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[Teste] Toyota Yaris XS 2023: segurança evolui, mas detalhes escapam

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Toyota Yaris XS 2023 tem discreta alteração de estilo na dianteira e passa a ser equipado com frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa e ar-condicionado automático. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O Toyota Yaris é o quinto hatch compacto mais vendido no Brasil este ano com 14.200 unidades emplacadas até julho. Modelo está equipado com mais itens de segurança e conforto na linha 2023, além da discreta alteração na grade dianteira da versão XS, a intermediária.

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Além dos sete airbags – frontais, laterais dianteiros, dois de cortina e um joelho para o motorista -,o Yaris conta agora com frenagem automática de emergência, em caso de colisão iminente, e alerta de saída de faixa sem interferência no volante.

Toyota Yaris XS 2023
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Toyota Yaris 2023 conta sete airbags de série

O carro conta ainda com controles eletrônicos de estabilidade, tração, assistente de partida em aclive, entre outros de segurança. O ar-condicionado é automático digital de uma zona.

O acabamento interno é bom, mas derrapa em detalhes. A extremidade dos trilhos dos bancos dianteiros têm proteção para evitar machucar os ocupantes de trás. Porém, o revestimento da extremidade da parte de trás dos bancos dianteiros é enrugada. Um contraste e tanto.

O painel central usa plástico duro de aparência convincente. A montagem e os encaixes estão benfeitos. A iluminação do habitáculo é boa com uma lanterna ao centro e outra junto ao retrovisor. Porta-luvas sem luz.

A maioria dos comandos está bem posicionada e a boa iluminação ajuda na visualização noturna, principalmente aqueles que ficam à esquerda na parte do meio do painel central. Esses exigem tirar os olhos da via, mas são mais fáceis de acionar à noite.

Toyota Yaris XS 2023 peca em detalhes

Comandos do ar-condicionado ficam abaixo da tela e favorecem a ergonomia. Incomodam os comandos na tela tátil de sete polegadas. O volante concentra comandos de áudio, computador e fone. O controle de velocidade é um apêndice na coluna de direção.

Volante está revestido corretamente com material rugoso e tem boa pega, mas a coluna de direção tem apenas regulagem em altura. A alavanca exige força para soltar e a coluna desce pesadamente.

A ausência da regulagem em distância da coluna de direção dificulta encontrar a posição ideal de dirigir. Bancos são forrados em tear fino nas partes em contato com o corpo e em material sintético nas extremidades dos encostos e dos assentos.

Acesso ao banco traseiro requer abaixar muito, contrariando a ergonomia. Mesmo com assoalho plano, o espaço é suficiente para dois adultos. Assentos dianteiros e o traseiro deveriam ter mais comprimento para apoiar bem as pernas.

O porta-malas de 310 litros tem ótimo aproveitamento pelo formato horizontal. Dispensa empilhar bagagens. A tampa é que tem local de fechamento somente no lado direito, dificultando para canhoto.

Quadro de instrumentos tem boa visualização, mas falta indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Dentro dele, fica a tela de 4,2 polegadas do computador de bordo com informações diversas: consumo, autonomia, distância percorrida, entre outros.

Retrovisores grandes ajudam na visualização do entorno, e compensam a largura da coluna C (traseira). Câmera de ré tem boa definição de imagem. Sistema multimídia é compatível com Android e Apple. Navegação não é nativa. Há três portas USB (duas para o banco traseiro).

Desempenho

O motor 1.5 de quatro cilindros tem bom desempenho. Está acoplado ao câmbio CVT de sete marchas virtuais com troca manual na alavanca ou pelas aletas no volante. O conjunto é ruidoso em alta, principalmente com aceleração máxima. Falta material antirruído sob o capô.

Apesar do peso/potência de quase 10,5 kg/cv, o Yaris vai bem com ar ligado e motorista e passageiro, além da bagagem. No modo Sport, a rotação do motor sobe bastante e melhora o desempenho. O consumo registrado no computador na estrada foi de 9,7 km/l com etanol.

No modo Eco, as marchas são trocadas em rotação mais baixa, visando reduzir o consumo. Na cidade, o consumo foi de 7 km/l também com etanol e ar desligado.

O rodar é firme e são inevitáveis as transferências das imperfeições para o habitáculo, apesar dos pneus de medida 185/60 montados em rodas de aro 15. Mesmo com 11,1 centímetros de altura do flanco, as imperfeições não são contidas.

Por outro lado, a carroceria tem pouca movimentação em curva e o Yaris transmite confiança em curvas de média e baixa. Roda sobre piso ruim sem esbarrar a parte inferior pela boa altura do solo (15 cm). 

A direção é leve em baixa e com peso em alta, sem ser comunicativa. O diâmetro de giro pequeno (9,6 metros) favorece manobra em espaço reduzido.

Os freios são muito bons e param os 1.125 quilos do Yaris em espaço de segurança, apesar de a frente abaixar bem. As palhetas dos limpadores são simples demais para um carro que custa mais de 100 mil reais, mas atingem boa área. Lavadores cumprem a função.

Faróis têm luz de halogênio, o LED somente na versão superior, e iluminam razoavelmente. O facho baixo tem alcance curto e requer lampejar o alto, o que pode ofuscar. A regulagem elétrica de altura de facho foi abolida na linha 2023. Não tem faróis auxiliares. Há luz para rodagem diurna (DRL). 

Preço

O Toyota Yaris XS 2023 tem preço sugerido de R$ 102.990. A pintura de pérola custa R$ 1.860. A garantia é de cinco anos ou 150 mil quilômetros.

Ficha técnica Toyota Yaris XS 2023

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.496m³ de cilindrada, flex, de 110 cv (etanol)/105 cv (gasolina) de potências máximas a 5.600 rpm e torques máximos de 14,9 kgfm (e) e 14,3 kgfm (g) a 4.000 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT com sete marchas virtuais

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 9,6 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; sólido na traseira, com ABS, controles de tração e estabilidade

Suspensão – dianteira, do tipo McPherson com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção e barra estabilizadora; altura do solo, 15 centímetros

Rodas/pneus
5,5×15”em liga leve/185/60R15

Peso – 1.125 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
425 quilos

Dimensões (metro)
comprimento, 4,145; largura, 1,73 (espelhos dobrados); altura, 1,49; distância entre-eixos, 2,555

Capacidades (litros)
Porta-malas, 310; tanque, 45

Desempenho
Não divulgado

Consumo (km/l)
Cidade, 8,7 (etanol) / 12,2 (gasolina); estrada, 9,8 (e) / 13,9 (g)

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