Veja os modelos elétricos da famosa marca estadunidense que devem chegar ao nosso mercado de forma oficial
Por Fernando Miragaya
A Tesla já prepara sua chegada de forma oficial na América do Sul. Em breve, a famosa marca de carros elétricos de Elon Musk vai consolidar um escritório no Chile, mas a chegada de uma operação própria no Brasil é dada como certa.
A previsão é que a Tesla comece oficialmente suas atividades no mercado brasileiro até o fim de 2024. Hoje, é possível comprar carros da fabricante norte-americana em importadoras especializadas independentes, mas a representação própria por aqui implica em pós-venda e showrooms, além da cobertura de fábrica.
Veja agora quais carros a Tesla deve vender no Brasil de forma oficial, em breve.
Tesla Model 3
Provavelmente será o carro mais barato da Tesla a ser vendido aqui. Hoje, com importadores, o sedã tem preços entre R$ 400 mil e R$ 500 mil. Já chegará ao Brasil oficialmente com a reestilização de meia-vida e maior alcance das baterias – e, claro,com o pacote de itens de auxílio à condução Auto Pilot.
No design, mudanças discretas. Para-choque com linhas mais limpas na frente e traseira com lanternas em forma de “C” e só o nome da marca estampado – a logomarca “T” saiu fora. Na cabine, novo revestimento nas portas, vidros acústicos, novo sistema de som com 17 alto-falantes e bancos dianteiros com ventilação.
O modelo com tração e motor traseiros mantém a potência de 287 cv, mas a autonomia foi melhorada: de 491 km para 512 km, no ciclo europeu WLTP. As variantes Long Range, com dois motores elétricos, potência combinada de 350 cv e tração integral passou de 602 km para 629 km.
Tem ainda a versão Performance, também com motorização dupla e tração nas quatro rodas. Com 456 cv e 0 a 100 km/h em pouco mais de 3 segundos, o alcance é de 531 km. Esta ainda pode receber partes da carroceria feitas de fibra de carbono.
Tesla Model Y
Em 2022, em reunião com acionistas, tio Elon cantou a pedra: o Model Y seria o carro mais vendido da marca em breve. Dito e feito – e também de quem tem o poder de direcionar produção e posicionamento -, o crossover começou o ano não só como o Tesla mais comercializado, como o veículo de passeio mais negociado do mundo.
No primeiro quadrimestre de 2023, o Model Y anotou mais de 267 mil unidades. Superou o carro de passeio best-seller, queridinho e a combustão, o Toyota Corolla. Verdade que a liderança vem às custas de cortes radicais nos preços do modelo, que chegaram a 20% só este ano.
Enfim, o Tesla mais popular é outro carro que será vendido no Brasil após uma atualização recente. O SUV elétrico foi apresentado na China com novas rodas diamantadas escurecidas e mudanças pontuais no habitáculo, com direito a uma nova faixa de iluminação de LEDs no painel com mais de 180 cores (!!!) – para quê, Deus?
O Model Y é feito em três versões diferentes. A mais básica usa motor traseiro, cumpre o 0-100 km/h em 6,6 segundos e tem alcance de 418 km. No desempenho, a Long Range faz o mesmo em 4,8 segundos e percorre 531 km com uma carga completa.
Na performance, atinge-se os 100 km/h a partir do zero em 3,5 segundos e se tem autonomia de 490 km. Todos os dados de alcance são baseados no ciclo EPA, dos Estados Unidos.
Um detalhe sobre o Model Y é que a agência de segurança viária estadunidense, que atende pela sigla NHTSA, abriu investigação que envolve volantes que teriam se soltado sozinhos do crossover.
Tesla Model X
A mesma NHTSA revelou recentemente um recall que envolve quase 55 mil unidades do outro SUV da Tesla. O chamado diz respeito a uma falha no sistema de frenagem – a central eletrônica não detecta fluido de freio baixo e não exibe qualquer advertência – nos Model X feitos entre 2021 e 2023.
Por aqui, o Model X será um carro da Tesla que chegará com toda a pompa. Com portas traseiras com abertura tipo asa de gaivota, 5 metros de comprimento e quase 3 metros de entre-eixos, é considerado o SUV mais potente do mundo.
Em sua versão mais braba, são 1.034 cv de potência que permitem o 0 a 100 km/h em pouco mais de 2,5 segundos. A autonomia fica em 353 km. A opção “mansa” gera quase 680 cv, tem desempenho da inércia até os 100 km/h em 3,8 segundos e alcance de 560 km com uma carga completa das baterias.
Detalhe é que 15 minutos em carregadores rápidos garantem cerca de 280 km de alcance. Entre os mimos do Model X, tela multimídia também para os bancos traseiros com plataforma de jogos e sistema de som 22 alto-falantes e 960 watts de potência.
Tesla Model S
Chegamos ao carro mais divertido da Tesla que será vendido no Brasil. O Model S em sua versão Plaid é considerado o veículo de produção mais rápido do mundo. Isso porque os quatro motores e 1.034 cv de potência combinada fazem esse sedã cupê sair do zero e marcar 100 km/h no velocímetro em 2,49 segundos.
Apesar de toda essa força, com direito a uma velocidade máxima de 321 km/h, o Model S tem boa autonomia. Segundo o ciclo norte-americano EPA, são 637 km, uma das melhores da linha de carros que a Tesla deve vender no Brasil a partir de 2024.
Na variante de entrada do Model S, a diversão continua, só que discretamente mais “devagar”. Com 680 cv, são necessários mais de 3 segundos para cumprir o 0-100 km/h. O alcance com uma carga completa de bateria fica em ótimos 651 km.
Entre os destaques do Model S, acabamento interno com partes de madeira, manche – não volante ao estilo, é um manche mesmo -, multimídia com função Cinema e som com 22 alto-falantes. Ainda tem a função “largada”, que leva 20 segundos para pré-aquecer as baterias até a temperatura ideal para se arrancar com força.
Com tanta vontade e tecnologia, esse deverá ser o carro da Tesla mais caro a ser vendido no Brasil. Não espere por nada abaixo do R$ 1,3 milhão.
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