Mercado brasileiro terá 10 novidades em SUVs no próximo ano entre novos modelos e reestilizações

Se nos últimos anos a maior parte das novidades eram relacionadas a SUVs, em 2021, a situação não muda e serão 10 novidades entre novos modelos e reestilizações. De compactos a médios, a fila deverá ser puxada pelo VW Tarek.

Novos SUVs em 2021

Entre os novos SUVs que chegarão, em 2021, importados ou com produção local estão o Volkswagen Tarek, Peugeot 2008, SUV do Fiat Argo, Jeep de 7 lugares (derivado do Compass), Toyota Corolla Cross e o Ford Bronco Sport.

Volkswagen Tarek

A Volkswagen ainda não confirmou o nome do SUV médio que produzirá na Argentina e se refere a ele como Projeto Tarek. Mas o Autos Segredos adianta que ele herdará o nome do projeto e será batizado de Tarek. Sua estreia ocorrerá ainda no primeiro trimestre de 2021.

Concorrente do Jeep Compass, o VW Tarek será fabricado na Argentina e construído a partir da plataforma MQB.

Motor

Para ficar posicionado entre o T-Cross e o Tiguan, o Tarek será equipado somente com o motor 1.4 TSI. O propulsor tem potência de 150 cv a 4.500 rpm não importando se tem etanol ou gasolina no tanque. O torque é de 25,5 kgfm a partir de 1.500 rpm. A transmissão será a automática de seis velocidades.

Peugeot 2008

Em nova geração, o Peugeot 2008 passará a ser produzido na Argentina. O SUV francês já em desenvolvimento com o codinome P24 e assim com o novo 208, ela será produzida na Argentina a partir da plataforma modular Common Modular Platform (CMP). O modelo será lançado no fim do primeiro semestre.

Motores

O novo Peugeot 2008 deverá contar com os motores 1.6 16V e 1.2 turbo Flex. As versões de acesso devem ser equipadas com o propulsor 1.6 que rende potência de 115 cv a 5.750 rpm e torque de 16,1 kgfm a 4.000 rpm abastecido com gasolina. Com etanol a potência é de 118 cv a 5.750 rpm e o torque é de 16,1 kgfm a 4.750 rpm. O motor 1.6 deverá trabalhar somente com a transmissão automática de seis marchas.

Já o motor 1.2 Turbo Flex ficará disponível para as versões topo de linha. Na Europa, o propulsor tem potência de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. A versão brasileira deverá ter potência e torque um pouco diferente por conta da tecnologia flex. Esse propulsor será ligado somente a transmissão automática de seis velocidades.

SUV do Fiat Argo (Projeto 363)

O SUV do Argo segue a mesma lógica do VW Nivus ao ser derivado diretamente de um hatch. Ainda sem nome conhecido, o novo modelo é chamado de Projeto 363, ele será construído a partir da arquitetura MP1 do hatch e assim com o SUV da VW manteve o “miolo” de Polo, o modelo italiano manterá o habitáculo de Argo, mas ganhando novas frente, traseira e painel. O inédito SUV Fiat chegará somente no segundo semestre de 2021.

Motor

O SUV Fiat terá motores 1.3 Firefly e 1.0 Turbo Firefly. O 1.3 com potência de 101 cv e torque de 13,7 kgfm com gasolina e 109 cv e torque de 14,2 kgm com etanol no tanque. O motor 1.3 será ligado aos câmbios manual de cinco velocidades e o automático do tipo CVT fornecido pela Aisin com marchas simuladas.

Nas versões mais caras, o motor será sempre o 1.0 Turbo Firefly. O propulsor 1.0 de três cilindros turbo terá potência na casa dos 130 cv e torque estimado entre 17 a 19 kgfm, lembrando que com o turbo, o motor passará a ter 12 válvulas. No caso do motor turbo, a transmissão será sempre automática do tipo CVT, também com marchas simuladas.

Jeep de 7 lugares (Projeto 598)

Também sem nome oficial conhecido, o novo Jeep de 7 de lugares será fabricado em Pernambuco e será diretamente derivado do Compass. Chamado de Projeto 598, o inédito SUV terá a mesma frente do Compass que passará por reestilização e até coluna “B” eles serão idênticos. Na parte traseira as portas serão maiores por conta do novo entre-eixos e também para facilitar o acesso aos bancos extras. A estreia do Jeep para 7 pessoas será no fim de 2021.

Motor

De acordo com nossas apurações, o Compass “esticado” manterá o motor 2.0 Turbo diesel, mas ele terá mais potência e torque. A transmissão de nove velocidades e tração 4×4 serão mantidas.

Ford Bronco Sport

Apresentado nessa semana, o novo Ford Bronco Sport ainda não foi confirmado pela Ford, mas ele chegará ao Brasil no próximo ano e será ofertado em três versões de acabamento. O SUV que também brigará com o Compass chegará importado do México.

Motor

As versões do Ford Bronco Sport que serão vendidas no Brasil serão equipadas com o motor 2.0 EcoBoost. O propulsor rende potência de 245 cv a 5.500 rpm e torque de 38 kgfm a 3.000 rpm. O motor será ligado ao câmbio automático de oito marcas com opção de trocas manuais por Paddle Shifters.

Toyota Corolla Cross

Apesar de já ter confirmado que terá um novo SUV em 2021, a Toyota não confirmou que lançará o Corolla Cross chegará ao Brasil. Mas o modelo chamado de Projeto 740B será produzido em Sorocaba (SP) a partir da mesma plataforma TNGA do sedã médio Corolla. A estreia será ainda no primeiro semestre de 2021.

Motores

O Toyota Corolla Cross terá os mesmos motores do sedã. O motor 2.0 16V VVT-iE é chamado de Dynamic Force Dual e rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT que simula dez marchas.

Já o 1.8 16V VVT-i Híbrido tem potência combinada com os dois motores elétricos de 123 cv de potência. Já o torque não foi revelado pelo fabricante. O propulsor a gasolina rende 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. A transmissão é CVT com engrenagens planetárias.

SUVs reestilizados em 2021

Além dos novos modelos e gerações, o segmento de SUVs em 2021 terá reestilizações. Nissan Kicks, Chevrolet Equinox, Renault Captur e Jeep Compass passarão pelo bisturi. Com exceção do modelo da Chevrolet, os SUVs da Nissan, Renault e Jeep terão novidades em motorização, além do retoque visual.

Jeep Compass

O Jeep Compass reestilizado deverá dar as caras no Brasil ainda no primeiro semestre de 2021. As mudanças são bem tímidas, apenas o para-choque e faróis serão levemente retocados. O mesmo acontecerá na traseira com pequenas alterações de estilo no para-choque e lanternas com novas disposições de luzes.

Mas a grande novidade do Compass 2022 estará no cofre do motor, o SUV terá novo motor 1.3 Turbo Firefly com potência aproximada de 180 cv e torque na casa dos 29 kgfm. O propulsor turbo será ligado ao câmbio CVT. O motor 2.0 Turbo diesel terá novas potência e torque, mas mantendo o câmbio de nove velocidades.

Nissan Kicks

Kicks 2021

Apresentado na Tailândia, o Nissan Kicks passará por sua primeira mudança visual no primeiro semestre de 2021. O SUV japonês terá nova dianteira com troca de faróis, capô, para-choque, grade e para-lamas.

Kicks

Motores

O Nissan Kicks 2022 manterá o motor 1.6 ligado aos câmbios manual e CVT, mas terá com novidade é a chegada do motor híbrido E-Power. Em outros mercados, o conjunto mecânico é o 1.2 de três cilindros movido a gasolina com 80 cv e 11 kgfm de torque que serve somente para ser um gerador para o motor elétrico de 130 cv que é tira o SUV da inércia. Por aqui, o motor deverá contar com tecnologia flex.

Chevrolet Equinox

No próximo ano, o Chevrolet Equinox passará por sua primeira mudança visual. o SUV médio fabricado no México ganhará na dianteira novos faróis, grade e para-choque. Na traseira para-choque e lanternas terão novidades.

Motores

Especula-se que no mercado norte-americano, o SUV deixará de ser ofertado com o motor 2.0 e sendo ofertado somente com motor 1.5 Turbo. No Brasil, o motor 2.0 já ofertado somente na versão topo de linha. Pela lógica, no próximo ano o Equinox reestilizado terá somente motor 1.5 turbo.

Renault Captur

Outro que terá retoques pontuais no visual externo é o Renault Captur. O SUV francês ganhará faróis em LED e para-choque redesenhado. O interior também ganhará mudanças com novos forros de porta e painel.

Motores

O Captur também terá novidades no cofre do motor e além do conjunto 1.6 flex e câmbio CVT, o modelo reestilizado ganhará motor 1.3 Turbo Flex e câmbio CVT. O novo motor 1.3 TCe Flex deverá ter potência de 170 cv e torque acima dos 25 kgfm. O propulsor será ligado a uma transmissão CVT.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.