Exclusivo: Ram 1200 é flagrada com carroceria final

581

Em furo mundial, leitor Luis Menezes Jr. flagra a picape monobloco Ram 1200 com sua carroceria definitiva. Até então, a Toro era usada como mula para testes

Antecipada com exclusividade pelo Autos Segredos em março de 2021, a picape monobloco da Ram aparece em testes com carroceria final. Chamada internamente de Projeto 291, o modelo foi surpreendido pelo leitor Luis Menezes Jr. em testes pelo interior de São Paulo. 

A estreia da Ram 1200 monobloco ocorrerá no fim de 2023. Ela será o quinto produto da fábrica da Stellantis em Pernambuco.

VEJA TAMBÉM:

O protótipo da Ram 1200 estava acompanhada de uma Toro e ficou nítido seu maior porte. Boatos indicavam que ela seria menor, mas como o Autos Segredos já tinha cravado em furo mundial no ano passado, ela terá porte para brigar com picapes médias como a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux. 

O flagra do Luis mostra que a picape monobloco da Ram é bem mais larga e mais alta que a Fiat Toro. Infelizmente, Luis não teve como registrar imagens da frente da Ram 1200, mas ele relata que a frente era bem quadrada e grade remete aos modelos da marca do carneiro. 

Até então, os testes em Minas Gerais e Pernambuco eram realizados usando a Fiat Toro como mula. Até o novo sedã da Citroën flagrado em testes pelo Autos Segredos chegou a ser confundido por outras mídias como mula da picape.

Neste mês a fábrica da Stellantis em Pernambuco montará uma centenas de protótipos da picape para iniciar testes mais intensos. O Autos Segredos ficará a postos para tentar registrar todos os detalhes da inédita picape Ram monobloco.

Motores

A Ram 1200 monobloco terá duas opções inéditas de motorização: um 2.0 Turbo movido a gasolina, tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas. Por enquanto, o propulsor ainda é a gasolina, mas ele deverá ter sua versão com tecnologia flex. A potência estimada é de cerca de 260 cavalos. 

A outra opção de motorização da picape Ram monobloco (Projeto 291) será o 2.2 Multijet II Turbo diesel. A potência é de 203 cv a 3.500 rpm e o torque é de 44,9 kgfm a 2.500 rpm. O motor será ligado ao câmbio automático de nove velocidades. Já a tração será a 4×4.

Em termos visuais, a Ram 1200, ou Projeto 291, terá desenho inspirado na 1500. A tampa traseira da caçamba também poderá ter abertura como na irmã, com a convencional com a tampa descendo para baixo ou abrindo em duas portas como na Toro. 

No entanto, apesar de mais moderna que o Commander, a picape do Projeto 291 compartilhará com o SUV sistema de freios, direção, parte das arquiteturas eletrônica e de segurança, entre outros itens. 

Small Wide 4×4

A arquitetura da nova picape Ram é a mesma Small Wide 4×4 usado pelo demais produtos pernambucanos da Stellantis. Mas, a exemplo do SUV Jeep de sete lugares, a picape que nascerá do Projeto 291 usa arquitetura ampliada em largura e comprimento. A nova picape fará uso da plataforma redimensionada para ter porte de picape média.

A largura do modelo que nascerá do Projeto 291 deverá ficar próximo aos 1,85 metros do Commander. Já em relação ao comprimento e entre-eixos, apuramos que serão maiores do que as da Fiat Toro. 

Em termos de peso, pelo fato de não ser montada sobre chassis, a picape Ram terá valores próximos aos do Jeep Commander. Por isso ela compartilhará o mesmo sistema de freios, por exemplo. Aliás, a 1200 terá freios a disco nas quatro rodas.

Autos Segredos no YouTube:

Uma volta no V8 mais barato do Brasil:

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.