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Furgões que podem ser dirigidos com CNH B

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Confira alguns veículos de carga que podem ser conduzidos por quem tem carteira de motorista de carro de passeio

Por Fernando Miragaya

Recentemente você encontrou aqui no Autos Segredos os 10 caminhões que podem ser dirigidos por quem tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B – a mesma que possibilita guiar carros de passeio. Nossos leitores ficaram curiosos para saber que outros veículos de carga podem ser conduzidos por quem tem este tipo de habilitação.

Então, trazemos agora uma lista com os furgões que podem ser dirigidos com CNH B. Vale lembrar, novamente, que a categoria B da carteira de motorista permite a condução de veículos de quatro rodas, cujo peso bruto total (PBT) não exceda 3.500kg e a lotação não ultrapasse 9 pessoas – incluindo o motorista.

Desta forma, boa parte dos furgões podem ser dirigidos com CNH B, ao contrário de seus “pares” vans, para passageiros, cuja lotação geralmente ultrapassa o limite estabelecido. Confira os principais modelos de carga disponíveis no mercado.

Mercedes-Benz Sprinter 315 CDI Street

  • Motor: 2.0 turbodiesel
  • Potência: 150 cv a 3.800 rpm
  • Torque máximo: 34,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.062 a 1.302 kg
  • Volume do compartimento de carga: 7.500 a 14.000 litros
  • PBT: 3.500 kg 
  • Preço: a partir de R$ 249 mil

O Sprinter furgão acaba de ganhar motor atualizado para atender as novas normas do Proconve L7. O propulsor OM654 2.0 turbodiesel teve a potência aumentada e promete eficiência 6% melhor no ciclo urbano e até 11% de economia no consumo no âmbito rodoviário.

O modelo da Mercedes é sempre elogiado pela robustez do conjunto mecânico. São quatro configurações, com entre-eixos de 3,22 metros, 3,66 metros e 4,32 metros, que aumentam a capacidade do compartimento de transporte – contudo, a carga útil diminui conforme o volume aumenta.

Entre os equipamentos, toda a linha recebe freios a disco nas quatro rodas, controles de estabilidade, tração e subidas e assistentes de fadiga e de vento lateral. Além disso, recebe tomada USB, volante com ajustes de altura e profundidade, trio elétrico, retrovisores com aquecimento, alarme, travamento remoto das portas na chave, faróis de neblina, estribo traseiro e abertura total da porta traseira.

Citroën Jumpy Cargo e Vitré

  • Motor: 1.5 turbodiesel
  • Potência: 120 cv a 3.500 rpm
  • Torque máximo: 30 kgfm a 1.750 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.500 kg
  • Volume do compartimento de carga: 6.100 litros
  • PBT: 3.225 e 3.214 kg 

O modelo da marca francesa também ganhou novo motor, só que no ano passado. Lançado em 2017, o Jumpy é montado no Uruguai, agora com motor 1.5 da linha BlueHDi. A potência é discreta se comparada a de outros furgões, mas sua proposta é ser um furgão para cargas menores, com bom torque em baixa e equipamentos interessantes.

O Jumpy para transporte de mercadorias é vendido nas variantes Cargo e Vitré (apesar das janelas, é para carga) com capacidade para três pessoas e freios a disco nas quatro rodas, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas e alerta de fadiga.

Também oferece, de série, ar-condicionado, trio, piloto automático, chave com telecomando e som com USB e Bluetooth.No compartimento de carga, tomada 12V, oito ganchos para amarração e iluminação (exceto na Vitré). As portas têm abertura 180 graus. 

Citroën Jumper Cargo

  • Motor: 2.2 turbodiesel
  • Potência: 140 cv a 3.750 rpm
  • Torque máximo: 35 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.308 kg
  • Volume do compartimento de carga: 13.000 litros
  • PBT: 3.500 kg 

O Jumper é uma opção na linha Citroën mais potente e com maior volume no compartimento de carga, que tem 13 mil litros e comprimento de 3,70 metros – medido pelo assoalho. O propulsor 2.2 entrou no lugar do 2.0 em janeiro deste ano, também é da linha Blue HDI, mas com 140 cv de potência e dentro do Proconve L7. 

Também dotado de sistema de start/stop, o consumo urbano de 10 km/l é um dos pontos interessantes do modelo. Na lista de equipamentos, vêm com basicamente os mesmos itens da linha Jumpy, enquanto as portas traseiras oferecem abertura de até 270 graus. 

A opção Cargo do modelo foi lançada em julho do ano passado justamente para atrair portadores de carteira de motorista de carros de passeio. Atenção porque o Jumper Furgão tem PBT acima de 3,5 toneladas e não pode ser dirigido por CNH B.

Peugeot Expert Business Pack e Vitré

  • Motor: 1.5 turbodiesel
  • Potência: 120 cv a 3.500 rpm
  • Torque máximo: 30 kgfm a 1.750 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.500 kg
  • Volume do compartimento de carga: 6.100 litros
  • PBT: 3.219 kg 

O irmão gêmeo do Jumpy só muda a logomarca. O Expert também é montado no Uruguai, com direito à variante Vitré (com vidros no compartimento de carga) e o mesmo motor Blue HDi ajustado para o Proconve L7. A capacidade de carga e a lista de equipamentos são outros pontos em comum, com ESP, assistente de subida, detector de fadiga, cabine para motorista mais dois passageiros, ar-condicionado, start/stop , entre outros.

Peugeot Boxer Cargo

  • Motor: 2.2 turbodiesel
  • Potência: 140 cv a 3.750 rpm
  • Torque máximo: 35 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.308 kg
  • Volume do compartimento de carga: 13.000 litros
  • PBT: 3.500 kg 

Aqui também os modelos Peugeot e Citroën se espelham, fruto dos tempos de Groupe PSA – hoje Stellantis. No caso, o Boxer se assemelha ao Jumper no conjunto mecânico, capacidades e itens de série e novamente só a opção Cargo se enquadra entre os furgões que podem ser dirigidos por CNH B. 

Renault Master Furgão

  • Motor: 2.3 turbodiesel
  • Potência: 136 cv a 3.600 rpm
  • Torque máximo: 37 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.375 a 1.522  kg
  • Volume do compartimento de carga: 8.000 litros
  • PBT: 3.500 kg 

Mais um furgão que pode ser dirigido por CNH B que acaba de ser remodelado e receber conjunto mecânico aprimorado. A linha 2023 mudou grade frontal e para-choque, enquanto os faróis foram redesenhados e ganharam a tal assinatura nos LEDs das luzes diurnas.

O motor passou a ser o 2.3 dCi, mais potente e “torcudo” e com promessa de economia de combustível de até 24% em relação ao conjunto anterior. Entre os itens de segurança, além dos controles de estabilidade e tração, o novo Master tem sistema anti-capotamento e assistente de tração de reboque.

Para os até três ocupantes da cabine, ar-condicionado, trio elétrico e chave com telecomando. As portas traseiras têm abertura de até 180 graus. Central multimídia com câmera de ré é vendida como opcional. A renovação fez bem à gama, que é a mais vendida da categoria no acumulado do ano. Mas atenção que o Master Vitre também excede o limite de PBT, e aí só com a CNH tipo C.

Fiat Ducato Cargo

  • Motor: 2.3 turbodiesel
  • Potência: 130 cv a 3.600 rpm
  • Torque máximo: 32,6 kgfm entre 1.800 e 2.500 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.204 a 1.378 kg
  • Volume do compartimento de carga: 8.000 a 13.000 litros
  • PBT: 3.500 kg 
  • Preço: a partir de R$ 196.995

A linha de comerciais leves da marca italiana tem três configurações para transporte de mercadorias: Curto, Médio e Maxicargo. Todas se enquadram nos furgões que podem ser dirigidos com CNH B, mas enquanto o volume do compartimento aumenta, a carga útil naturalmente diminui.

O DUcato segue mais ou menos a lista de equipamentos da concorrência. Controles de tração, estabilidade e subidas, trio elétrico, chave com telecomando, computador de bordo e tomadas USB na cabine. Porém, o ar-condicionado faz parte de um pacote opcional de R$ 8.122 que inclui alarme e sensor de ré. As portas traseiras abrem até 270 graus.

Iveco Daily Furgão

  • Motor: 2.3 turbodiesel
  • Potência: 130 cv a 3.600 rpm
  • Torque máximo: 32,6 kgfm entre 1.800 e 2.500 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.280 a 1.470 kg
  • Volume do compartimento de carga: 7.300 a 12.000 litros
  • PBT: 3.500 kg 


Sempre citado pelo seu custo/benefício, o IVECO Daily Furgão pode ser dirigido por CNH B nas versões 30-130 City. Estas têm quatro opções de volumes para carga, que pode chegar a 12 m³. O motor 2.3 é o mesmo da linha Multijet do Fiat Ducato, com 130 cv de potência e os 32,6 kgfm de torque disponíveis a partir dos 1.800 giros..

Ford Transit Furgão

  • Motor: 2.0 turbodiesel
  • Potência: 170 cv a 3.500 rpm
  • Torque máximo: 41,3 kgfm a 1.750 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga: 1.181 a 1.222 kg
  • Volume do compartimento de carga: 10.700 a 12.400 litros
  • PBT: 3.500 kg 

O exemplar da marca norte-americana está de volta ao Brasil. Agora montado no Uruguai, o modelo acaba de ser lançado em sua quarta geração com a variante que está entre os furgões que podem ser dirigidos com CNH B. O Transit também chega cheio de pompa, com serviços de conectividade e uma nova central de distribuição de peças da Ford que promete agilidade no pós-venda.

O motor é o 2.0 com um dos melhores torques da categoria e com trocas de óleo a cada 20 mil km. Outro destaque da linha Transit fica com os equipamentos. Sai de fábrica com controles de estabilidade, tração, e subidas, controle de tração em curvas e de estabilização de vento lateral e controle de carga adaptativo.

Ainda vem com central multimídia de série em tela de 8 polegadas, com câmera de ré, conexão Android Auto e Apple CarPlay e atualização na nuvem. As portas traseiras têm abertura 270 graus e o compartimento de carga – em duas versões de tamanho – vem com 10 ganchos para amarração.

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