SUV de entrada estava cotado para ser feito em Betim (MG), mas grupo optou pela troca de unidade fabril
A Stellantis anunciou em março um investimento de R$ 30 bilhões no Brasil. Do total, R$ 14 bi serão aportados em Betim (MG) e R$ 13 bi na fábrica de Goiana (PE). Faltava saber o destino dos outros R$ 3 bi, mas em apuração exclusiva do Autos Segredos, descobrimos que parte dos investimentos restantes serão usados em Porto Real (RJ) para a produção do Jeep Avenger.
O Autos Segredos participou da coletiva com o Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, durante a entrevista, o colega Leonardo Lara, da Bloomberg News, perguntou se o restante, por dedução, seria investido em Porto Real (RJ), Cappellano despistou, dizendo que a conta não era tão simples.
De fato, os R$ 3 bi restantes podem não ser empenhados em sua totalidade na fábrica de Porto Real (RJ), mas além do investimento para produzir o Jeep Avenger localmente, parte do investimento também será usado para o desenvolvimento da linha Citroën com sistemas híbridos.
Já o colega Thiago Ventura, do Carro Esporte Clube, perguntou para o Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, o que ele achava do Jeep Avenger.
“Eu gosto do Avenger também, eu acho que é um projeto interessante e que poderia ser um projeto interessante para Jeep na América Latina. Acho que é algo que a gente vai olhar com muita atenção”, afirmou o executivo.
Apesar da tentativa de Cappellano despistar sobre o futuro do Jeep Avenger, o martelo já está batido para a fabricação do SUV em Porto Real (RJ). Internamente, o Avenger é chamado de Projeto 516 ou JJ (Jeep Junior).
O Autos Segredos apurou que a Stellantis pretende lançar o Jeep Avenger no Brasil em meados de 2026. Sua produção deverá se iniciar no fim do primeiro semestre de 2026.
Em planos iniciais, o Jeep Avenger tinha previsão de ser fabricado em Betim (MG) ao lado da nova geração do Fiat Argo (Projeto 328/F1H/Argo Next Gen), a nacionalização do Jeep foi antecipada pelo Autos Segredos em maio de 2023. Diga-se de passagem, o projeto nunca chegou a ser cancelado, a única mudança de fato é a troca de unidade fabril para sua produção.
Como é o Jeep Avenger?
O Avenger é o primeiro Jeep a ser produzido a partir da plataforma CMP da antiga PSA.
Se a base é francesa, suas linhas ainda remetem à origem americana da Jeep. Seu desenho é mais quadradinho, lembrando um pouco o Renegade.
A frente tem faróis horizontais como no Compass e a grade mantém o desenho de sete fendas também em sintonia com o irmão. O para-choque mescla a parte superior seguindo a cor da carroceria e a parte inferior em preto.
A entrada de ar inferior é enorme e conta malha em formato de colmeia.
De lado, o Jeep Avenger tem molduras arredondadas nas caixas de roda que se estendem pela parte inferior das portas. O aplique em preto contorna todo o carro.
Um leve vinco na altura da maçaneta dianteira começa no para-lama dianteiro terminando na lanterna traseira. A maçaneta das portas traseiras fica na coluna da porta.
Na traseira, as lanternas são horizontais com elementos internos semelhantes aos usados na última reestilização do Renegade. A tampa traseira abriga a placa de identificação.
Por dentro, o SUV tem quadro de instrumentos digital e uma central multimídia flutuante com formato horizontal. Na parte central do painel há saídas de ar que ocupam quase todo o conjunto. O volante é multifuncional e tem desenho exclusivo.
O Jeep Avenger tem 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para 380 litros.
Motor do Jeep Avenger
O Jeep Avenger brasileiro deverá ter somente o sistema Bio-Hybrid composto pelo motor 1.0 Turbo Flex T220 associado a um elétrico de 100V – 150V com potência de 20 – 40 kW e a bateria com capacidade para 1-2 kW. O conjunto será ligado ao câmbio CVT. Ele será um híbrido convencional, plug-in só para modelos acima.
Por enquanto, versões 100% a combustão estão descartadas.
Foto principal | Jeep/Divulgação
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Confira nossa primeira volta com o Jeep Commander BlackHawk 2025: