InícioMercadoBioetanol é a nova aposta da Nissan para geração de energia para...

Bioetanol é a nova aposta da Nissan para geração de energia para carros elétricos

- publicidade -
- publicidade -

Na onda da mobilidade verde, a Nissan anunciou o desenvolvimento de um sistema estacionário movido a bioetanol capaz de gerar energia com alta eficiência para motores elétricos.

Os testes foram iniciados na fábrica da Nissan em Tochigi, no Japão, para aumentar a capacidade de geração de energia com a meta de cobrir a totalidade das operações a partir de 2030.

Em 2016, a Nissan se tornou a pioneira na criação de um sistema de propulsão veicular movido por uma célula de combustível de óxido sólido (SOFC) alimentada por bioetanol. O modelo foi apresentado e iniciou seus testes no Brasil em um trabalho conjunto das equipes de engenharia da Nissan no país e da matriz, no Japão.

Agora, a Nissan está demonstrando o prosseguimento e ampliação da sua experiência no desenvolvimento da tecnologia SOFC em sistemas estacionários de geração de energia, reforçando o potencial desse sistema para diferentes usos.

VEJA TAMBÉM

Bioetanol da Nissan será feito a base de plantas

O novo sistema da Nissan será alimentado por bioetanol produzido a partir de sorgo, uma planta rasteira cujo caule é utilizado como matéria-prima para a produção de etanol, o grão como alimento e os resíduos de caule como biomassa para geração de energia.

O bioetanol de sorgo, será desenvolvido em conjunto com a Binex Inc., empresa que vai fornecer o combustível, a partir de 2025.

Um biocombustível pode emitir CO₂?

Biocombustível

Depende! No caso da Nissan, o bioetanol de sorgo emite CO₂ durante a geração de energia pelo sistema SOFC. Porém, este poluente é absorvido da atmosfera durante o processo de cultivo do sorgo, contribuindo para fechar um ciclo de carbono neutro em que a emissão de CO₂ é reduzida a zero de forma efetiva.

Este biocombustível contribui com o compromisso da Nissan em atingir a neutralidade de carbono em todas as suas atividades e no ciclo de vida de seus produtos até 2050. A meta é eletrificar 100% dos equipamentos de produção, por meio da introdução de novas tecnologias e a redução do uso de energia.

Para atingir a neutralidade de carbono nos centros de produção, toda a eletricidade usada será gerada a partir de fontes de energia renováveis ou a partir de células de combustível sustentáveis instaladas dentro das fábricas.

O vice-presidente corporativo da Nissan responsável pelo Desenvolvimento e Engenharia de Produção de Motorizações, Kazuhiko Murata, afirma que

“Estão acontecendo grandes mudanças na transição dos motores de combustão interna para os veículos elétricos. A Nissan está assumindo uma série de desafios de desenvolvimento tecnológico em novas áreas e a geração de energia a partir da tecnologia SOFC é uma das nossas forças. Vamos continuar contribuindo para a promoção da eletrificação e trabalhando com foco na neutralidade de carbono com as tecnologias inovadoras e exclusivas da Nissan”

Foto destacada l Nissan / Divulgação

Você conhece o canal do Autos Segredos no Youtube?

Confira tudo sobre o novo Chery Tiggo 7 Sport

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -