o fabricante do veículo melhorar a sinalização, é provável que o resultado melhore para a proteção dos ocupantes infantis. A proteção de pedestres apresentou o pior desempenho desde que o Latin NCAP começou a avaliar a proteção de pedestres em 2020, o veículo tem proteção passiva pobre e não oferece AEB Pedestres para compensar, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres. Do Sistema de Assistência à Segurança, o Argo/Cronos só conseguiu pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR) para o motorista, uma vez que o veículo não oferece ESC padrão, ou outras tecnologias como Detecção de Ponto Cego, AEB, Sistema de Suporte de Pistas (LSS). No entanto, a Fiat anunciou que irá melhorar este veículo em breve e solicitará que seja reavaliado para demonstrar as melhorias.

Como parte dos procedimentos regulares, o Latin NCAP realizou o teste de auditoria do Fiat Argo/Cronos publicado em 2019. O Latin NCAP avaliou o Fiat Argo/Cronos em 2019, fabricado na Argentina e no Brasil, alcançando três estrelas para ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção do ocupante infantil. De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste patrocinado a qualquer momento.

O resultado dos testes de auditoria mostrou que no impacto lateral a cabeça do adulto registrou valores elevados que ultrapassam os limites dos valores permitidos, levando a zero ponto na cabeça (cabeça na cor vermelha) e, portanto, zero estrela para o resultado deste modelo. Consequentemente, os novos cálculos foram realizados e o resultado foi reduzido para zero estrela para o ocupante adulto. O resultado de 2019 foi atualizado no site do Latin NCAP.

Já o Volkswagen Taos, produzido na Argentina e no México, com seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série em todas as versões, é o primeiro modelo a alcançar 5 estrelas no mais recente protocolo do Latin NCAP. O SUV atingiu 90,23% em Proteção de Ocupantes Adultos, 89,90% em Proteção de Ocupantes Infantis, 60,61% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,04% em Sistemas de Assistência à Segurança.

O Taos foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. Além disso, foram realizados os testes de ESC, teste de alce (moose test) e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB). O modelo oferece como padrão seis airbags, ESC e ancoragens ISOFIX que juntos tiveram um bom desempenho durante os testes. O Taos também oferece sistemas AEB opcionais para baixa velocidade, alta velocidade e pedestres e estão disponíveis em, ao menos, 50% do volume de produção, atendendo também aos requisitos de instalação do Latin NCAP. O veículo oferece Detecção de Ponto Cego (BSD); porém não foi avaliado pelo Latin NCAP. O Latin NCAP avaliou as versões produzidas no México e na Argentina; portanto o resultado de 5 estrelas é válido para ambas as origens. Este primeiro modelo de 5 estrelas sob o mais recente protocolo do Latin NCAP mostra o potencial da indústria local para oferecer segurança de ponta aos consumidores latino-americanos no curto prazo.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -