Foi-se o tempo em que era vantagem ter o recurso de navegação GPS embarcado no sistema multimídia

Por Marcelo Jabulas

Os sistemas multimídia chegaram aos automóveis em meados dos anos 2000, como recurso visual para navegação via GPS embarcada. Modelos como Mercedes-Benz Classe E e Porsche 911 exibiam orgulhosamente suas telas coloridas. Hoje, o multimídia é um recurso trivial em todos automóveis. E de lá para cá essas telas evoluíram significativamente.

Nova Multimídia Strada
Foto | Fiat/Divulgação

Se lá trás a grande virtude da tela era exibir os dados de navegação GPS. Hoje, essa função praticamente deixou de existir. Não que não seja possível projetar o roteiro de viagem na tela, mas fato é que os navegadores embarcados deram lugar para as os aplicativos de navegação dos smartphones, principalmente depois que os sistemas Android Auto e Apple CarPlay se tornaram padrão em praticamente toda a indústria.

E há duas razões para isso. A primeira é que os navegadores dos telefones permitem dados em tempo real de tráfego. Função que poucos automóveis oferecem, salvo aqueles que contam com conexão 4G embarcada, como os modelos BMW.

A segunda razão é o custo. Para adicionar um GPS no automóvel é preciso pagar licença para o fornecedor. Além disso, há a constante necessidade de oferecer atualizações, que muitas vezes não são gratuitas. Hoje basicamente modelos com proposta off-road contam com esse tipo de navegador, justamente para continuar operando onde não há rede de cobertura de celular.

Nova central multimídia Fiat Strada
Foto | FIat/Divulgação

Espelhamento é mais prático

E sejamos francos, o espelhamento é bem mais prático do que os layouts e funcionalidades convencionais dos multimídias. Cada fabricante adota um padrão de usabilidade diferente. Alguns pouco práticos como o da Honda ou da Toyota. Até mesmo o multimídia gigantesco do Ford Territory, com sua tela dividida em quatro abas, demanda um tempinho para se habituar.

O grande senão é que para exibir seus aplicativos de navegação como Waze e Google Maps, assim com Spotify, Deezer e Apple Music, é preciso ter o cabo de USB do telefone em mãos. Sem ele, não há conversa. Literalmente.

No entanto, está surgindo uma nova geração de multimídias que oferecem conectividade sem a necessidade de cabos. É o caso do sistema Uconnect da Fiat Strada. A picape inaugurou um novo modelo de multimídia que será padrão na marca italiana. Esse módulo de sete polegadas tem como principal destaque a conexão sem fio com iPhone e aparelhos Android.

A tela do novo módulo reage com a tela do celular. Muitas vezes a sensibilidade de alguns monitores é pouco precisa e têm “teclas” muito próximas, que tornam os acessos em movimento pouco práticos. O novo Uconnect, por sua vez, oferece comportamento muito parecido com do smartphone.

Seu manuseio é bastante agradável, principalmente quando se espelha os telefones. Tanto no Android Auto, como no CarPlay (que foram desenhados com ícones espaçados) a interação é amplificada pela boa qualidade do toque. Respostas bem diferentes das antigas telas do Renegade e até mesmo aquele multimídia imenso, que a Fiat vendeu como acessório para Argo e Cronos, em 2019.

Além das funções convencionais de rádio, telefonia, câmera de ré (caso seja equipada) e a conexão com os celulares, conectar o telefone como se fosse Bluetooth simplifica bastante o uso. Mas há um porém. Apesar de facilitar o uso, quando se espelha o celular no carro, independentemente de ser com cabo ou não, a conexão exige muito do telefone.

4G

Isso porque ele transfere um grande volume de dados em tempo. Ele recebe informações para rede 4G e retransmite para o multimídia. No cabo, o processo é mais brando pois não é necessário a entrega via sinal sem fio. Já no modo wireless o esforço do aparelho é maior. Ou seja, ele vai consumir muito mais bateria.

Se o motorista habilitar navegação, streaming de música, além das constantes notificações de WhatsApp, o consumo de energia é imenso. Assim, é possível descarregar o telefone em menos de duas horas. A solução é combinar a conexão sem fio com o carregamento por indução, tecnologia que já está presente na nova geração do Fiat 500, que acabou de ser revelada na Itália.

O novo multimídia da Fiat Strada é um grande barato. Uma evolução considerável na usabilidade dessas telas grudadas no painel do carro. O Android Auto e o Apple CarPlay resolveram um gargalo da indústria que não conseguia acompanhar a evolução dos telefones com seus sistemas antiquados.

A conexão sem fio rompe uma barreira física, que volta e meia pega o motorista de surpresa, que é a necessidade de ter um cabo sempre à mão. No entanto, pense nessa facilidade como uma solução emergencial, pois o consumo de bateria é elevado e o amigo pode ficar sem conexão e totalmente incomunicável.

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