InícioMarcasCitroënProjeto CC22 dará origem ao sedã compacto da Citroën para o Brasil

Projeto CC22 dará origem ao sedã compacto da Citroën para o Brasil

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Stellantis já testa em Minas Gerais o Projeto CC22, que dará origem ao sedã da marca francesa que brigará com Onix, HB20S, Cronos

Depois de alguns atrasos, o novo Citroën C3 será lançado no dia 30 de agosto. Com o hatch pronto, a engenharia da Stellantis coloca nas ruas o segundo modelo do Projeto C-Cubed. Por ora chamado de Projeto CC22, o sedã começará a ser produzido entre o fim de 2023 e o início de 2024 na fábrica de Porto Real (RJ).

VEJA TAMBÉM:

O leitor Gabriel Mendes flagrou um protótipo do Projeto CC22 circulando perto de Betim (MG) semanas atrás.

Protótipo do Projeto CC22 que dará origem a inédito sedã da Citroën para o Brasil
Foto | Gabriel Mendes – Chamado de Projeto CC22, novo sedã da Citroën será produzido em Porto Real (RJ)

Ainda bem encaixotado, pouco se vê de suas linhas. No entanto, o protótipo do CC22 indica que a estreia da Citroën no segmento de sedãs compactos será em grande estilo.

O modelo aparenta ter dimensões que o deixam mais próximos de modelos médios. Mesmo assim, o posicionamento em preço será para brigar com compactos como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Volkswagen Virtus.

Antes chamado de Smart Car, e agora mais recente de C-Cubed, o projeto contempla um hatch (CC21/novo C3), um sedã (CC22) e um SUV cupê de 7 lugares (CC24).

A plataforma modular CMP permite a fabricação de modelos de diferentes tamanhos. O sedã CC22 e o SUV CC24 serão os maiores modelos da arquitetura no Brasil.

Ainda sem nome definido, o sedã chegou a ser tratado por fornecedores como novo C-Elysée.

O protótipo flagrado ostenta rodas de cinco furos e freios a disco nas quatro rodas. Se o C3 será o carro de combate da Citroën, o sedã dá pistas de que será mais refinado.

No quesito segurança, o sedã do Projeto CC22 virá com seis airbags de série e os obrigatórios freios ABS, controles de tração e estabilidade. Mas a marca também poderá oferecer outros itens de auxílio à condução, como alerta de mudança de faixa, alerta de ponto cego, entre outros.

Motores do novo sedã da Citroën

O novo sedã da Citroën que nascerá do Projeto CC22 deverá ser o primeiro modelo francês a contar com motor 1.0 Turbo Flex 200. Além dele, o três volumes terá o 1.3 Firefly em versões de entrada.

O motor 1.3 Firefly manterá a potência de 98 cv a 6.250 rpm e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm quando abastecido com gasolina. Já com etanol, a potência é de 107 cv a 6.250 rpm e torque de 13,4 kgfm a 4.000 rpm. Ele poderá ser associado ao câmbio manual de cinco velocidades e a automática CVT, que simula sete marchas virtuais.

Já o motor 1.0 Turbo Flex rende 125 cv de potência a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.700 rpm com gasolina no tanque. Abastecido com etanol, a potência de 130 cv a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.700 rpm. O motor turbo é ligado somente a transmissão CVT com sete marchas virtuais.

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