É comum se ver referência ao modo “L” do câmbio automático de Onix e Onix Plus como se fosse a opção para trocas manuais, mas não é. Autos Segredos explica a função e para que serve

No próprio manual do proprietário do Onix e Onix Plus há uma explicação para que a função “L” do câmbio automático só seja usada enquanto se estiver dirigindo em um declive ou rebocando uma carga. Mas muitos ainda acreditam que a opção serve para dirigir no modo manual usando as aletas na alavanca de câmbio.

Quando selecionado, a opção “L” permite selecionar uma faixa de velocidades. Chamado de modo de seleção de marcha eletrônico (ERS), função limita a maior marcha permitida na transmissão e a velocidade do veículo enquanto estiver dirigindo em um declive ou rebocando alguma carga.

No quadro de instrumentos, ao usar o modo ERS, a marcha atual selecionada será exibida ao lado da letra L.

Como usar?

Para usar a função é necessário mudar a alavanca de câmbio para a posição L (modo manual). Pelas teclas + (mais) ou – (menos) posicionado no alto da alavanca de marcha para aumentar ou diminuir a faixa de marchas disponíveis.

Assim quando o condutor mover da posição D para a L, o câmbio trocará para uma faixa de marchas inferior predeterminada. A marcha mais alta disponível para essa faixa predeterminada será exibida ao lado do L no quadro de instrumentos.

Esse número exibido ao lado do “L” será a maior marcha na qual a transmissão será permitida de operar. Isso significa que todas as marchas abaixo desse número estão disponíveis.

Como exemplo, se o número exibido for o 3 (terceira), as marchas 1 (primeira) a 3 (terceira) são automaticamente trocadas pelo veículo. A transmissão não troca para a 4 (Quarta) até que o motorista aperte o botão de + (Mais) para selecionar uma marcha mais alta ou até que a alavanca retorne para D (Rodagem).

Caso a rotação do motor estiver muito alta, o câmbio evita a troca para uma faixa de marchas inferior. Há um breve período para desacelerar o veículo. Caso o condutor não diminua a velocidade do veículo no espaço de tempo permitido, a troca para a marcha inferior não será efetuada. De acordo com o manual do proprietário, o veículo deve ser desacelerado ainda mais, e o botão de – (Menos) pressionado até alcançar o intervalo de marcha inferior desejado.

Tenha cuidado

Mas tenha cuidado para não causar superaquecimento no câmbio. Pois dependendo do uso, o fluído da transmissão pode ficar quente causando danos ao veículo. Caso apareça a mensagem indicando que a transmissão esteja quente, o motorista deve parar o carro e deixar o motor em marcha lenta para esfriar o fluido da transmissão automática.  Ao esfriar o fluído, a mensagem será apagada.

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