Chamado de Projeto 363, o inédito SUV Fiat pega a carroceria do Argo “emprestada” e ganha frente e traseira exclusiva para receber nova identidade

Não há como prever o cronograma de lançamentos do mundo pós-covid-19, mas se tudo der certo no primeiro semestre de 2021, a Fiat terá seu sonhado SUV compacto ou SUV do Argo como o chamamos. Para tal, o fabricante seguirá à risca a receita que começou com o CAOA Chery Tiggo 2, Honda WR-V e com o futuro VW Nivus que em comum são originários de hacthes.

Quando em nossas reportagens chamamos o Projeto 363 de SUV do Argo é muito mais que uma força de expressão. O modelo não usará somente a arquitetura MP1 do hatch e irá além, ao usar o “corpo” do hatch.  

De lado, um Argo parrudo

A projeção que o Autos Segredos publica hoje deixa isso bem claro. A lateral do SUV que nascerá do Projeto 363 é 100% Argo. Para disfarçar, as caixas de rodas terão apliques mais grossos que os do Argo Trekking. Já nas caixas de ar laterais, o SUV um aplique plástico ligando com as molduras dos para-lamas. Para dar um ar mais sofisticado, há um acabamento em prata.

Outro recurso estético na lateral são molduras na parte inferior das portas que formam um só conjunto com o restante dos enxertos estéticos. De resto, os vincos e formato das portas serão os mesmos do Argo.

Para deixar, o SUV do Argo mais “parrudo”, a Fiat adotará rodas de 16 polegadas calçadas com pneus de medidas 195/60 R16.

 A suspensão traseira também foi retrabalhada para contribuir com a maior altura. Mas em termos de arranjo, os pontos de fixação na carroceria serão iguais aos do hatch. Já a dianteira, será exclusiva do Projeto 363 por conta da nova estrutura dianteira.

Visual

Com corpo de Argo, a Fiat fez alterações no cofre do motor para que a frente do SUV fique mais alta que a do hatch. A frente da projeção foi feita com base em dicas e flagras que nossa reportagem fez do SUV.

A grade seguirá boa parte do formato da nova Strada, mas sem os filetes com elementos em formato de colmeia. O logotipo será o mesmo da picape que será padrão para toda a linha. Nesse retrato falado, nos confidenciaram que as linhas rementem ao Maserati Levante. Os faróis serão iluminados por Full LED e ficam alojados na parte superior da dianteira colados ao capô.

Já na traseira, a coluna “C” permanece como a do hatch, mas na altura das lanternas, o SUV do Argo terá um aumento na lateral do porta-malas para ficar com a traseira mais pronunciada. Em função disso, a tampa traseira muda em relação ao compacto. A tampa do porta-malas continuará com a extensão da lanterna e terá ainda um enorme aerofólio instalado junto ao teto. A placa de identificação continuará ser abrigada no para-choque.

O balanço traseiro também cresceu um pouco, o que deve contribuir para que o SUV do Argo fique maior no comprimento que o hatch. Já o entre-eixos será o mesmo 2,51 metros, assim com a largura de 1,96 m.

Interior

A estrutura do painel será a mesma que a do Argo, mas receberá elementos para distanciá-los. Mas a nova central multimídia do grupo está confirmada. Com tela de sete polegadas, o sistema permitirá projeção Wireless (sem cabeamento) para Apple CarPlay e Android Auto. A marca não aboliu os comandos para sintonia do rádio e de volume, o que é um ponto positivo. A central terá tela inicial personalizável.

A nova central também permite total controle das funções do veículo e as informações do computador de bordo são mostradas em sua tela. O sistema também permite até dois telefones conectados para efetuar e receber ligações. A nova central tem tela sensível ao toque e suporte a gestos (arrastar).

Motor

O SUV Fiat terá motores 1.3 Firefly e 1.0 Turbo Firefly. O 1.3 com potência de 101 cv e torque de 13,7 kgfm com gasolina e 109 cv e torque de 14,2 kgm com etanol no tanque. O motor 1.3 será ligado aos câmbios manual de cinco velocidades e o automático do tipo CVT fornecido pela Aisin com marchas simuladas.

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Nas versões mais caras, o motor será sempre o 1.0 Turbo Firefly. O propulsor 1.0 de três cilindros turbo terá potência na casa dos 130 cv e torque estimado entre 17 a 19 kgfm, lembrando que com o turbo, o motor passará a ter 12 válvulas. No caso do motor turbo, a transmissão será sempre automática do tipo CVT, também com marchas simuladas.

Bloqueio de diferencial

Um dos diferencias do SUV Fiat deverá ser a oferta do bloqueio eletrônico de diferencial que estreou na Fiat Strada 2021. Chamado de E-Locker, ele atua junto com o controle de tração. Ao perceber que uma roda está com velocidade maior que a outra, o sistema freia a que está mais rápida e direciona o torque para a outra, para ajudar a romper o obstáculo, com um pequeno atoleiro. 

O sistema entra de forma automática ao detectar a situação, mas se condutor perceber que vai entrar num local que demande seu uso, ele pode antecipar seu funcionamento apertando uma tecla no painel.

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