Picape produzida na Argentina é responsável por 70% das vendas do importador norte-americano
No acumulado de janeiro a novembro, a Ford emplacou 25.394 modelos no mercado brasileiro. Depois de fechar suas fábricas no Brasil, a marca se posiciona como premium, mas 70,5% de suas vendas são da Ranger. Se incluirmos ainda as 2.420 unidades do Transit, 80% das vendas da marca são de modelos comerciais.
No segmento premium, especificamente, a marca soma 5.072 unidades até novembro de 2023. Nessa conta estão incluídos os números de vendas da F-150, que emplacou 939 unidades, e da Maverick, que registrou 1.499 licenciamentos.
Nesse cenário, a Ford fica na quarta colocação entre as premium. A BMW é a líder, com 13.360 emplacamentos, a Volvo ocupa a segunda colocação provisória com 7.119 modelos vendidos e a Audi aparece na terceira posição com 5.625 unidades comercializadas.
Mas, ao retirar os números de vendas das duas picapes acima mencionadas, as vendas da Ford no segmento premium se limitam a apenas 2.634 unidades, o que a deixaria na quinta posição abaixo da Mercedes-Benz, que emplacou, de janeiro a novembro, 5.042 modelos.
Considerando apenas os automóveis, o Ford Territory é o modelo mais emplacado da marca com 1.125 unidades. Já as vendas do Ford Bronco somam 1.017 emplacamentos. Por fim, o Mustang tem até novembro de 2023, teve 334 licenciamentos.
Vendas da Ford em 2023
Confira quais são os modelos mais vendidos do importador americano:
MODELOS FORD | NÚMEROS DE VENDAS |
Ranger | 17.902 |
Transit | 2.420 |
Maverick | 1.499 |
Territory | 1.125 |
Bronco | 1.017 |
F-150 | 939 |
Mustang | 334 |
Outros (modelos não identificados na Fenabrave) | 158 |
Total: 25.394 |
No geral, graças a dois produtos fabricados no Mercosul, a Ford figura entre as 13 marcas mais vendidas do mercado brasileiro no acumulado de 2023.
Javier Milei e Ford na Argentina
Em discursos de campanha, o presidente argentino Javier Milei, falava em acabar com o Mercosul, no entanto, eleito, o cenário é outro e seria muito difícil de fato ele encerrar com o acordo. Mas caso haja uma reviravolta e os planos iniciais forem mantidos, a Ford terá um abacaxi enorme para descascar, afinal, a Ranger feita por lá é que mantém a operação brasileira.
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos