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Caminhões que podem ser dirigidos com CNH B

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Tem muito veículo leve de carga que você pode guiar com habilitação para carro de passeio. Veja algumas opções

Por Fernando Miragaya

Precisa fazer aquela mudança pequena da sua casa? Fazer um bico de freteiro? Ou mesmo tem curiosidade para dirigir um caminhãozinho? O teor propaganda da “Organizações Tabajara” é só para ressaltar que é possível fazer essas coisas sem ter Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C ou D. Existem caminhões que podem ser dirigidos com CNH B.

E não são poucos. São modelos leves de carga e versões chassi-cabine, também conhecidos como VUC (veículo utilitário de carga) que se enquadram no tipo de veículo que portadores de carteira de motorista tipo B estão aptos a conduzir. Isso porque, a CNH para dirigir carro de passeio ou picape também permite conduzir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total (PBT) e capacidade para até nove pessoas.

Outro dado interessante é que muitos desses veículos leves de carga também são oferecidos por locadoras de automóveis. Desta forma, selecionamos nove caminhões que podem ser dirigidos com CNH B para você saciar sua vontade de caminhoneiro.

Hyundai HR

  • Motor: 2.5 turbodiesel
  • Potência: 130 cv a 3.800 rpm
  • Torque máximo: 26 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga (com  carroceria): 2.004 kg
  • PBT: 3.480 kg 
  • Preço: sob consulta

Um dos mais populares caminhões que podem ser dirigidos com CNH B é o modelo fabricado pela Caoa no Brasil, o primeiro a ser produzido na unidade de Anápolis (GO). Tem a melhor carga útil da categoria e vem equipado, de série, com vidros e travas elétricos, estepe anti-furto, faróis de neblina e aviso sonoro de portas abertas e não afivelamento dos cintos, além de direção com assistência hidráulica. Contudo, não oferece ar nem como opcional…

Kia Bongo

  • Motor: 2.5 turbodiesel
  • Potência: 130 cv a 3.800 rpm
  • Torque máximo: 26 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga (com carroceria): 1.530 kg
  • PBT: 3.392 kg 
  • Preços: a partir de R$ 121.990 

Outro veterano entre os veículos leves de carga que dispensam carteira de habilitação categoria C ou superior. Montado desde 2010 na fábrica da Nordex, no Uruguai, o Bongo já anotou mais de 25 mil unidades produzidas desde então. Usa o mesmo conjunto mecânico do HR, mas tem alguns equipamentos a mais, como chave tipo canivete e possibilidade de ar-condicionado na opção mais cara do catálogo. Em relação ao companheiro de grupo automotivo, perde em capacidade de carga.

Mercedes-Benz Sprinter Truck

  • Motor: 2.0 turbodiesel
  • Potência: 150 cv a 3.800 rpm
  • Torque máximo: 34,7 kgfm entre 1.500 e 2.800 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga (com carroceria): 1.567 kg
  • PBT: 3.500 kg 
  • Preço: sob consulta

Um Mercedes para chamar de seu até na hora do frete e do trabalho. A linha Sprinter Truck nas versões 315 CDI Street Longo e Extralongo estão entre os caminhões que podem ser dirigidos com CNH B. Além do motor com boa potência e generoso torque em baixos giros, o veículo vem com controle eletrônico de estabilidade, direção com assistência elétrica e pacotes que incluem ar-condicionado e até central multimídia MBUX.

Iveco Daily City Chassi

  • Motor: 2.3 turbodiesel
  • Potência: 130 cv a 3.600 rpm
  • Torque máximo: 32,6 kgfm entre 1.800 e 2.500 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga (com carroceria): 1.510 kg
  • PBT: 3.500 kg 
  • Preço: sob consulta

O caminhãozinho da linha Daily tem fama de ter um dos melhores custos/benefícios do mercado. O modelo usa motor FPT de 130 cv e tem boa capacidade de carga. Entre os equipamentos, controle de estabilidade, trio elétrico, piloto automático, computador de bordo e coluna de direção regulável. Entre os opcionais pode receber ar e central multimídia (ou som com Bluetooth).

JAC V260

  • Motor: 2.0 turbodiesel
  • Potência: 103 cv a 3.600 rpm
  • Torque máximo: 26,5 kgfm entre 1.800 e 2.400 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga (com carroceria): 1.740 kg
  • PBT: 3.200 kg 
  • Ocupantes: 3 (motorista + 2 passageiros)
  • Preço: a partir de R$ 142.990

Outro com fama de ótima relação custo/benefício e que também se enquadra nos caminhões que podem ser dirigidos com CNH B. O comercial leve da JAC é um dos poucos desta lista que vem com ar-condicionado de série. Destaque ainda para a câmera a bordo que filma percursos. Completam a lista vidros elétricos e som com entrada USB.

Volkswagen Delivery Express

  • Motor: 3.0 turbodiesel
  • Potência: 156 cv a 3.300 rpm
  • Torque máximo: 37 kgfm entre 1.300 e 2.900 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga (com carroceria): 1.335 kg
  • PBT: 3.500 kg 
  • Preço: sob consulta

Produzido pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) em Resende (RJ), o Delivery Express é o modelo mais potente desta lista, graças ao novo motor 3.0 que ainda oferece força máxima já em 1.300 rotações; O modelo chama a atenção também pelo recheio: ar-condicionado, trio-elétrico, bancos de couro sintético, rádio com Bluetooth e piloto automático são itens de série.

Fiat Ducato Chassi

  • Motor: 2.3 turbodiesel
  • Potência: 130 cv a 3.600 rpm
  • Torque máximo: 32,6 kgfm entre 1.800 e 2.500 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga (com carroceria): 1.590 kg
  • PBT: 3.500 kg 
  • Preço: a partir de R$ 188.358

O modelo da marca italiana usa o mesmo conjunto do Iveco Daily, mas leva um pouco mais de carga. Na parte de equipamentos, o Fiat Ducato chassi sai de fábrica com vidros e travas elétricos, volante com ajuste de profundidade, direção hidráulica, chave tipo canivete e computador de bordo. O pack opcional com ar-condicionado e alarme custa R$ 7.824 a mais.

Renault Master Chassi

  • Motor: 2.3 turbodiesel
  • Potência: 136 cv a 3.600 rpm
  • Torque máximo: 37 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Capacidade de carga (com carroceria): 1.760 kg
  • PBT: 3.500 kg 
  • Preço: a partir de R$ 197.800

A família de utilitários da Renault acaba de ser renovada, e já na linha 2023. O modelo foi remodelado e o motor ganhou 6 cv a mais, com promessa de 24% a mais de eficiência. Ao mesmo tempo, o Master ganhou novo quadro de instrumentos com tela de TFT de 3,5” de TFT, controle de estabilidade e sistema estabilizador de vento lateral. Entre os opcionais, ar e central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto e TV integrada.

Foton Minitruck

  • Motor: 2.8 turbodiesel
  • Potência: 110 cv a 3.600 rpm
  • Torque máximo: 29 kgfm entre 1.400 rpm e 2.600
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Capacidade de carga (com carroceria): 1.590 kg
  • PBT: 3.490 kg 
  • Preço: sob consulta

A fabricante chinesa também tem seu VUC para fechar a lista de caminhões que podem ser dirigidos com CNH B. O Foton Minitruck, como o próprio nome sugere, é um pequeno caminhão com motor Cummins e uma lista de equipamentos interessante. Estão lá ar-condicionado, vidros e travas elétricos, banco central rebatível e som com entrada USB.

*preços públicos coletados em 26 de março de 2023 e sugeridos para todo o Brasil, exceto os estados de São Paulo e Paraíba. 

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