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| em 7 meses ago

10 carros familiares mais baratos que um Kwid

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Confira minivans, station-wagons e SUVs que oferecem conforto e conveniência por menos de R$ 70 mil

Por Fernando Miragaya

Para quem tem dois filhos, e volta e meia tem de carregar o cunhado ou a sogra para lá e para cá, arranjar um carro espaçoso que não custe os olhos da cara é difícil. Mas é possível recorrer ao mercado de usados. Lá, existem variadas opções de carros familiares mais baratos que um Renault Kwid.

Tem os modelos raiz, como station-wagons e minivans. Mas também abrimos para utilitários esportivos espaçosos. Todos carros familiares custando até R$ 70 mil, ou seja, mais barato que o Kwid de entrada (versão Zen, em outubro de 2023).

Saiba mais sobre esses 10 carros familiares mais baratos que um Kwid.

Volkswagen SpaceCross

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – SpaceCross tem motor 1.6 de 104 cv de potência
  • Dica de ano: 2014
  • Versão: Cross
  • Preços: R$ 45 mil a R$ 50 mil
  • Motor: 1.6 8V flex
  • Potência: 104/101 cv
  • Torque: 15,6/15,4 kgfm a 2.500 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Comprimento: 4,18 m
  • Entre-eixos: 2,46 m
  • Porta-malas: 430 litros
  • Lugares: 5

Abrimos a lista dos carros familiares mais baratos que um Kwid com a perua compacta da Volkswagen. E ainda com um visual mais descolado das variantes Cross. A station-wagon argentina se vale do conhecido e robusto motor EA111, com boa força em baixos giros e câmbio com relações curtas e engates precisos. Sem falar na robustez típica da marca.

Principais equipamentos da SpaceCross: dois airbags, freios com ABS e EBD, espelho eletrocrômico, sensor de ré, ar-condicionado, trio elétrico, sensores crepuscular e de chuva, banco traseiro corrediço, rebatível e bipartido, rodas de liga leve.

Opcionais da época: som com Bluetooth, CD player e USB e ajustes do volante.

Chevrolet Zafira

  • Dica de ano: 2011
  • Versão: Expression
  • Preços: R$ 36 mil a R$ 40 mil
  • Motor: 2.0 8V flex
  • Potência: 140/133 cv
  • Torque: 19,7/18,9 kgfm a 2.600 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Comprimento: 4,33 m
  • Entre-eixos: 2,70 m
  • Porta-malas: 90/440 litros
  • Lugares: 7

O monovolume médio foi sensação nos anos 2010 pelo espaço e versatilidade, e deixou muitos fãs de carros familiares e taxistas órfãos. A Zafira esbanja conforto e mesmo os bancos extras na terceira fileira acomodam bem adultos. O motor é o conhecido Família II, e o torque pleno abaixo das 3.000 rpm garante agilidade à minivan. Só a lista de equipamentos deixa a desejar.

Principais equipamentos: dois airbags, ar-condicionado automático, trio elétrico, volante com ajustes de altura e de profundidade, chave com telecomando das portas, banco traseiro corrediço, rebatível e bipartido, rodas de liga leve.

Mitsubishi Outlander

  • Dica de ano: 2014
  • Versão: 2.0
  • Preços: R$ 63 mil a R$ 70 mil
  • Motor: 2.0 16V a gasolina
  • Potência: 160 cv
  • Torque: 20,1 kgfm a 4.200 rpm
  • Câmbio: automático CVT de sete marchas simuladas
  • Comprimento: 4,65 m
  • Entre-eixos: 2,67 m
  • Porta-malas: 715 litros
  • Lugares: 5

O crossover médio da Mitsubishi é um dos carros familiares mais baratos que um Kwid e com um agressivo custo/benefício. Tem espaço de sobra para cinco ocupantes, um porta-malas que parece um latifúndio e uma lista de equipamentos bastante generosa. O motor é o conhecido MIVEC, com comando variável na admissão. Só fique atento ao custo de manutenção do modelo.

Principais equipamentos do Outlander: seis airbags, freios com ABS e EBD, Isofix, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisores externos com aquecimento e rebatíveis eletricamente, couro, sensores crepuscular e de chuva, som com Bluetooth, tomada USB, leitor de cartão e CD player, bancos traseiros reclináveis, corrediços, rebatíveis e bipartido, rodas de liga leve, teto solar. 

Toyota Fielder

  • Dica de ano: 2008
  • Versão: XEI
  • Preços: R$ 36 mil a R$ 44 mil
  • Motor: 1.8 16V flex
  • Potência: 136 cv
  • Torque: 17,5 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Comprimento: 4,45 m
  • Entre-eixos: 2,60 m
  • Porta-malas: 411 litros
  • Lugares: 5

A station-wagon derivada do Corolla “Brad Pitt” durou pouco no mercado, mas é a dica para quem é fã da mecânica da Toyota. O motor 1.8 com comando variável já era flex no fim de vida da perua média e tem fama de manutenção simples e consumo comedido. Apesar de medir 8 cm a menos que o sedã, a Toyota Fielder garante o espaço interno agradável para cinco ocupantes. A lista de equipamentos é fraca.

Principais equipamentos: dois airbags, freios com ABS e EBD, ar-condicionado, trio elétrico, couro, som com CD player, banco traseiro rebatível e bipartido, rodas de liga leve.

Citroën Xsara Picasso

  • Dica de ano: 2011
  • Versão: Exclusive
  • Preços: R$ 24 mil a R$ 32 mil
  • Motor: 2.0 16V a gasolina
  • Potência: 138 cv
  • Torque: 20 kgfm a 4.100 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Comprimento: 4,27 m
  • Entre-eixos: 2,76 m
  • Porta-malas: 550 litros
  • Lugares: 5

A minivan de desenho ousado também surfou na onda dos monovolumes familiares do início do século. Se destaca pelo nível elevado de conforto a bordo e pelo acabamento bastante caprichado. A Xsara Picasso é desvalorizada pela má fama que a Citroën semeou por muitos anos devido ao pós-venda, mas o motor 2.0 e a caixa automática são velhos conhecidos da PSA.

Principais equipamentos: seis airbags, freios com ABS e EBD, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisores externos com aquecimento e rebatíveis eletricamente, couro, sensores crepuscular e de chuva, som com Bluetooth, tomada USB, leitor de cartão e CD player, bancos traseiros reclináveis, corrediços, rebatíveis e bipartido, rodas de liga leve, teto solar. 

Fiat Freemont

  • Dica de ano: 2014
  • Versão: Precision
  • Preços: R$ 59 mil a R$ 64 mil
  • Motor: 2.4 16V a gasolina
  • Potência: 177 cv
  • Torque: 22,4 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Comprimento: 4,88 m
  • Entre-eixos: 2,89 m
  • Porta-malas: 145/580 litros
  • Lugares: 7

O clone do Dodge Journey foi um dos primeiros frutos da FCA e vendeu a rodo no Brasil por causa do custo/benefício. Além de bem equipado, o Freemont é muito espaçoso, beneficiado pelos 2,89 m de entre-eixos, o que garante os dois bancos da terceira fila aptos para adultos. Ainda tem a vantagem de ter o motor 2.4 um pouco menos complicado que o V6 do Dodge, mas o consumo é elevado.

Principais equipamentos do Freemont: seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, freios com ABS e EBD, espelho eletrocrômico, Isofix, sensor de ré, monitoramento dos pneus, ar-condicionado automático com três zonas independentes e saídas para a segunda fila, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, retrovisores externos com aquecimento e rebatíveis eletricamente, sensor crepuscular, som com Bluetooth, entrada USB e CD player, bancos traseiros reclináveis, rebatíveis e bipartido, rodas de liga leve. 

Renault Mégane Grand Tour

  • Dica de ano: 2012
  • Versão: Dynamique
  • Preços: R$ 30 mil a R$ 36 mil
  • Motor: 1.6 16V flex
  • Potência: 115/110 cv
  • Torque: 16/15,2 kgfm a 3.750 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Comprimento: 4,50 m
  • Entre-eixos: 2,68 m
  • Porta-malas: 520 litros
  • Lugares: 5

No fim de vida, a Grand Tour

, que durou mais no Brasil que o sedã que lhe deu origem, só tinha versão única Dynamique com motor 1.6. E é esta com bom custo/benefício e manutenção mais tranquila. Afora isso, a station-wagon média da Renault feita no Paraná tem um generoso porta-malas com mais de 500 litros e bastante espaço a bordo.

Principais equipamentos: dois airbags, freios com ABS e EBD, ar-condicionado automático, trio elétrico, sensores crepuscular e de chuva, som com CD player, ajustes de profundidade e altura do volante, banco traseiro rebatível e bipartido, capô com amortecedores, rodas de liga leve. 

Kia Carnival

  • Dica de ano: 2012
  • Versão: EX
  • Preços: R$ 60 mil a R$ 69 mil
  • Motor: 3.5 V6 24V a gasolina
  • Potência: 276 cv
  • Torque: 34,2 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Comprimento: 5,13 m
  • Entre-eixos: 3,02 m
  • Porta-malas: 250/883 litros
  • Lugares: 8

Um carro para lá de familiar e mais barato que um Kwid. Mais barato e cujo entre-eixos é quase do tamanho do subcompacto da Renault. Exageros à parte, na Carnival são 8 lugares, espaço de sobra para pernas, joelhos e bagagens e nível de conforto – para a época – de carro premium. O motor V6 da família Lambda consegue mover o pesado carro, só que bebe bem.

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade e tração, câmera e sensor de ré, freios com ABS e EBD, espelho eletrocrômico, ar-condicionado automático bizona com saídas para a segunda fila, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, couro, sensores crepuscular e de chuva, central multimídia com GPS, TV digital, DVD e CD players, USB e Bluetooth, bancos traseiros reclináveis e rebatíveis, rodas de liga leve. 

Hyundai Santa Fe

  • Dica de ano: 2012
  • Versão: GLS
  • Preços: entre R$ 58 mil e R$ 65 mil
  • Motor: 2.7 V6 24V a gasolina
  • Potência e torque: 200 cv e 25,3 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas; tração integral
  • Comprimento: 4,67 m
  • Entre-eixos: 2,70 m
  • Porta-malas: 120/440 litros
  • Lugares: 7

O crossover médio em sua segunda geração é um bom carro familiar mais barato que um Kwid para quem quer um SUV espaçoso e equipado. O modelo sul-coreana oferece até 7 lugares e tem motor V6 forte, mas que cobra a conta no consumo. Se vale ainda de tração integral, porém, a calibragem suave da suspensão tem um padrão “a la EUA”.

Principais equipamentos do Santa Fe: seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios com ABS e EBD, espelho eletrocrômico, ar-condicionado automático bizona com saídas para a segunda fila, bancos dianteiros com ajustes elétricos, chave presencial, retrovisores externos com aquecimento, couro, sensores crepuscular e de chuva, som com tomada USB e CD player, bancos traseiros reclináveis, rebatíveis e bipartido, capô com amortecedores, rodas de liga leve, teto solar. 

Chrysler Town & Country

  • Dica de ano: 2009
  • Versão: Limited
  • Preços: R$ 56 mil a R$ 65 mil
  • Motor: 3.8 V6 24V a gasolina
  • Potência: 193 cv
  • Torque: 31,1 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Comprimento: 5,14 m
  • Entre-eixos: 3,07 m
  • Porta-malas: 200/600 litros
  • Lugares: 7

Essa minivan consegue ser maior e mais completa que a Carnival já citada. A Town & Country foi vendida aqui de 2008 a 2015 como substituta da Grand Caravan e hoje é um carro familiar bem mais barato que um Kwid. Tem espaço de sobra e mimos como tela para os passageiros de trás e tampa traseira motorizada. O V6 dá mais do que conta de mover as mais de 2 toneladas do modelo, mas cobra o preço no posto. Outra que merece atenção redobrada ao estado de conservação. 

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, tração e de subidas, câmera e sensores de ré, freios com ABS e EBD, espelho eletrocrômico, faróis de xenônio, monitoramento dos pneus, ar-condicionado automático com três zonas saídas para a segunda e terceira filas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, tampa do porta-malas motorizada, retrovisores externos com aquecimento e rebatíveis eletricamente, couro, sensores crepuscular e de chuva, som com entradas USB e HDMI, Bluetooth e DVD/CD player, tela de entretenimento traseira, couro, bancos traseiros reclináveis, rebatíveis e bipartido, rodas de liga leve. 

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Redação

Redator do Autos Segredos.