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Itens de segurança que serão obrigatórios em 2024

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Já em janeiro, fabricantes nacionais e importadoras terão de oferecer diversos recursos de segurança em seus veículos seguindo o Rota 2030

A partir do primeiro dia de 2024 todos os carros fabricados e importados (ano/modelo 2024) para o Brasil terão de incorporar, de série, novos equipamentos que visam garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. Obedecendo os planos do Rota 2030 criado pelo governo federal, as obrigatoriedades, que já deveriam ter sido aplicadas, sofreram atrasos e foram postergadas para o ano que se inicia, após pressão do setor produtivo em meio à crise causada pela COVID-19.

Firmado em 2019, o Rota 2030 já havia tornado obrigatórios alguns dos itens de segurança para veículos novos, mas agora irá assegurar que todos, inclusive projetos antigos em comercialização, ofereçam os recursos de fábrica. Os principais objetivos do programa estão em fortalecer o setor automotivo nacional para se tornar referência em produção e exportação e garantir maiores níveis de eficiência energética, tecnologias e proteção aos ocupantes.

O projeto acontece de forma gradual e aplica obrigatoriedades para os montadoras a cada ano. Unidades produzidas em 2023 ou abaixo em estoque nas revendas estão livres da obrigatoriedade. Confira abaixo quais itens todos os carros 0km fabricados a partir do dia 1° de janeiro de 2024 deverão oferecer de série:

Controle de tração e estabilidade – ESC

O sistema, que há quatro anos já é obrigatório em novos projetos, agora passa a ser um item de série em todos os carros no mercado. Utilizando sensores que calculam o trajeto do veículo, o ESC atua em conjunto com os sistemas de direção, suspensão e os freios ABS (que já são obrigatórios), corrigindo eventuais desvios em curvas acentuadas e derrapagens que possam levar a acidentes. Modelos como Fiat Mobi, Argo e Cronos, Peugeot 2008 e Renault Logan, por exemplo, que não oferecem o recurso de série em todas as versões, terão de aplicá-lo inevitavelmente.

Luzes de condução diurnas – DRL

Visando garantir maior visibilidade dos automóveis em estradas, mesmos sob a luz do dia, o DRL passa a ser um item obrigatório nos veículos. O equipamento não precisa necessariamente estar acoplado à peça principal do farol, nem ao menos ser constituído por luzes de LED, como muitos pensam. O Volkswagen Polo Track, por exemplo, tem o recurso com iluminação halógena. Vale lembrar que as luzes de posição, que são mais fracas, não têm a mesma função. O Fiat Argo, por exemplo, que possui apenas um filete em LED como luz de posição nas versões mais caras, terá de sofrer alteração no conjunto óptico.

Repetidores de seta laterais

Há muito um item que deixou de ser exclusivo para modelos mais caros e grandes, os repetidores laterais de seta serão equipamentos obrigatórios em 2024. Facilitando a visualização da direção em que o motorista deseja seguir, mesmo não estando no campo de visão das lanternas traseiras e faróis, os piscas podem ser instalados tanto nos retrovisores quanto nas laterais, próximo as caixas de rodas.

Alerta de uso dos cintos de segurança

Os alertas sonoros que avisam quando o cinto de segurança não está afivelado deverá estar presente em todos os automóveis novos no Brasil em 2024. O recurso emite um som, muitas vezes estridente, para avisar ao motorista ou passageiros que o equipamento de segurança mais importante do carro não está sendo usado corretamente, e só cessa ao identificar o cinto devidamente preso.

Entre as novas obrigações por parte das montadoras também está a realização de testes de impacto lateral para todos os veículos em comercialização, o que antes requisitado apenas em novos projetos. As fabricantes podem fazer o procedimento por elas próprias ou submeterem seus carros as entidades de teste, como o Latin NCAP no caso do Brasil.

Nas futuras adições do Rota 2030, caso não hajam novos atrasos, há ainda: proteção de impacto ao pedestre, a partir de 2025 para veículos não lançados e 2030 para os novos; proteção contra impactos frontais, específica para SUVs, para os carros não lançados até 2024 e 2026 aos novos; câmera de ré ou sensor sonoro, a partir de 2025 para carros não lançados e 2027 nos novos; e a proteção para impacto lateral contra poste, que chega em 2026 para veículos ainda não produzidos e 2030 aos novos.

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