Selecionamos os automóveis “mil” aspirados com bom custo/benefício e baixo consumo de combustível
Por Fernando Miragaya
Motor “mil” fazia muita gente torcer o nariz no passado. Com pouca força em baixos giros, eram considerados fracos, mesmo para o uso urbano, e só se justificavam pelos preços mais baixos. Hoje, porém, os conjuntos estão mais modernos e a maioria dos hatches adotou propulsores 1.0 três-cilindros, mais compactos, leves e eficientes.
Mas você sabe qual são os melhores carros 1.0 da atualidade? Separamos 10 modelos de acordo com o custo/benefício, além, é claro, do desempenho e eficiência do motor “mil cilindradas”. Os preços aqui foram coletados na última semana de setembro e são válidos para todo o país, exceto São Paulo e Zona Franca De Manaus.
O HB20 tem um dos melhores motores 1.0 do mercado, com desempenho na cidade e em ruas planas que até pode confundir algum desavisado. Além de tudo, oferece custo de revisões baixo e consumo de combustível dos mais eficientes da categoria.
Na gama do HB20, que reúne seis versões desde a última remodelação, em julho deste ano, a Confort figura como intermediária entre as equipadas com o tricilíndrico aspirado. E se mostra como com custo/benefício interessante.
Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, central multimídia com tela de 8” e conexão sem fio com smartphones, chave tipo canivete com telecomando das portas, controle de cruzeiro, banco do motorista com regulagem de altura e alarme.
O Onix atrai pela oferta de equipamentos a um preço competitivo. A LT é a sebunda mais em conta da gama e tem vários pacotes, mas já sai com itens bacanas, como o MyLink e seis airbags.
O motor 1.0 aspirado aliado ao câmbio manual de seis marchas figura entre os carros mais econômicos do país. O pacote de revisões tem preços comedidos e o modelo se vale de ótima liquidez e boa valorização quando usado.
Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, central multimídia com tela de 8” e conexão com smartphones, chave tipo canivete, limitador de velocidade, banco do motorista com regulagem de altura e encosto traseiro bipartido.
O compacto atrai de cara pelo desenho, mas está longe de ser apenas um rosto bonito. Tem boa dirigibilidade e acerto dinâmico mais apurado que a média do segmento, além de posição de dirigir agradável.
A despeito do espaço interno menor, recentemente o 208 herdou o conjunto mecânico do Argo, com motor 1.0 três cilindros bastante honesto e que melhorou muito a competitividade do hatch da marca francesa. Especialmente nesta configuração Style.
Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, câmera e sensor de ré, faróis de LED com regulagem de altura, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, central multimídia com tela de 10” e conexão com smartphones sem fio, teto panorâmico, volante com ajustes de altura e de profundidade, rodas de liga leve, banco do motorista com regulagem de altura e alarme.
O hatch compacto da Volks acaba de ser remodelado e mantém um posicionamento competitivo nesta versão de entrada. Inclusive, é um melhor carro 1.0 que o seu companheiro de vitrine, o VW Gol – mas vende bem menos.
A variante de entrada é a única da linha com motor aspirado, e o Polo atrai mais pelo acerto dinâmico e robustez, já que o custo de revisões é salgado e a lista de equipamentos ganhou em alguns aspectos, e perdeu em outros nesta linha 2023.
Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, bloqueio eletrônico do diferencial, frenagem automática pós-colisão, faróis de LED com regulagem de altura, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, central multimídia com tela de 8” e conexão com smartphones e banco do motorista com regulagem de altura.
A terceira geração do C3 acaba de ser lançada no Brasil com preços agressivos. Além disso, passou a oferecer o custo total de revisões mais em conta do segmento de hatches compactos. Usa o mesmo motor do Argo e do 208, mas o acabamento interno decepciona, assim como a lista de itens de segurança de série.
Principais equipamentos: controles de estabilidade, de tração e de subidas, monitoramento dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, central multimídia com tela de 10” e conexão com smartphones sem fio, volante com ajuste de altura, rodas de liga leve, chave com telecomando das portas, banco do motorista com regulagem de altura e alarme.
O hatch da marca italiana leva a vantagem de os preços praticados no ponto de venda geralmente recebem descontos generosos. Também atrai pelo conforto a bordo, acabamento correto, custo de manutenção atraente e motor bastante econômico com gasolina no ciclo urbano mas também não empolga nem um pouco no recheio.
Principais equipamentos: monitoramento dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, central multimídia com tela de 7” e conexão com smartphones, volante com ajuste de altura, chave tipo canivete com telecomando das portas e banco do motorista com regulagem de altura.
Reestilizado no início do ano, o Kwid é um dos melhores carros 1.0 pode ser um dos automóveis mais econômicos do país. Além disso, suas dimensões pequenas também o tornam um carro bom para o dia-a-dia na cidade, já que é fácil de estacionar.
Contudo, a dinâmica não é o forte do subcompacto, que aparenta uma fragilidade no rodar. A versão Intense é a intermediária e segue o seu posicionamento de preço no segmento de entrada do mercado brasileiro.
Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, câmera de ré, monitoramento dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico (vidros elétricos só na frente), central multimídia com conexão com smartphones e chave com telecomando das portas.
Já em ritmo de despedida (sairá de linha até o primeiro bimestre de 2023), o Gol sobrevive em uma única versão e com vendas majoritárias para frotistas e locadoras. Mesmo assim, não deixa de ser um dos melhores 1.0, graças à fama de robustez, boa liquidez e manutenção simples. A lista de equipamentos de série, porém, é uma das mais pobres desta lista.
Principais equipamentos: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, chave tipo canivete e banco do motorista com regulagem de altura.
O pequenino carro da Fiat até tem dinâmica melhor que seu rival direto, o Kwid, mas perde por manter o motor Fire de quatro cilindros, mais beberrão e com custo de revisões maior. De qualquer forma, a versão Trekking empresta um estilo diferente, mas a lista de equipamentos é bem limitada – sequer tem ESP de série.
Principais equipamentos: monitoramento dos pneus, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, central multimídia com tela de 7” e conexão sem fio com smartphones e banco do motorista com regulagem de altura.
O Renault Sandero fecha a lista de melhores carros 1.0 e fica na rabeira justamente pelo custo/benefício. É um dos mais caros da relação, mas não oferece tantos itens de série. O motor 1.0 SCe dá conta do recado e o modelo oferece espaço interno na cabine melhor que o dos rivais.
Principais equipamentos: quatro airbags, sensor de ré, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, central multimídia com conexão com smartphones, volante com ajuste de altura, tampa do capô com amortecedores a gás, banco do motorista com regulagem de altura e alarme.
Confira nosso primeiro contato com o novo Citroën C3 2023: