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Por que o Polo ficou mais barato?

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Volkswagen alardeia redução de preços e mais equipamentos, porém é preciso ler nas entrelinhas

Por Fernando Miragaya 

Em tempos de inflação automotiva galopante e carros com preços absurdos, se deparar com uma redução de tabela em um produto “novo” é sempre bom. Só que ao alardear a diminuição dos valores cobrados pelo reestilizado Polo, é preciso estar atento e entender por que o compacto ficou mais barato nesta atualização de meia vida.

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Afinal, em um momento em que a indústria luta com a falta de componentes e a alta no preço do aço e dos custos logísticos, o cobertor é curto para fazer qualquer redução de preços. Por isso, o novo Polo 2023 foi remodelado, até ganhou itens e melhor acabamento, mas ficou barato porque também foi bem aliviado em equipamentos.

Veja como eram e como ficaram os preços do Polo, e o quanto o hatch compacto ficou mais barato.

  • 1.0 MPI – R$ 82.990
  • 170 TSI – R$ 92.990
  • Comfortline 170 TSI AT – R$ 102.990 (custava R$ 108.890 – redução de 5,4%)
  • Highline 170 TSI AT – R$ 109.990 (custava R$ 116.990 – redução de 5,9%)
Volkswagen Polo Highline 170 TSI 2023
Foto | Volkswagen/Divulgação – VW Polo 2023 reestilizado manteve as lanternas da linha anterior

Como o VW Polo ficou mais barato

Motor menos potente

Para início de conversa, o motor TSI, a menina dos olhos da linha, perdeu bastante potência. Ganhou a calibragem do falecido Up!. O turbo T200 passa a ser T170, mas a perda não é só no torque que embasa os números nos nomes das configurações. 

O 1.0 três cilindros agora gera 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina, bem menos que os respectivos 128 e 116 cv que o VW Polo TSI proporcionava até a linha 2022. Já o torque despencou de 20,4 kgfm a para 16,8 kgfm. 

Obviamente o consumo foi beneficiado. As médias (pelos padrões definidos pelo Inmetro) do Polo TSI agora são de 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada, com etanol, e de 13,8 km/l (ciclo urbano) e 16,5 km/l (ciclo rodoviário). Mas atenção que tais números se referem à nova versão de motor turbo com câmbio manual, até então inexistente. 

Porém, o desempenho também foi comprometido. O Polo ficou mais barato porque acelera mais devagar e também tem retomadas mais lentas. Confira a comparação entre as versões automáticas linhas 2023 e 2022, com etanol no tanque, segundo dados da própria Volks.

2023 vs. 2022

  • Aceleração 0-100 km/h 10,5 s 9,6 s
  • Retomada 80-120 km/h (kick-down) 7,7 s 6,7 s

Freios a tambor

Esse é um item lamentável porque diz respeito ao poder de frenagem. Não que um jogo a tambor não vá parar o carro, mas claro que não tem a mesma eficiência que um sistema com disco.

O Polo, que era um dos poucos da categoria a ter freios a disco nas quatro rodas, agora tem tambores na traseira para poder ficar mais barato.

Polo mais barato não oferece vidros elétricos

Pois é, o Polo também se diferenciava no segmento por oferecer um item que parece simples, mas que é funcional para quem tem família grande. Os vidros elétricos traseiros da versão de entrada 1.0 MPI do hatch sumiram, não são oferecidos nem como opcionais.

Opcionais de entrada

Por falar em comandos elétricos, o dono do Polo mais em conta não pode nem ter direito à retrovisor elétrico. A Volks limou os pacotes de opcionais que incluíam o comando elétrico dos espelhos externos, além de outros itens, como sensor de ré, repetidores de setas, rodas de liga-leve e som (neste caso, é preciso instalar o sistema como acessório de concessionária).

VW Polo mais barato nem tem luz de leitura

O passageiro de trás do Polo mais barato foi para o abate mesmo. A opção de entrada perdeu até a luz traseira ali no teto. Se você precisar procurar algo que tenha caído no chão ou no assoalho, recorra à lanterna do celular.

Banco traseiro bipartido

Outro item que parece dispensável, mas que é útil e que serviu para a Volkswagen economizar. A configuração intermediária Comfortline não tem mais encosto bipartido – só rebatível. Ou seja, se você tem de levar uma pessoa no banco de trás e precisa colocar um objeto comprido, que não caiba totalmente no porta-malas de 300 litros do Polo, já era.

Luz no porta-malas

A economia nas luzes chegou ao porta-malas do Polo. A Volks tirou a iluminação do compartimento de bagagem do compacto sem dó nas versões Comfortline.

Opcionais da Comfortline

A opção intermediária do novo Polo também ficou mais barata porque abriu mão de uma penca de opcionais. E falamos de equipamentos interessantes, como câmera e sensor de ré, retrovisor eletrocrômico, ar automático, indicador de fadiga, piloto automático, paddle-shift, revestimento de couro, sensores de luminosidade e de chuva, chave presencial e até o porta-luvas com luz e climatizador.

Retrovisores rebatíveis eletricamente

Chegamos à topo de linha, que também foi aliviada em equipamentos. O Polo Highline ficou quase 6% mais barato porque perdeu, entre outras coisas, o rebatimento elétrico dos espelhos externos, item que pode ser bastante funcional em garagens apertadas.

Polo de topo fica mais barato, mas perde porta-luvas climatizado

Tudo bem que não é uma geladeira, mas a saída do ar-condicionado para o porta-luvas é uma alternativa para quem quer deixar uma água em temperatura mais fresca no compartimento. Pois bem, o Polo topo de linha perdeu isso também.

Indicador de fadiga

Sabe aquele símbolo de uma xícara de café para sugerir uma parada do motorista para descanso em longas viagens? O Polo Highline também deixou de oferecer em sua lista de itens de série. O sistema entende se o condutor está dirigindo há muito tempo sem pausas ou sempre em um mesmo padrão, e indica uma parada para evitar sonolência ao volante.

Rodas e pneus

Aqui mudou o tamanho dos aros, mas também é preciso alertar aos futuros donos do Polo. A opção Highline vinha de série com rodas de 17 polegadas e pneus 205/50. Agora, na linha 2023, elas continuam de liga-leve, mas são aro 16”, com pneus 195/55.

Cadê o Adas do Polo mais barato?

Ausência sentida no lançamento do novo Polo foi de um pacote mais generoso de itens de segurança. No entanto, ele recebeu frenagem automática pós-colisão. O hatch compacto continua a sair de fábrica apenas com quatro airbags – enquanto Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Toyota Yaris e Honda City oferecem seis bolsas. O hatch da VW também é dotado de controles de estabilidade, de tração e de subidas.

Os quatro concorrentes citados oferecem, seja como opcional ou nas versões topo de linha, algum item mais expressivo de auxílio ao motorista. Pois bem, nem o Polo Highline pode receber qualquer equipamento do chamado sistema Adas, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de faixa ou sensor de ponto cego. 

A expectativa é que a versão esportiva GTS do remodelado hatch, aguardada para 2023, venha com algum desses dispositivos.

Faróis de neblina

A gente nem destacou a ausência de faróis de neblina da linha porque, justiça seja feita, o VW Polo 2023 ganhou um sistema modernoso de iluminação. O equipamento full-LED promete fluxo luminoso de mais de 700 lúmens (quantidade de luz irradiada) e capacidade de iluminação de mais de 130 metros – 50% superior se comparado ao halógeno da linha anterior.

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