Opção para quem precisa de mais porta-malas ou quer um carro para trabalhar, modelos três-volumes ainda oferecem um status em relação aos hatches
Por Fernando Miragaya
Os sedãs já tiveram seus tempos áureos. Mas para quem acha que eles estão mortos, calma que ainda tem muita opção boa no mercado. Muitos com preços razoáveis e custo/benefício atraente, especialmente para quem precisa de carro para trabalhar ou mesmo de porta-malas mais espaçoso.
Para te ajudar nessa escolha, separamos os 10 sedãs mais baratos de 2023. Listamos a versão com preço mais acessível dentro de cada linha, independentemente de motorização ou tamanho.
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Para chegar aos sedãs mais baratos, consideramos os preços públicos sugeridos pelas fabricantes em 25/1/2023. Os valores são válidos para todo o território nacional, exceto o estado de São Paulo e a Zona Franca de Manaus.
A Fiat deixou de produzir o Grand Siena tem um tempinho, mas em 2023 continua a dona do sedã mais barato do Brasil. Quem faz as honras é o Cronos, que no ano passado ganhou versões com motor 1.0 justamente para ocupar a lacuna deixada pelo veterano modelo.
O Cronos não é só o sedã mais barato do Brasil em 2023, como custa quase R$ 6 mil a menos que seu rival mais próximo, o Chevrolet Onix Plus. A opção de entrada não tem sobrenome, usa o motor Firefly tricilíndrico e vem com lista de equipamentos “na conta”.
O modelo sai de fábrica com o básico: ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, volante com regulagem de altura e sensor dos pneus. Em compensação, oferece um dos melhores porta-malas da categoria.
O Onix Plus se firma na segunda colocação dos sedãs mais baratos do mercado brasileiro também em uma versão sem sobrenome. Esta usa motor aspirado de três cilindros que registra uma das melhores médias de consumo do país.
Segundo dados do Inmetro, supera até carros menores, inclusive o irmão Onix hatch. Com gasolina, obteve médias de 13,8 km/l na cidade e de 17,6 km/l, na estrada, nas aferições para o PBEV.
O modelo da General Motors também oferece bom porta-malas. Na lista de equipamentos, vem bem melhor que o rival Cronos. São seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente à partida em rampas, ar-condicionado, direção elétrica, limitador de velocidade, som com Bluetooth e vidros dianteiros e travas elétricos.
O HB20S fecha o pódio dos sedãs mais baratos do Brasil. Produzido em Piracicaba (SP), o três-volumes da marca sul-coreana usa o motor Kappa aspirado em sua opção de entrada, que se destaca pela boa disposição em arrancadas.
Remodelado no ano passado, toda a linha HB20S passou a ser vendida com controles de estabilidade e tração e quatro airbags. A Comfort oferece também ar-condicionado, direção elétrica, trio, limitador de velocidade, ajuste de altura do banco do motorista, chave com telecomando das portas e central multimídia com conexão para smartphones.
Por míseros R$ 200 o Logan perdeu o posto de terceiro sedã mais barato do Brasil em 2023. Verdade seja dita (ou escrita), o Renault foi um dos pioneiros no conceito de sedã com espaço de médio e porta-malas generoso, mas parou no tempo e essa diferença de um lobo-guará pouco importaria na comparação com o HB – ou mesmo com os outros rivais.
Mesmo assim, o Logan tenta seu lugar ao sol com esta opção inicial. Ar, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, regulagens de altura do volante e do banco do motorista estão entre os equipamentos. De destaque, quatro airbags, multimídia com conexão com smartphone, sensor de ré e capô sustentado por amortecedores a gás.
Com o respaldo do símbolo da Toyota na grade, o Yaris é a possibilidade de se ter um sedã da marca, só que sem gastar os tubos com o Corolla. Desta forma, também se garante entre os mais baratos do país. E isso depois de a remodelação feita há um ano só o deixar na prateleira com câmbio automático.
A caixa CVT herdada do antigo Toyota Corolla tem sete marchas simuladas e equipa a linha Yaris desde a versão de entrada XL. Esta é até bem equipada, e garante sete airbags (um para joelho do motorista), controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, trio elétrico e central multimídia com tela de 7” e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
A segunda geração do Versa , importada do México, é outra que agora só tem versão com transmissão automática. Neste caso, a caixa continuamente variável tem seis marchas simuladas, enquanto o motor é o velho conhecido 1.6 16V.
O Versa é o primeiro da lista a ultrapassar os cinco dígitos. Na Sense, o sedã é dotado de seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente à subida em rampas, ar-condicionado, direção elétrica, chave presencial e trio elétrico. O som é simples, com tomada USB e conexão Bluetooth.
O sedã mais barato da VW também é um dos mais em conta do mercado em 2023. Mas com o fim das versões 1.6, o Virtus mais acessível passou fácil dos R$ 110 mil. Pelo menos, tem o voluntarioso motor TSI e o acerto dinâmico a seu favor.
Na versão Comfortline, o modelo tem quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, sensor de ré, faróis de neblina com luz de conversão estática nas curvas e frenagem automática pós colisão. Completam a lista ar, trio e multimídia VW Play com tela de 10,1″.
A terceira geração do City chegou com a função de ocupar, de certa forma, o Civic nacional – que deixou de ser feito em 2021. E levou isso a sério na etiqueta, já que o modelo mais barato custa R$ 117 mil.
Mesmo assim, o City consegue figurar entre os sedãs mais baratos de 2023. Também tenta justificar nos equipamentos. Desde a EX são seis airbags, chave presencial, central multimídia com tela de 8″ e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, rodas de liga leve de 16”, sensor de pressão dos pneus, faróis de neblina e aletas para trocas de marchas no volante.
O sedã médio mais barato do Brasil é da Kia. Apesar de os SUVs – e os recentes híbridos – roubarem a atenção na prateleira da marca sul-coreana, o Cerato é o modelo mais acessível da montadora por aqui.
Além do bom espaço interno e do bem disposto motor 2.0, o Cerato chega importado com seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, chave presencial e monitoramento dos pneus entre os equipamentos de segurança. O sistema multimídia tem tela de 8″.
O Corolla fecha a relação de sedãs mais baratos do Brasil em 2023, com preço pouco menor que o do Chevrolet Cruze LT. Líder disparado da categoria de médios, o Toyota ficou mais equipado na virada ano/modelo.
O destaque fica para o pacote de assistência à direção que era exclusivo das variantes híbridas. Fazem parte dele o controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático. Equipada com o motor 2.0 aspirado com injeção direta, a GLi ainda ganhou sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Andamos no Fiat Fastback Impetus 1.0 T200 CVT: