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Após disparada de preços, Cybertruck dá lucro alto aos revendedores e desagrada Elon Musk

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Com atraso e pouca oferta, Elon Musk viu o preço de seu carro elétrico Tesla Cybertruck disparar, já que alguns motoristas estavam dispostos a pagar um valor exorbitante para evitar filas e aproveitar a novidade.

Porém, o aumento durou pouco. Segundo o site de notícias norte americano Auto Blog, dois modelos de Tesla Cybertruck trocaram de mãos por menos de US$ 200 mil (R$ 994 mil) em um leilão exclusivo para revendedores.

O presidente e fundador do atacadista Give Me The VIN, John Clay Wolfe, afirma ter comprado um Cybertruck antigo por US$ 210 mil (R$ 1,05 milhão) e o vendeu por US$ 244 mil (R$ 1,21 milhão) em fevereiro de 2024 – isso é cerca de US$ 135 mil (R$ 670 mil) acima do preço sugerido pela marca de Elon Musk.

“Tenho certeza de que Elon Musk ficará chateado, mas pelo menos estabelecemos um padrão alto para o valor de seus produtos”, comentou Wolfe após a venda. Ele provavelmente esperava repetir esse sucesso vendendo mais dois caminhões em março de 2024.

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Porém, não foi o que aconteceu. De acordo com o jornal comercial do setor Automotive News, um dos elétricos de Elon Musk foi vendido por US$ 195,5 mil (R$ 971 mil), enquanto o outro rendeu US$ 189 mil (R$ 938 mil). Clay acrescentou que outro comerciante vendeu um Cybertruck por US$ 191 mil (R$ 949 mil) durante o mesmo leilão.

Embora esses números representem um aumento significativo em relação ao preço base do veículo, que gira em torno de US$ 100 mil (R$ 500 mil), eles também representam uma grande queda em um curto espaço de tempo.

“Tivemos uma correção de uma semana porque as pessoas correram para ser as primeiras. Não tenho certeza de onde isso vai parar, mas ajustamos todas as ofertas do Give Me The VIN no Tesla Cybertucks com base no mercado atual”, disse Wolfe. “É um mercado aberto”, afirma revendedor.

Elon Musk não quer perder lucro para revendedores

A demanda pelo Tesla Cybertruck provavelmente continuará a superar a oferta no futuro próximo, mas o mercado não está tão aberto quanto Clay afirma.

No acordo de vendas que os compradores assinam, a Tesla estipula que os proprietários que venderem o seu veículo no prazo de 12 meses após a entrega podem enfrentar uma multa de US$ 50 mil (aproximadamente, R$ 250 mil) ou mais, dependendo de quanto receberem por isso.

Existem algumas exceções a esta cláusula, como o que o Automotive News descreve como “circunstâncias imprevistas”, mas mesmo assim limita o número de modelos usados ​​de Cybertruck disponíveis e promete uma recompensa potencialmente grande para os proprietários corajosos o suficiente para quebrar o acordo.

Foto destacada l Tesla/Divulgação

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